TEMPERATURAS DESÉRTICAS
O calor, vamos combinar, anda insuportável.
Agora imagina residir no Vale da Morte, na Califórnia, lugar habitado mais quente do planeta. Lá podem ocorrer temperaturas acima dos 55 º.
Já alcançou a marca histórica de 56,7ºC.
O Vale da Morte é um vale desértico localizado no leste da Califórnia, ao norte do deserto de Mojave. É um dos lugares mais quentes do mundo no auge do verão, juntamente com os desertos no Oriente Médio.
Aqui no Rio, e região metropolitana, o calor continua, et pour cause, deveremos ter temporais em 3 dias na última semana do mês. Devemos nos precaver.
RELÓGIO DA GLÓRIA
Um dos símbolos mais emblemáticos do bairro da Glória, na Zona Sul carioca, o Relógio da Glória passará por uma reforma completa a partir da próxima segunda-feira. A intervenção, realizada pela Secretaria Municipal de Conservação, tem como objetivo garantir a preservação e o bom funcionamento deste monumento histórico, que está prestes a completar 120 anos.
JOGOS PAN-AMERICANOS DE 2032
Rio e Niterói sediarão, em parceria, os Jogos Pan-Americanos 2031.
Se eu sobreviver, estarei com 91 anos de idade.
MIADO NA JUSTIÇA
Uma clínica veterinária está enfrentando um processo inusitado: é acusada de maus-tratos a uma gata durante cirurgia. O detalhe curioso? A própria felina foi aceita como coautora da ação. O juiz responsável pelo caso destacou que os animais podem ser considerados sujeitos de direitos, podendo, portanto, integrar o polo ativo de uma ação judicial. Resta saber se a defesa da clínica conseguirá "desenrolar esse novelo", e se o despacho será para miar ou se manifestar?
DeepSeek dá chapéu no ChatGPT
O assistente de inteligência artificial DeepSeek, de uma startup
chinesa, ultrapassou o rival norte-americano ChatGPT em downloads na App Store
e também é o aplicativo gratuito mais bem avaliado disponível na loja da Apple
nos Estados Unidos.
A ascensão do DeepSeek motivou a queda das ações de outras empresas
vinculadas à inteligência artificial, como Nvidia e Oracle, nesta segunda-feira
(27).
No índice Nasdaq, a bolsa norte-americana que reúne empresas de
tecnologia, as ações da Nvidia, principal fornecedora de chips para sistemas de
IA, recuavam 10%, enquanto os papéis da Oracle caíam 8% nas negociações
pré-abertura. Os contratos futuros do Nasdaq 100 caíam quase 4%.
NOTAS) matérias pinçadas em:
a)https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgzQZSsHbCSNZHkllBnpHmRrxSkMV
b)https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgzQZSsHbLmTZlKVmqqPsSFlKSGjs
c) https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2025/01/27/startup-chinesa-supera-chatgpt-nos-eua-e-derruba-acoes-de-empresas-ligadas-a-ia-diz-agencia.ghtml
7 comentários:
Há antecedentes de cachorros serem considerados sujeitos de direitos, podendo, portanto, integrar o polo ativo.
Para quem não lembra no Inferno de Dante Alighieri, o nono círculo é um lago congelado chamado Cócito, onde os traidores são punidos.
Logo, dependendo do círculo, o inferno poderá não ser o lugar mais quente (rsrsrs).
DeepSeek: o que é chatbot chinês de baixo custo e por que provocou turbulência no mercado de tecnologia.
Vejam mais em:
https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2025/01/27/deepseek-o-que-e-chatbot-chines-de-baixo-custo-e-por-que-provocou-turbulencia-no-mercado-de-tecnologia.ghtml
(Copy and paste).
Obtido via Google:
"Segundo especialistas, cerca de 500 pessoas vivem no Death Valley, mas essa é uma estimativa, já que a região é pouco habitada. Ainda assim, o lugar atrai muitos turistas todos os anos. Em 2021, o parque nacional recebeu mais de 1,6 milhão de visitantes."
Poderíamos mandar ao Espaço, para explorações, ao invés de astronautas, robôs com os tais algoritmos contendo instruções.
Seria viável? Daria certo?
1
Sim, serão robôs, que inclusive estão em processo de desenvolvimento há alguns anos nos EUA. Uma empresa brasileira está envolvida nesse desenvolvimento.
Os robôs têm que ter a maior similaridade possível com um ser humano, em todos os aspectos. É o que buscam desenvolver.
2
Esse tombo provocado pela IA chinesa foi impressionante. No Globo diz que a perda de grana foi o equivalente ao PIB da Arábia Saudita !
Não sabia, Riva, que serão robôs, estão em processo de desenvolvimento há alguns anos nos EUA, e que uma empresa brasileira está envolvida nesse desenvolvimento.
Legal!!!
Quanto ao tombo levado pelas empresas tech, nos USA, foi descomunal mesmo.
Ervário para ninguém botar defeito. Parece que hoje se recuperaram um pouco.
1
Esse "Projeto Marte" é tipo global, envolve engenharia de vários países parceiros no desenvolvimento. Quando eu estava no Clube de Engenharia tive contato com a empresa brasileira que faz parte .
Na época nos disseram que primeiro irão os robôs, com todas as nossas características humanas que conseguirem desenvolver.
Aqui, onde estão desenvolvendo os robôs, também desenvolvem protótipos das instalações que serão implantadas em Marte, 100% de acordo com nossas dimensões, ergonomia, etc.
É um projeto fantástico !
Mas ......... estamos anos-luz de conseguirmos nos libertar da nossa gravidade sem esforço, bem como de encurtar o tempo das nossas viagens espaciais.
Freddy, se aqui estivesse, nos daria uma aula sobre tudo isso.
2
Toda vez que se fala em símbolos emblemáticos, conservação, etc, me vem à cabeça a destruição imbecil do Palácio Monroe ... imperdoável !
Qualquer engenharia de fundo de quintal daria uma solução inteligente ao traçado do Metrô, priorizando a conservação de uma pérola histórica como o Monroe !!
3
Vale da Morte - estivemos 2x em Vegas, uma delas em agosto. Não dá para explicar em palavras o calor nas ruas e estacionamentos.
Mas a cidade é tão espetacular que a gente supera tudo isso !! Pelo menos superava, com outro valor do dólar na época .... hoje nem pensar.
Numa dessas vezes pousamos no Deserto de Mojave (ao sul do Vale da Morte) para reabastecimento do helicóptero que pegamos, no passeio ao Grand Canyon. E lá, coletei uma amostra das areias num vidrinho (tinha levado comigo) como recordação de um momento tão bacana em nossas vidas.
Uma observação interessante nesse vôo (tem ^, Profª Rachel ?) foram as pistas de treinamentos construídas na 2ª Guerra Mundial para treinamento de pousos curtos em porta-aviões.
Postar um comentário