1 de agosto de 2020

DÚVIDAS ATROZES



Noutro dia, em comentário, Ana Maria (irmã e seguidora do blog) desafiou-me a opinar se Capitu traiu Bentinho, personagens de Machado de Assis, em "Dom Casmurro".



A galinha surgiu  primeiro do que o ovo?

O Universo é criação divina ou surgiu do nada no BigBang?


Outra grande dúvida, suscitada nos anos 1980, nos meios publicitários: "Tostines vende mais porque está sempre fresquinho, ou está sempre fresquinho porque vende mais?"
https://www.propagandashistoricas.com.br/2013/12/porque-tostines-vende-mais-qual-o.html


Estas e outras controvérsias, filosóficas, folclóricas, acadêmicas ou populares, dependendo de cada um não têm resposta definitiva.

Outras, entretanto, podem ser elucidadas com apoio de perícia, ou expertise. Querem um exemplo?

A composição "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin, é ou não plágio de "Taurus", do grupo Spirit? Coincidência musical de uma sequência de notas? Ou foi plagiada mesmo?


Comparem:


O que você acha?

2 comentários:

RIVA disse...

Sobre o plágio do Led ...

"Na música, por exemplo, é conhecida a regra dos oito compassos: caso sejam ultrapassados oito compassos idênticos ao original, a cópia é considerada plágio. No entanto, nem sempre é necessário recorrer à regra para que uma cópia ou inspiração sejam detectadas"

Não tem 8 compassos, então não é plágio.

Quanto à inspiração que originou a composição, ou seja, letra e melodia, aí é melhor chamar o Bolsonaro e os Web Influencers para julgar, junto com o Alexandre Moraes.

Se existisse um Superior Tribunal Musical e eu fosse um dos togados, meu voto seria NÃO É PLÁGIO, porque não existe o "QUASE PLÁGIO". Se quiserem, que mudem a "constituição musical", e troquem os 8 compassos por 6 compassos.

Analogamente, considerem aki a maioridade para ser enjaulado se fizer merda braba com 14 anos de idade.

Ana Maria disse...

Existem outros casos famosos de plagio citados numa postagem da Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes). Segue o link :
https://www.abramus.org.br/sem-categoria/15118/quando-a-inspiracao-vira-copia-limites-para-o-plagio-musical/