15 de setembro de 2011

Locações cinematográficas

No post http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/09/museu-pergamon.html, recém publicado, o Ricardo Wagner, que para minha alegria é seguidor, e, mais do que isso, colaborador deste blog, num comentário - dizia eu, no post sobre o Museu Pergamon - ele, Ricardo, aludiu à Stauffenberg Strasse onde o Coronel Clauss Von Stauffenberg, teria sido fuzilado. E mencionou os cabarés berlinenses que foram cenários de vários filmes.

Este comentário do Ricardo trouxe a minha lembrança algumas curiosidades relacionadas a lugares reais que serviram de inspiração para ambientes cinematográficos, e vice-versa; locais que foram criados para ambientar passagens de filmes e que, oportunisticamente, alguns empreendedores resolveram tornar realidade.

Rick's Cafe, em Casablanca

Exemplo deste último caso, foi a inauguração do Rick’s Café, na cidade marroquina de Casablanca, celebrizado no filme do mesmo nome, e que é cenário do romance entre Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, no cult movie de Michael Curtiz.

A proprietária, uma empresária americana que morou em Rabat (capital do pais), investiu 1 milhão de dólares na reprodução do Rick’s Cafe, que espelha, nos mínimos detalhes, aquele que ambienta praticamente todo o filme de 1942.

No filme, o nome do bar está associado ao de seu proprietário, o personagem vivido por Bogart, e que se chama Rick Blaine.

Quando falo do filme uso o tempo presente dos verbos, porque ele está aí mesmo, até hoje, fazendo sucesso. Já quanto ao real Rick’s Cafe, inaugurado à cerca de uma década, não sei se ainda existe.

Este filme imortalizou, também, uma canção que nem fez muito sucesso quando lançada, mas que no filme, como pano de fundo do romance entre os personagens Ilsa (Bergman) e Rick (Bogart), ganhou destaque e foi para as paradas de sucesso; e já foi gravada por vários artistas. A canção é “As time goes by”.

Restaurante Baghdad

Outro caso de comércio real inspirado, neste caso não em filmes, mas em construções reais, e hoje pertencentes a museus, é o do restaurante Baghdad, em Copacabana.

O fato é que o Baghdad reproduz, fielmente, em sua fachada, o Portal de Ischtar, da antiga Babilônia, que localizado através de escavações, foi levado aos pedaços para Berlim e reconstruído no Museu Pergamon.

Os tijolos azuis e as figuras zoomórficas do portal original foram copiadas na fachada do citado restaurante.

Bares e restaurantes reais já serviram de inspiração, para cenários cinematográficos, criados em estúdio, tais como o Central Perk, do seriado “Friends”, que teria sido copiado de uma cafeteria novaiorquina. Qual delas?


Central Perk, em Pequim

Para falar deste e outros casos de bares e restaurantes criados em estúdios, mas que são inspirados em casas que realmente exitem ou existiram, convoco o Ricardo, que mora nos “esteites”, ou algum outro amigo que conheça bem cidades americanas (o que não é meu caso), e seriados como “Sex and the city”, “Seinfeld”, "Gossip Girl” e outras.

Procurando no Google, para localizar fotos dos estabelecimentos citados, fui remetido a um blog, que relata a idéia de um chinês, que construiu em Pequim uma réplica da cafeteria do seriado, a qual batizou com o mesmo nome do da ficção: Central Perk. Diz a autora: 

"No distrito de Chaoyang, uma das regiões mais modernas de Pequim, foi aberto uma cafeteria que é a cópia da Cafeteria do seriado, o Central Perk, e pelo o que eu li, é a cópia mesmo, pois tudo foi reproduzido nos mínimos detalhes… incluindo o nome do dono do Café, que era Du Xin e agora é Gunther (nome do personagem que comandava o Central Perk fictício)! Dois dos garçons também mudaram de nome, para Rachel e Joey, que foram os personagens do seriado que trabalharam no Café." (vide http://www.elfinha.com/2010/12/17/central-perk-cafeteria-de-friends-existe/)

Um comentário:

Gusmão disse...

Li na Revista da TV (O Globo), que em Nova York existem excursões temáticas, para visitas aos locais dos roteiros do seriado "Sex and the city". Por exemplo à Magnolia Bakery e ao prédio onde mora a personagem da Sarah Jessica Parker, que fica na Bleecker Street.
Legal a ficção inspirando a vida real e esta inspirando a ficção.
Abraço
Gusmão