Quem vem do Rio de Janeiro, pela ponte, ao se aproximar da posto de pedágio, avista à esquerda, na encosta do morro da Armação, no bairro Ponta D'Areia, o palacete que pertenceu à condessa Pereira Carneiro.
No bairro do Fonseca, foi construído, no século XIX, o palacete do Barão de São João de Icarahy, em estilo neoclássico.
No início dos anos 1920, era ocupado pelo Asilo da Velhice Desamparada. Em 1923, encampado pela Prefeitura, foi cedido ao Prof. João Brazil, que no local fundou e manteve por muitos anos o bem avaliado Colégio Brazil.
No Ingá, esquina da rua Dr. Paulo Alves, com a Praia ada Flechas, foi existiu o palacete Matosinho, mais tarde ocupado pelo Icaraí Palace Hotel, que antes de ser demolido, não faz muito tempo, se transformou em motel.
A rua Marechal Deodoro, hoje um pouco degradada, já abrigou comércio importante e moradias de alto nível quando tinha a denominação de Rua do Imperador.
Por fim, aqui e agora, o casarão no Povoado de São Domingos da Praia Grande, conhecido como Palacete Real, na Largo de São Domingos, atualmente Praça Leoni Ramos, oferecido a D. João VI, para temporada nestas plagas. Dai ser conhecido como Palácio de São Domingos ou Palacete Real. Foto abaixo.
3 comentários:
Meu caro Blog Manager, vc acredita que NUNCA reparei nesse palacete avistado da Ponte ? A orientação é essa mesma ?
Fiquei curioso, e é aberto à visitação ?
O ICARAÍ PALACE HOTEL me traz triste recordação. Meu pai, sempre que fazia a pintura geral interna da nossa casa no Pé Pequeno, nos hospedava nesse hotel durante os serviços de pintura.
E foi ali, pequeno com 9 anos, que vi o desfile pela Praia das Flechas do GRAN CIRCO AMERICANO, que chegava na cidade. Foi a maior tragédia da história nacional (eu acho), tirando a pandemia atual.
Lembro do meu pai convocado para ajudar no transporte dos corpos com seu carro para o Ginásio Caio Martins !!
Riva,
Selecione e cole o link na barra do navegador. Você terá outras imagens do palacete.
https://www.google.com/search?q=palaceta+da+conessa+peraira+acaraneiro&oq=palaceta+da+conessa+peraira+acaraneiro&aqs=chrome..69i57j46i13i175i199.15673j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8
O post que será publicado no dia 13 próximo, mencionará os episódios violentos e trágicos da cidade.
Postar um comentário