Em priscas nem tão distantes eras, fazíamos blague com a mulher que levada a um estádio de futebol pela primeira vez, perguntou ao namorado logo que a partida teve início: - quem é a bola?
Hoje as mulheres não só jogam como narram e comentam partidas, mundo afora.
Os mais argutos, mais sagazes, mais perspicazes de nossos leitores, seguidores ou eventuais, já perceberam que este tema já foi abordado aqui.
Os que são dotados de "Memória RAM", que como sabem é um tipo de memória volátil, ou seja, os dados são apagados quando nos desligamos, provavelmente não lembrarão.
Assim como não lembrarão da postagem que publiquei sobre jogadores de futebol que tinham nomes de aves.
Teve um internauta que questionou se biguá era ave 😂😂😂.
Como vou repetir os nomes e o tal internauta pode estar peregrinando por aqui, desta vez vou colocar a imagem ilustrativa: ao lado o biguá.
O jogador integrava uma linha média do Flamengo, que teve, em outro momento, um Pavão na zaga.
Ainda estão atuando Pato e Ganso.
Tivemos um ponta que brilhou até na Europa, de nome Canário, que ousaria colocar no nível de Julinho.
Outro mote, no âmbito do futebol, já explorado aqui, foi a dos portugueses que deixaram os tamancos e se tornaram protagonista no futebol.
A Escola de Braga tem formado técnicos que estão se destacando no cenário mundial.
E dentro de campo surgiram ótimos jogadores. Na Premier League são vários; sem falar no laureadíssimo Cristiano Ronaldo. E no passado Eusébio e Figo.
Para não perder o fio da meada, quero repetir uma piada, só que inspirada em fatos reais.
O Vasco teve um presidente de nome Manoel Joaquim Lopes que trouxe o Benfica (ou o F. C do Porto) para um amistoso, apregoando se tratar do "melhor time do mundo".
Um destes repórteres pentelhos abordou o presidente e comentou: - o senhor já disse que o Vasco é o maior time do mundo; e agora diz que é o Benfica?
Ao que o lusitano dirigente respondeu: o Vasco é o melhor time do mundo no Brasil e o Benfica é o melhor do mundo em Portugal, ora pois.
Entre os que usaram nomes de aves, temos ainda estes dois do CAP, na foto acima. Só falta alguém questionar se marreco é ave (😂😂😂).
Pretendia fazer uma ironia sobre partidas do Campeonato Carioca serem disputadas em outros Estados, alguns distantes quilômetros.
Aí lembrei que este mesmo torneio, no passado, foi disputado por clube fora do Rio de Janeiro, como Canto do Rio, nosso "cantusca" de Niterói. E atualmente tem Maricá, Volta Redonda, etc.
Ora, ao pé da letra, como sabemos, "carioca" é o gentílico oficial do município do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, também podendo referir-se, como adjetivo, a tudo que pertence ao município do Rio de Janeiro.
A propósito, lembram como Pedro Américo via a carioca, no século XIX?
A Carioca - 1882 - Pedro Américo