28 de fevereiro de 2020

Leis em vigor, revogadas, derrogadas e que não pegaram

Recebido via e-mail, provavelmente retirado da rede mundial. Se e quando for o caso darei o crédito de autoria. 



LEIS DA ATRAÇÃO:

COISAS QUE SE ATRAEM SEM ESFORÇO NENHUM:



•Olhos e bunda
•Pobre e funk
•Mulher e vitrines
•Homem e cerveja
•Chifre e dupla sertaneja
•Leite fervendo e fogão limpinho
•Dedinho do pé e ponta de móveis
•Camisa branca e molho de tomate
•Tampa de creme dental e ralo de pia
•Dor de barriga e final de rolo de papel higiênico
•Bebedeira e mulher feia



1- LEIS BÁSICAS DA CIÊNCIA MODERNA:



•Se mexer, pertence à Biologia.
•Se feder, pertence à Química.
•Se não funciona, pertence à Física.
•Se ninguém entende, é Matemática.
•Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia.
•Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA.



2- LEI DA PROCURA INDIRETA:



•O modo mais rápido de encontrar uma coisa é procurar outra.
•Você sempre encontra aquilo que não está procurando.



3- LEI DA TELEFONIA:



•Quando te ligam: se você tem caneta, não tem papel. Se tiver papel, não tem caneta. Se tiver ambos, ninguém liga.
•Quando você liga para números errados de telefone, eles nunca estão ocupados.
•Parágrafo único: Todo corpo mergulhado numa banheira ou debaixo do chuveiro faz tocar o telefone.



4- LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA:



•Se estiver escrito 'Tamanho Único', é porque não serve em ninguém, muito menos em você...



5- LEI DA GRAVIDADE:



•Se você consegue manter a cabeça enquanto à sua volta todos estão perdendo, provavelmente você não está entendendo a gravidade da situação..



6- LEI DOS CURSOS, PROVAS E AFINS:



•80% da prova final será baseada na única aula a que você não compareceu e os outros 20% será baseada no único livro que você não leu.



7- LEI DA QUEDA LIVRE:



•Qualquer esforço para agarrar um objeto em queda provoca mais destruição do que se o deixássemos cair naturalmente.
•A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.



8- LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS:



•A fila do lado sempre anda mais rápido.
•Parágrafo único: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.



9- LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA:



•Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.



10- LEI DO ESPARADRAPO:



•Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.



11- LEI DA VIDA:



•Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
•Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral, engorda ou engravida.



12- LEI DA ATRAÇÃO DE PARTÍCULAS:



Toda partícula que voa sempre encontra um olho aberto.

26 de fevereiro de 2020

ABORTO, EUTANÁSIA e PENA de MORTE




Sou favorável aos três procedimentos, em casos e circunstâncias especias.

Os muito religiosos, que têm como teoria que se Deus dá a vida somente ele pode tirar, ficam chocados e acham absurda minha opinião.

Mas vejamos o seguinte, uma gravidez não desejada, fruto de estupro. Ou um feto com anencefalia diagnosticada, com segurança, entre o 16º e o 26º dia de gestação.

Fico tentando imaginar a situação conflituosa com a qual a mulher se depara. O momento da fecundação teria sido para ela doloroso, sofrido, possivelmente sendo vítima de violência e agressão física. Que lembranças o filho concebido lhe trarão?  

É justo, sendo indesejada, a mulher assumir esta gravidez? Será amada esta criança que resultou de um estupro?  O aborto, praticado até a 24ª semana de gestação, nos casos de estupro, risco de vida para a gestante, e má formação do feto é lícito, inclusive no Brasil, quando praticado por médico capacitado.

Claro que o aborto espontâneo não é considerado crime.

E se o feto apresenta ausência do encéfalo e da caixa craniana? É justo para a mãe e para o ser que nascerá?

Em 2012, em histórica decisão, o Supremo Tribunal Federal julgou, por maioria de votos, legítima a interrupção da gravidez de feto anencéfalo. Acompanhei com vivo interesse, via transmissão da TV Justiça e vibrei com o resultado. O senso comum há de prevalecer sobre a lei em alguns casos. A lei não deve estar na contramão do desejo da sociedade.
Vejam em:

No Brasil a eutanásia não é tipificada em nosso ornamento jurídico. Significa dizer que sua prática é considerada homicídio.

