O elemento químico que integra, com outros 16, o grupo de "terras raras", é o cério, grafado com "C", terceira letra de nosso alfabeto. Seu símbolo químico é Ce.
O planeta Terra é raro. Temos água em abundância, embora haja o temor de que este precioso elemento venha a faltar em futuro distante.
Temos luz e calor propiciados pelo Sol, estrela em torno da qual gira o planeta, inobstante a teimosia de alguns negacionistas.
Como reconhecidamente este site também é cultura, cabe conceituar o que é negacionismo. Segundo a definição da Academia Brasileira de Letras, negacionismo é uma “atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam”.
Posto isso devo confessar que jamais ouvira falar de tais elementos químicos que em seu conjunto tenham a denominação de minerais estratégicos ou críticos.
Conhecia terra arenosa, barrenta, fértil, adubada, por causa de jardinagem.
Numa indústria de fósforos de segurança ouvira menção a uma certa "terra umbra", que tem como característica uma pigmentação empregável em certas circunstâncias.
Referi-me a fósforos de segurança, pelo fato de serem fabricados e colocados em palitos, com o elemento químico fósforo (P) de cor vermelha.
O fósforo vermelho é um pó amorfo, não tóxico, e menos reativo que o branco. Pode ser obtido pelo aquecimento do fósforo branco em atmosfera inerte e é utilizado na fabricação de palitos de fósforo de múltiplos usos.
Já o elemento químico fósforo, na cor branca, é uma substância cerosa, branca ou amarelada, que brilha no escuro e entra em combustão espontânea em contato com o ar. Esta característica, combustão espontânea, é que o torna inseguro no uso cotidiano.
Existe um outro tipo de fósforo (P), na cor preta, mas não tenho aplicação para ele neste texto.
As terras raras possuem diversas aplicações em setores como tecnologia, energia, indústria e defesa, devido às suas propriedades magnéticas, luminescentes e catalíticas. Elas são cruciais na produção de ímãs permanentes, baterias, telas, lâmpadas, catalisadores automotivos, turbinas eólicas e equipamentos de defesa.
![]() |
Cerium |
Como já informado acima, terras raras são um conjunto de 17 elementos químicos: lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio, lutécio, escândio e ítrio (Y), de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB).