18 de junho de 2022

Cartum, charge, meme, emoji e correlatos



Durante muito tempo não sabia distinguir cartum de charge. Que fiz eu? Fui a alguém do ramo, alguém que tendo sido publicitário e na ocasião era jornalista e editor de um jornal de bairro, sem contar que era poeta e neto de um consagrado homem das letras e perguntei quais seriam as características de um e outro estilo.

Ricardo Augusto dos Anjos, meu amigo e interlocutor, ex-aluno do Liceu Nilo Peçanha, como eu, explicou-me.

Aprendi, mas decorridos alguns anos, esqueci. E agora surgem memes, e outros recursos digitais para me confundir mais ainda.

Bem, estes prolegômenos serviram de introdução para as imagens a seguir, que fazem piadas com a rainha Elizabeth II, simpática e longeva rainha da Inglaterra.

Ela desde há muito tem sido alvo de piadas por outras razões além da idade e período de reinado.

A indefectível bolsa que trás pendurada no braço serviu e serve de chistes. O que ele traria na bolsa?

As respostas, jocosas mais comuns são: as chaves de entrada em Windsor; um absorvente higiênico, cartões de visita; passaporte, e por aí vai a criatividade humana.

Por falar em passaporte, sabiam que ela é dispensada do documento? Entre suas prerrogativas ainda tem: poder dirigir sem carteira de habilitação; não poder ser presa e nem julgada; não pagar impostos ... bem, a este direito ela renunciou em 1992.

É tão admirada, respeitada e querida por seus súditos, que foram realizadas 16.000 (isso mesmo, dezesseis mil)*, segundo consta, festas, comemorativas pelos seus 70 anos de reinado (jubileu de platina).









* Segundo Dorrit Harazin


3 comentários:

Jorge Carrano disse...


Aqui no Brasil uma personalidade que também foi alvo de piadas por haver alcançado idade avançada, lúcido e atuante profissionalmente, foi o Dr. Roberto Marinho (que faleceu aos 98 anos), consolidador das "Organizações Globo".

Uma das piadas atribuídas a ele, que me lembro, foi a de que teria rejeitado uma tartaruga como presente, sob alegação de que "a pessoa se afeiçoa ao bichinho e acaba sofrendo quando ele morre" 😂😂😂

RIVA - faltam 31 pontos disse...

Achei "prolegômeno" um exagero. Prefiro "prefácio", "introdução", "preâmbulo".

Quanto às isenções da Rainha, por aqui não temos monarquia, mas muitos também podem dirigir sem carteira, roubar, matar, cometer uma série de crimes sem punição. Pode até estar condenado a 200 anos de cadeia e estar tomando whisky com a grana do povo.

Um deles é inclusive candidato à presidência da "república" ....

Jorge Carrano disse...


Por um dos muitos mistérios da rede mundial, do mundo virtual, do surgimento do Universo, da selva amazônica, o rexto está truncado,

Ficou sem sentido, embaralhado. Mas como se o rascunho estava correto?

Eis o mistério.