Por mim lamento muitíssimo. Não gostaria de impor à minha mulher e aos meus filhos a dor, o sofrimento, de me verem como um repolho, sobre a cama, com as funções cognitivas inteiramente comprometidas, ou seja, sem a capacidade de reconhece-los, sem controle das funções fisiológicas, dependendo de terceiros para tudo. Um horror!

Em Portugal acaba de ser legitimada a eutanásia. Esperemos que em uma futura alteração o nosso Código Penal contemple a eutanásia assistida por médico credenciado.

E a pena de morte?  A bandidagem, diariamente sob nossos atônitos e inacreditáveis olhares, decreta a morte das vítimas de seus sequestros  e latrocínios.  E não tenho conhecimento de que Deus tenha movido um músculo para evitar.

Por que ficaria aborrecido se num tribunal, a vista de provas irrefutáveis, com amplo direito de defesa para o acusado, o homicida ao final fosse condenado à pena máxima?

E a filha que mancomunada com namorado, assassina os pais durante o sono, por causa de herança?

E o pai que, junto com a segunda companheira, madrasta de seu filho, atira-o pela janela?

Essa filha e esse pai condenaram a morte pessoas indefesas.

E sabem o que é o cúmulo do escárnio? do absurdo total, do surrealismo? Essas pessoas têm direito a indultos de Natal, do Dia das Mães.

Jamais me conformarei. Acho que não há qualquer resquício de justiça nestes perdões, indultos e/ou progressão de regime.

Além dos fundamentos religiosos outro espeque para os que são contrários à pena capital é a possibilidade de erro judiciário. 

Médicos matam com muita frequência, balas perdidas tiram vidas de inocentes, inclusive crianças. Tudo é rotina, a vida continua como se nada houvesse acontecido. Mas e se acontecer com o você, com sua família?

No caso de homicídios praticados por criminosos por índole, o só fato de saberem que a pena será diminuta, que terão direito a perdão ou indulto, liberdade condicional ao cabo e pouco tempo de reclusão e outras benesses como progressão de regime, não têm um fator inibidor, desencorajador de seus desatinos.

China e USA, para falar das duas maiores economias do planeta têm pena de morte. São grandes potências porque adotam a pena de morte?  Não sou idiota a este ponto. Mas a recíproca é verdadeira, adotam a  despeito de serem as maiores e com regimes políticos bastante distintos, antagônicos até.

Na Indonésia dois brasileiros foram fuzilados, depois de devidamente julgados, por tráfico de entorpecentes. Houve comoção aqui no Brasil. Eram brasileiros e os crimes, digamos, comuns. Nem tanto ao mar e nem tanto a terra. 
https://exame.abril.com.br/brasil/condenado-por-trafico-2o-brasileiro-e-fuzilado-na-indonesia/

Não prego a adoção da lex talionis, ou se preferir, o método eye for an eye, sem reservas, sem atenuantes, seria exagero.

Então vamos combinar assim: para crimes comuns, penas comuns; para crimes de morte, de natureza dolosa, pena de morte.

24 de fevereiro de 2020

PASSE, SCOUT e VAR


Essas três nulidades, bizarrices, incongruências, inutilidades, invencionices me irritam, me deixam cada vez nais longe do futebol.

Bem, há de ter uma palavra mais adequada para definir o que pretendo explicitar, mas não me ocorre. Vamos assim mesmo.

Como se não bastasse o desempenho pífio de meus times favoritos, no Brasil e na Inglaterra, ainda tenho que conviver com VAR, mais burro do que o videotape, certamente decretaria  Nelson Rodrigues.

Noutro dia, assistindo a Manchester United e Chelsea, acompanhei estarrecido uma das maires injustiças cometidas pelo tal do VAR. Não o equipamento, claro, mas o idiota que o monitorava.

Deu-se que na cobrança de um escanteio a favor do Chelsea um jogador cabeceou e fez um bonito gol. Protestos porque um dos zagueiro do United teria sido empurrado.

Verdade, foi mesmo. Só que o retardado que estava no vídeo não verificou que o jogador que empurrou o zagueiro, por sua vez tinha sido muito empurrado por outro zagueiro da equipe que se defendia, o que provocou um efeito dominó.

