29 de março de 2025

ORGULHO, PAIXÃO e FIDELIDADE

 

Tenho orgulho de ser vascaíno desde os sete anos de idade. Dizer que tenho paixão seria exagero, mas quanto à fidelidade não há dúvida.

Ontem, sexta-feira, dia  28/03/2025, os cruzmaltinos comemoramos 100 anos da compra do terreno de São Januário, no qual está localizado o estádio do Gigante da Colina, expandido para além do bairro Vasco da Gama.

No dia 28 de março de 1925, o Vasco assinou uma escritura de compromisso de compra e venda de um terreno de 65.445 m² em São Cristóvão da Sociedade Anonyma Lameiro no valor de 609:895$000 (seiscentos e nove contos e oitocentos e noventa e cinco mil réis) frutos de arrecadação popular. Feito isso, foram arrecadados mais aproximadamente 2.000:000$000 (dois mil contos de réis) para poder construir o estádio.

O Estádio de São Januário foi inaugurado em 21 de abril de 1927 e foi, inclusive, o maior estádio do Brasil e da América do Sul até a inauguração do Estádio Centenário, no Uruguai, para a Copa do Mundo de 1930. 

Em 27 de abril de 1940, foi inaugurado o Estádio do Pacaembu, maior do que São Januário, mas se tratava, como ainda hoje, de um estádio público municipal.

O estádio do "Expresso da Vitória", era palco de manifestações cívicas, esportivas e culturais.


Fachada em 1927

Interior do estádio em 1927
Uma das principais atrações em São Januário, ocorria quando o maestro Heitor Villa-Lobos regia um coral orfeônico com mais de 40 mil vozes de crianças e jovens estudantes das escolas do Rio de Janeiro.


O Estádio de São Januário, sediou desfiles de escolas de samba em 1942, 1943 e 1945. O evento foi uma parceria entre as escolas de samba e o Vasco. 

Há 80 anos, em 1945, o Rio de Janeiro celebrava um carnaval totalmente diferente de todos os outros de sua história. Em meio à Segunda Guerra Mundial, o gramado de São Januário trocou os craques por passistas, foliões e alegorias e viu a Portela ser coroada pentacampeã do carnaval.

Ala das baianas
A escola de samba Portela foi campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 1945, no desfile realizado em São Januário. O enredo foi "Brasil Glorioso", elaborado pela Liga da Defesa Nacional. O samba foi de Boaventura dos Santos, o Ventura. 

Samba-enredo da Portela em 1945

autor: Ventura

Ó meu Brasil glorioso

És belo, és forte, um colosso

É rico pela natureza

Eu nunca vi tanta beleza

Foi denominado terra de Santa Cruz

Ó pátria amada, terra adorada, terra de luz

Nessas mal traçadas rimas

Quero homenagear

Este meu torrão natal

És rico, és belo, és forte

E por isso és varonil

Ó pátria amada, terra adorada, viva o Brasil

São Januário foi o local escolhido por Vargas para assinar leis que beneficiavam os trabalhadores brasileiros. Assim, por exemplo, em 1.º de maio de 1940, assinou o decreto-lei que criava o salário mínimo e no ano seguinte, no Dia do Trabalhador, instaurou oficialmente o funcionamento da Justiça do Trabalho.

1 º de maio de 1940



Getúlio e demais autoridades


No sítio cujo link de acesso  está a seguir, tem matéria completa e fotos ilustrativas dos eventos citados.

https://www.netvasco.com.br/n/248873/ha-80-anos-getulio-vargas-assinava-em-sao-januario-o-decreto-de-criacao-do-salario-minimo


ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: não publicamos comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo comentado.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

Em 21 de abril de 1927, o Vasco da Gama inaugurava o Estádio de São Januário, então o maior palco esportivo das Américas. O estádio foi construído em dez meses, e com dinheiro arrecadado através da 'Campanha dos dez mil' que recebia donativos de torcedores de toda a cidade.

Jorge Carrano disse...

Como poderia deixar de ser torcedor do Vasco, na década de 1940, quando seu time era praticamente a seleção nacional.
E conseguia feitos como vencer o famoso Arsenal, da Inglaterra, então tido e havido como dos melhores do mundo.
Ficha Técnica
VASCO DA GAMA 1 X 0 ARSENAL-ING
São Januário, quarta-feira, 29 de maio de 1949.
Horário: 21 horas (1º tempo: 21h05min; 2º tempo: 22h06min.)
Renda: CR$ 1.146.500,00
Público: 45.000 pagantes (aproximadamente)
Árbitro: Cyril John Barrick
Auxiliares: Mário Vianna e Alberto da Gama Malcher
Gol: Nestor aos 33' do 2º tempo.
VASCO: Barbosa, Augusto, Sampaio; Ely, Danilo, Jorge; Nestor, Maneca, Ademir, Ipojucan (Heleno 14'/2ºT) e Tuta (Mário 14'/2ºT). Técnico: Flavio Costa.

Esse time era sensacional. Inesquecível.

Jorge Carrano disse...

Entretanto, atualmente, o Vasco não tem elenco, não tem time base. Estamos no intervalo do jogo contra o Santos, pela primeira rodada do brasileirão de 2025, perdendo de 0 X 1, jogando muito mal.
Será, pelo visto, outro ano de muito sofrimento.

RIVA disse...

Desconhecia toda essa história sobre o Estádio de São Januário.
Fui no Dr Google saber o porque do nome : era a Rua São Januário.

E por que São Januário ? Deve-se ao morro de mesmo nome e onde está a matriz de São Januário e Santo Agostinho.

PS : o Vasco virou e ganhou de 2x1

Jorge Carrano disse...

É verdade, o Vasco virou e ganhou o jogo por 2x1.
Já que mencionei este jogo de ontem, relembro que foi este mesmo confronto, em 1927, que inaugurou o Estádio de São Januário.
E Pelé, consagrado com a camisa santista, era torcedor do Vasco da Gama na infância, antes de se profissionalizar.

RIVA disse...

Um comentário saudosista ...... assim como o Campeonato Carioca já foi o evento mais importante da minha vida de torcedor, também os grandes clássicos do nosso futebol o eram, e posso citar os que mais me impressionavam há algumas décadas :
Vasco x Santos era um deles ... grandes jogos, inclusive do Gol 1000 do Pelé
Flu x Palmeiras - época do Ademir da Guia !
Flu x Corinthians
Botafogo x Santos - fui 2x ao Maracanã só para ver os craques jogando
Nenhum do ATM ......

Grandes jogos pelo famoso torneio Rio-São Paulo, com muitos grandes jogadores.