Uma coisa absurda. Cristalina, bastava ter voltado dois frames e teria ficado óbvio que o empurrão não foi intencional. Foi provocado por outro empurrão de jogador da equipe beneficiada com a anulação.

Nem simpatizo com o Chelsea, antes pelo contrário, mas que o time foi prejudicado foi. Que justiça nos resultados, tão apregoada é essa?

O VAR tira a espontaneidade na comemoração, atrasa o andamento da partida ... e erra muito.

Então qual a vantagem? O futebol viveu e cresceu muito sem VAR. É uma paixão mundial, seja, no planeta.

E o scout? Qual a sua utilidade para nós, torcedores ou espectadores diante da telinha da TV? Para os treinadores há de ter algum valor. A análise  do desempenho de seus jogadores pode sinalizar seu melhor aproveitamento.

O técnico pode robotizar seus jogadores, definindo como no teatro os locais onde devem estar em cada cena (chama-se marcação).

Qualquer perna-de-pau, se é obediente taticamente, joga futebol. O improviso, a inspiração, o raciocínio rápido, a habilidade no domínio da bola, deram lugar ao rigor tático, a disciplina. 

Mas que faço eu com a informação que o jogador Alfa numa certa partida, no segundo tempo, tocou na bola três vezes, ficando com ela em seu poder por 23 segundos?

Se meu time perde vou me consolar com o fato dele ter tido 73% de posse de bola? Ora, se ele perdeu para um time que teve penas 27% de posse, é porque é muito incompetente. Não é objetivo.

Hoje, durante uma partida, o narrador mencionou que o jogador Beta, este ano atuou apenas em 3 partidas tendo ficado em campo por 67 minutos. 

Enquanto ele comentava esta bobagem, esta inutilidade, quase saiu um gol e ele não narrou quem deu o passe e nem quem concluiu  jogada. 

Se você não conhece bem os jogadores, o modo dele correr, cor da chuteira, corte de cabelo, fica boiando porque o narrador está preocupado em passar para nós o scout, o histórico, a estatística.

Depois troca ideias com o comentarista que vai dar um pitaco tolo e igualmente inútil.

Tudo isto é uma tolice só. Messi, o maior do mundo (ainda) ficou quatro partidas sem marcar um gol; hoje (dia 22.02.20), contra o Eibar, marcou quatro gols.

O que isso prova?

No jogo de ontem, dia 23, entre Arsenal e Everton, disouraxdo no Emirates, antes do início o comentarista da ESPN deu uma informação preciosa: o jogador  Aubameyang, jogando aos domingos, fez 30 gols em 37 jogas; já nos outros dias da semana fez apenas 17 em 30 jogos.

Não satisfeita, a emissora colocou na tela esta fundamental informação, junto com outras tantas essenciais para o futebol.

Ao longo da partida ficamos sabendo que o Everton é o maior freguês do Arsenal em jogos realizados no estadio deste último; que a equipe de Liverpool nunca venceu os gunners  jogando em seu estádio atual, o Emirates.

E mais esta preciosidade, que torna o futebol apaixonante: o jogador Aubameyang, tem tudo para alcançar a marca de 50 gols no menor número de jogos pelo Arsenal. A marca pertence a Thierry Henry que fez os 50 gols em 78 jogos.

Duvido que você, doravante, deixe de assistir aos jogos do Arsenal😂😂😂.


Saio de uma invencionice, volto a frisar, para nós torcedores, para falar de uma lei criada para defender os jogadores do jugo dos clubes de futebol. Agora eles são dominados pelos empresários.

A alteração na chamada lei do passe foi comemorada pela crítica, pelos jogadores e pelos empresários. Estes em especial.

Claro, os jogadores deixaram de ter vínculo permanente com os clubes (passe preso), dependerem deles para liberação, e passaram a ficar presos a empresários.

A grande maioria dos empresários, verdadeiros parasitas, faz leilão de seus agenciados colocando-os onde podem ganhar um pouco mais e eles - empresários - morderem uma boa comissão.

Os jogadores eram "escravizados" pelo clubes, agora são marionetes de empresários.

A negociação do passe, antes uma das mais importantes fontes de renda dos clubes, agora fica por conta dos empresários. E se estes são parentes - pai ou irmão - aí o ganho é absoluto.

Fazer corpo mole para trocar de clube (e até pedir) ficou uma coisa rotineira. Basta alguém sinalizar interesse na contratação, pronto! 

Peguemos o jogador Philippe Coutinho, por exemplo. Saiu do Vasco em 2009, vendido para  a Internazionale, de Milão, na Itália; depois foi para a Espanha, emprestado para o Espanyol, de Barcelona; de lá foi para a Inglaterra defender o Liverpool; deixou a Inglaterra para voltar à cidade de Barcelona agora para jogar no clube de mesmo nome; saiu emprestado para a Alemanha, onde se integrou ao Bayern, em Munique, emprestado pelo Barcelona.

Em 10 anos, Brasil, Itália, Espanha, Inglaterra, Espanha, de novo e Alemanha.

Futebol já foi um entretenimento, um show, uma arte. Virou negócio (business), os clubes marcas, os atletas ativos valiosos.  As cifras envolvidas são fabulosas. Muito profissionalismo, pouca fidelidade, muita trapaça.

Nota:
Espero que a Inglaterra que foi a última a adotar na Europa, seja a primeira a abolir o VAR.
https://globoesporte.globo.com/blogs/bastidores-da-arbitragem/post/2020/02/23/var-para-ingles-ver.ghtml

21 de fevereiro de 2020

Outros lugares ou pontos turísticos para visitar


Ainda desde casa, sem gastar dólares ou euros, estou apreciando:



Coqueiros nas margens da baía de Maho, Ilhas Virgens
Se você aproveitou a noite de ontem para celebrar e seu destino foi uma praia paradisíaca, esta imagem feita no litoral da baía de Maho, nas Ilhas Virgens, provavelmente vai te agradar. Afinal, não é má ideia passar o primeiro dia do ano assim, relaxando sobre uma porção de areia, sob a sombra dos coqueiros e ao som do barulho de folhas ao vento. Mas se esse não é o caso, não se preocupe. Ainda dá tempo de organizar um passeio de sua preferência. Aproveite o dia!





Telhados na cidade de Urbino, Itália

Quando a maioria das pessoas pensa em cidades italianas da época do Renascimento, a pequena Urbino provavelmente não é lembrada. Mas essa vila histórica no centro da Itália é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade por seu rico legado renascentista. A cidade viveu seu ápice no século 15, quando era governada por Federico de Montefeltro, o duque de Urbino, que foi apelidado ‘Luz da Itália’. O antigo palácio dele abriga agora uma notável coleção de arte renascentista, incluindo obras do grande pintor Rafael, que nasceu aqui em 1483.



Close-up da torre de Pisa, Toscana, Itália

Se você se aproximar o bastante da torre inclinada de Pisa, talvez ela não pareça assim tão... Bem, inclinada. Nossa foto mostra uma perspectiva diferente da lendária estrutura: aqui, a inclinação não é tão evidente (e este ângulo certamente não permite a indefectível pose "segurando a torre"). A fama da campanile, ou torre do sino, da catedral de Pisa decorre de erros grosseiros de construção e do solo mole sob um dos lados da estrutura. A inclinação da torre já tinha começado pouco depois do início da construção, no século 12 e, em 1990, atingiu alarmantes 5,5 graus. Desde então, cuidadosos esforços de estabilização conseguiram interromper seu movimento pela primeira vez na história.


Lago Obersee, cantão de Glarus, Suíça

O Obersee é um lago relativamente pequeno, tem só 24 hectares de superfície. Mas, como é típico na Suíça, ele fica ao pé de vizinhos portentosos. O pico que vemos envolto em nuvens na foto é o da montanha Brünnelistock, integrante dos Pré-Alpes do cantão de Schwyz. Com mais de 2.100 metros de altitude, ele constitui um majestoso pano de fundo para este lago do cantão de Glarus. A cidade mais próxima do lago Obersee é Näfels. Cercada de florestas, fazendas, montanhas e geleiras, além de repleta de belos exemplos de arquitetura tradicional suíça, ela constitui uma ótima base para exploração das muitas belezas naturais da região.


Yamanashi, Japão, durante o Festival Fuji Shiba-Sakura

Talvez grama cereja não seja lá um nome muito inspirador para uma flor, mas quando as variedades cor-de-rosa florescem na prefeitura de Yamanashi, os resultados são uma delícia para os olhos. Aqui em Kōfu, um vale cercado por algumas das montanhas mais altas do Japão, grandes campos de grama cereja florescem a cada primavera. Seu tom vivo complementa o verde das florestas que recobrem as colinas vizinhas. Outro pano de fundo incrível? O magnífico pico coberto de neve do monte Fuji tentando furar as nuvens. Visite Yamanashi entre abril e maio, quando o esplendor da shiba-sakura (nome japonês da grama cereja) tinge a paisagem de cor-de-rosa.


NOTA: De novo graças a  gentileza da Samsung, em seu notebook HD500 GB.


19 de fevereiro de 2020

VIAJANDO sem dinheiro, sem lenço e sem documento



Jardins de Butchart, Victoria, Colúmbia Britânica, Canadá

Um show de cores vivas aguarda os visitantes dos Jardins de Butchart, uma rica coleção de beleza botânica na Colúmbia Britânica, no Canadá. Devemos agradecer ao clima notoriamente chuvoso desta província do Noroeste Pacífico por boa parte da exuberância das plantas. Equipes de jardineiros, arboristas e especialistas em botânica mantêm os caminhos e o intrincado paisagismo dos jardins. Há muito que ver (e que cuidar também): milhões de canteiros de plantas de 900 variedades florescem entre março e outubro. Quase 300.000 bulbos em flor despontam para anunciar a chegada da primavera, enquanto milhares de mudas são cultivadas em estufas locais para o verão. Alguns dos canteiros dos Jardins de Butchart são replantados cinco vezes por ano para maximizar o espetáculo de cores.




Vale de Lauterbrunnen, Alpes berneses, Suíça

Uma das reações mais comuns entre os que visitam o vale de Lauterbrunnen é perguntar-se se o que estão vendo é mesmo verdade. Quem pode culpá-los? Este vale estreito e fendido, um dos mais profundos dos Alpes berneses, aninha-se em meio a um espetáculo impressionante de geleiras, penhascos, picos que atingem as nuvens e mais de 70 cachoeiras. Destas, as cataratas de Staubbach são presumivelmente as mais famosas, com seus mais de 270 metros de altura. Como se não bastasse, a comuna de Lauterbrunnen tem, salpicadas pelas encostas e pelos campos do vale, vilas alpinas suíças dignas de livros de histórias infantis. Vale a pena parar para conhecê-las ou para pernoitar após um longo passeio por esta região (muitas vezes, literalmente) inacreditável.




Catedral de Santa Maria e Marcos, ilha de Reichenau, Alemanha 

Este cenário idílico fica na ilha de Reichenau, a maior do lago de Constança, perto da fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suíça. Ao fundo podemos ver a catedral de Santa Maria e Marcos, que no passado foi o principal santuário do mosteiro de Reichenau. Por causa dele essa ilha também é conhecida como ilha monástica de Reichenau, e no ano 2000 ela foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A região possui um clima ameno, com muitos dias de sol por ano, o que permite o cultivo comercial de flores como as que vemos. Um terço da ilha é usado para a agricultura. Talvez por causa disso Reichenau costuma ser chamada de ‘ilha das verduras’. Mas como a imagem mostra, ainda existe bastante espaço para as flores silvestres.


Adicionar legenda

Vale de Santa Clara visto do pico Fremont, Califórnia, EUA

No pico Fremont, nas montanhas Gabilan, há um parque estadual muito frequentado: adeptos da caminhada e do campismo, do vale de Santa Clara e além, o visitam para revigorar-se com o ar puro e deleitar-se com suas vistas incríveis (pelo menos, quando a neblina se dissipa). Em dias de boa visibilidade, é possível avistar tanto os vales de Santa Clara e São Benito quanto as montanhas Diablo. Alguns dos frequentadores deste parque estão interessados em ver algo mais que suas belas paisagens: o Observatório do Pico Fremont opera o Challenger, um dos maiores telescópios de uso público do mundo. Ele também integra um programa da NASA que mapeia chuvas de meteoros, inclusive as Perseidas, que tanto agradam às multidões.



NOTA: Quando ligo meu notebook Sansung (HD500 GB) aparece uma destas imagens ou alguma outra que ainda não salvei. 

18 de fevereiro de 2020

O tempo



O tempo, na dosagem certa, é solução para todos os males, todas as aflições e angústias. Embora também ponha fim às alegrias.

Pinçado via Google
Mas o que não tem uma dupla face? Nós mesmos somos uma pessoa e pensamos ser outra.

Indo direto ao ponto mais futuro da argumentação, e considerando a inexistência de reencarnação, o tempo – o passar dele – leva ao óbito e por via de consequência ao fim dos problemas, entraves, imbróglios e disputas.

Tem a desgastada piada, de tão antiga, de que o problema do menor abandonado se resolve com a passagem do tempo, porque ele atingirá a maioridade e irá se transformar num delinquente comum.

Dizem, com certa razão, que o tempo cicatriza feridas da alma. Que o tempo leva ao esquecimento a fase difícil. Que o tempo leva ao perdão.

Esquecimento é colapso da memória. Dali celebrizou o tema em obra clássica, sem limitar o tempo.

"A persistência da memória"

O tempo é imaterial mas tem valor de mercado. Os psicanalistas são a prova. Você paga por hora, a hora que ele disponibiliza.

O tempo é parâmetro, é medida, para uma jogada no xadrez, no futebol, no uso da palavra para encaminhamento em votações no Congresso, para advogado assomar a tribuna nos tribunais superiores... tudo cronometrado.

O desperdício de tempo é fatal porque irrecuperável. Mas o tempo bem empregado se estende por uma vida. O  tempo que você dedica ouvindo seu filho, por exemplo, vai redundar em sobra de tempo no futuro.

O tempo é finito para nós, será infinito para a humanidade? Assim como o universo saiu do nada, brotando como um cogumelo, poderá voltar ao estágio do nada.

Se você é criacionista pense que se Deus criou tudo, ou deu início a tudo, poderá se aborrecer, ou decepcionar com o resultado, e eliminar tudo, como um ilusionista faz como sua assistente de palco. Só que sem truque, pois não precisaria.

Obtido na rede mundial
O tempo que você dedicou à leitura deste texto vai leva-lo, com certeza, a uma reflexão ou outra certeza: quanto tempo perdido.

O que você teria feito de melhor?
  

14 de fevereiro de 2020

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DA MORTE




Por 
RIVA



Tenho evitado escrever sobre o tema há muito tempo, na verdade desde o falecimento do Freddy, que ainda me impacta demais.

Nunca havia refletido sobre esse tipo de ausência eterna, não sei porque, apesar de ter vivenciado o falecimento de pessoas muito amadas … as que mais senti foram minha avó materna, meu pai e minha sogra.

As caminhadas são bons momentos de reflexão, mas não só. No busão, sempre na janela, fico contemplando a paisagem no ir e vir e imaginando o que não mais pertence ao mundo do Freddy – não me perguntem porque, porque não sei o que não sei … só sei que fico pensando sobre todo esse pós existência dele, o que ficou, o que não ficou, para mim, para nós, e para ele.

Olho pela janela e vejo tantas pessoas no calçadão, na praia praticando esportes, aquela vida intensa que simplesmente acabou para o Freddy, e tudo continua como se nada tivesse acontecido.

Percebo também que a sua ausência já foi naturalmente absorvida no dia a dia dos mais próximos, nas conversas, nos encontros, nas datas marcantes de cada um, simplesmente ele não está mais lá. É assim. Vai ser assim também.

                                                              Confraria do Freddy

Meu violão não toca mais como antes, meu piano também não, minha voz não sai mais da garganta como antes, inexistem nossas jam-sessions, mas os violões e os pianos lá estão, como se nada tivesse acontecido.

Última jam session

Suas paixões, por onde andarão ? Foram com ele ou simplesmente deixaram de existir ?

Freddy ainda está muito vivo para mim, graças ao Generalidades Especializadas, relendo tudo que escrevia e comentava, e também nas fotografias dos diversos encontros que fazia na sua casa – adorava receber as pessoas, criava degustações diversas, festas de Halloween, chegou a criar uma mini boate em sua cobertura só para realizar esses encontros. 

Halloween
Nada mais faz sentido pra ele – viagens, violões, pianos, musicais, esposa, filhas, cachorro, céu azul, chuva e sol, contas pra pagar, mar, aviões, trabalho, whisky, automóveis, dinheiro, política, Vasco da Gama, restaurantes …. foi-se e acabou, e assim será com todos nós.

Em 2005, passeando com a MV pelo Lake Tahoe na California, deparei-me com uma paisagem deslumbrante nas margens, e lembro como se fosse hoje da percepção que tive da minha pequenez diante daquilo tudo. Daqui a 1000 anos não faria nenhuma diferença se eu tivesse ou não existido ... #simplesassim

Lake Tahoe

Se a vida ainda é, e deverá ser por muito tempo, um grande mistério, imagina a morte então .... esse é o meu incômodo hoje. Tudo vai acabar inevitavelmente um dia, simplesmente assim, e tudo continuará como se nada tivesse acontecido, como se não tivesse importância, o mesmo que uma formiga pisada na calçada, um cachorro atropelado, e milhares de outras pessoas que falecem diariamente.

Reencarnação não existe (haja vista a “queima de arquivos” global), e mesmo que exista, tudo é deletado, dão um “boot” na sua memória.

Não tem graça voltar, voltar pra que, se não for para reencontrar sua amada família, seus amigos, seus hobbies, seu time do coração, suas músicas, etc ?

Então acabou mesmo, Freddy, infelizmente. Mas deve ter valido a pena, eu espero. Por mim, valeu demais termos nos encontrado por aqui, nesse lindo Planeta Azul.

Fica sim, com certeza, uma saudade monstruosa de tudo isso que passou por mim durante seus 66 anos, e simplesmente passou …

E as amêndoas continuarão a cair no calçadão de Icaraí. Como se nada tivesse acontecido.

13 de fevereiro de 2020

PENA DE MORTE É ESSENCIAL


Não acho essencial somente, acho fundamental, básico, necessário e urgente uma emenda constitucional que admita a pena de morte no Brasil.

Esse achismo vem de longe, desde o tempo do Amaral Neto, de quem recebi mensagem de congratulações pela adesão a sua campanha.

Nestes últimos dez dias, três crimes de morte, assassinatos brutais, por motivos torpes, fúteis, sem a mínima razoável dúvida quanto a autoria, foram cometidos aqui.

Uma mulher e sua namorada, com auxílio de terceiros, matou a pauladas os pais e um irmão, e depois carbonizou os corpos dentro de um automóvel.

Um tarado invadiu casa em Paraty, onde um turista lituano e sua esposa brasileira passavam alguns dias. Imobilizou o lituano e diante dele estuprou a esposa do mesmo. Depois, não satisfeito, matou o turista covardemente.


Um delinquente comum, animal, assassinou uma mulher de 22 anos e a filha dela, de 4 meses, a facadas, apenas porque ela deu guarida a ex-namorada dele, que naquele momento não estava na casa.
https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/290606/homem-mata-ex-mulher-e-filho-facadas-na-gardenia-a.htm

Há um equívoco nesta matéria. A vítima não era ex-namorada do homicida. Era prima a epenas acolhia a ex do criminoso em sua casa. A criança, de 4 meses, assim como sua mãe, foi morta a facadas. Esse animal merece viver?

Vários países, mundo afora, adotam a pena de morte. As duas maiores economias do mundo também admitem a pena máxima.

Deus não está nem aí. Somente alguns hipócritas no geral, e profissionais diretamente interessados nas defesa destes delinquentes que se eternizam nos tribunais é que rejeitam a pena capital.

Sim, tem gente decente, e conheço, que também é contra a pena e morte. Mas acho que não viriam para as ruas protestar e nem deixariam de votar em seus parlamentares se estes votassem a favor.

Suas posições são meramente filosóficas, retóricas, sem contato com a realidade factual. São pessoas que aceitam a tese criacionista.

Bolsonaro até conquistaria meu voto para reeleição se enviasse ao Congresso projeto de emenda constitucional, e se empenhasse verdadeiramente em sua aprovação, para introdução da pena de morte em nosso ordenamento jurídico.





No YouTube existem disponíveis vários vídeos sobre condenação a morte em muitos países e por diferentes fundamentos e transgressões legais.

A pena de morte deveria vir, importada, como o haloween, a black friday, o VAR no futebol, e outras criações alienígenas.

12 de fevereiro de 2020

Não me enche o pacová



Haja bolsa escrotal para acompanhar noticiário, em todas as mídias.

Senão vejamos:


Policiais são assassinados quase diariamente, estando ou não em serviço ativo. Alguns são presos, quase diariamente, por ligações com tráfico e/ou milicias. Outros se aposentam e alguns estão afastados por doença (física ou mental).

Vai faltar efetivo e seremos obrigados a nos defender por conta própria. 

Muita gente critica a polícia por arbitrariedade, por truculência, por falta de preparo emocional. Pode até ser verdade. Pode não, é verdade; e o noticiário  não deixa mentir.

Mas vamos conjecturar, se você tivesse um filho homem e ele fosse policial, você estaria tranquilo e feliz?

Que tal subir o morro para atender a uma ocorrência ou cumprir um mandado de prisão e ser recepcionado com tiros de fuzil?

Um homem equilibrado, com atitude mental positiva, sensato, hábil negociador, bem treinado, teria que ser presidente da República e não policial.

Outra coisa irritante é militância política de "artistas" e "intelectuais". De araque, uns e outros. Porque não têm senso de oportunidade, não sabem que para tudo tem hora e lugar.

Se você quer protestar contra o establishment, ou contra regras e normas vigentes, não deve aproveitar a vitrine que certos eventos, com suas regras e normas propiciam.

É hipocrisia, canalhice, reivindicar verbas públicas para suas produções "artísticas" e depois ir para as festas e shows de premiação protestar contra governos e instituições promotoras dos eventos.


Ora se você recebe verba pública está se alimentando do sistema. Se você se produz e vai ao evento, com todos os custos envolvidos, está prestigiando a festa e caracteriza oportunismo a manifestação de protesto.


Equipe de "Aquarius" - Cannes 2016

E tem mais, comparecem produzidos para os tapetes vermelhos e com esperança de premiação, o que dá legitimidade ao ato.


Equipe de "Democracia em Vertigem" - Oscar 2020
A propósito quem banca as despesas da trupe? É dinheiro da Lei Rouanet? 

Quem está assistindo ou está presente na festa quer diversão, descontração e não presenciar inconformismo pontual de falsos moralistas.

É contra? Faz vaquinha, vende o carro, o sitio, a cobertura que ganhou, inclusive utilizando recursos oficiais, realiza seu projeto de forma independente. E não comparece a cerimônia se for indicado ou premiado. Isto é protesto.

Porque havia corrupção, quando o financiamento de campanha eleitoral tinha origem privada, criaram o financiamento via "Fundo Eleitoral" que em última análise é dinheiro nosso.

Sabem o tamanho da verba aprovada? Dois bilhões de reais.

Sabem para quê? Infernizarem nossas vidas. Ou você acredita em partido político?


Por fim, hoje, poque são intermináveis as ignomínias, as malversações de dinheiro público, a violência policial e pior ainda a da bandidagem, quero registrar a permanente insatisfação dos chamados analistas políticos.

Acompanhem comigo e discordem se tiverem fundamentos minimamente aceitáveis. A operação de resgate dos brasileiros que estavam na China, em função do coronavírus, foi bem-sucedida.

Aparentemente bem planejada e executada. Mas muitas vozes se elevaram para protestar contra a louvação da ação governamental, em especial do Ministério da Saúde, porque nossos hospitais estão abandonados e o atendimento a população é precário. 

Ora, é verdade que estamos mal das pernas no quesito saúde (e em vários outros), mas já imaginaram se não tivesse ocorrido conforme planejado o resgate dos brasileiros?

Vamos reconhecer e aplaudir o êxito da operação resgate, e criticar a má gestão regular da área de saúde. Mas no momento em que os brasileiros chegaram em segurança, estão devida e confortavelmente instalados na necessária quarentena, devemos reconhecer o mérito das autoridades envolvidas.

Misturar os momentos é leviandade, é militância política, ou pelo menos inoportunidade, o que não enobrece o jornalismo.