31 de agosto de 2018

Quem a Globo está apoiando?




A Globo não quer o Bolsonaro. Pago um doce para quem adivinhar qual é o candidato do plim-plim.

Notaram que o Alckmin foi interrompido bem menos do que o Bolsonaro? Foram 19 interrupções a menos para o "água de salsicha" ou "picolé de chuchu".
https://www.revistaforum.com.br/alckmin-foi-interrompido-19-vezes-a-menos-que-boslonaro-e-17-a-menos-do-que-ciro/

Entretanto quem mais lucrou com as entrevistas, quem alavancou sua candidatura foi exatamente o Bolsonaro, para desespero da direção da Globo.


Alias, mesmo antes de eleito, o Bolsonaro já está resolvendo algumas questões, com ajuda do JN. Vejam a seguir:


A repercussão foi muito grande. Realmente a Globo tem muita penetração e poder de influenciar pessoas. Todavia vai ser difícil combater o Bolsonaro.

Ele estava a vontade na "plataforma de artilharia", como apelidou o espaço destinado a ele na bancada do JN.








A foto  seguir dispensa comentários ou legenda. A Globo estava fechada com os militares.


30 de agosto de 2018

Bolsonaro? Por que não?

Quem assistiu a entrevista, não sendo petralha,  ou da esquerda rançosa, não sendo da cúpula da Rede Globo e não sendo artista, ficou tentado a votar no Bolsonaro.

Antes de mais nada, assista a entrevista  para poder entender porque acho que ele tem muitas opiniões semelhantes a sua e propostas que você não rejeita.


Claro, de novo, se você não é esquerdista, não é da editoria do sistema Globo ou artista pendurado na Lei Rouanet.


Assistiu a entrevista? Então vamos lá.
Isso é mentira ou a Globo mama nas tetas do governo. Os salários do Bonner e da Renata são ou não pagos por nós pela via indireta?



A Globo alardeia isenção de opinião, mas duvido e faço pouco que afronte o governo ou quem tem a chave do cofre.

Não foi por outra razão pragmática que mudou de opinião em relação aos governos militares, apoiado franca e claramente por Roberto Marinho.

Foram para a cama com Lula e PT por conta de verbas publicitárias e empréstimo do BNDES.

Você jé pensou ou não que precisamos de tolerância zero? E que a política adotada há anos pelo prefeito de Nova York é o que precisamos como modelo?



Isto também é mentira, ou é política de pessoal adotada na maioria das empresas? Quando a mulher engravida onera os custos das empresas. Se o objetivo é gerar emprego é preciso desonerar as folhas salariais.



Vejam Brasil afora, as manifestações pró-Bolsonaro:











São centenas em várias cidades. 
Olha gente, entre Lula ou um poste seu (tipo Dilma) ou quem sabe o cangaceiro Ciro, vou sufragar Bolsonaro. Até já tirei do baú meu título eleitoral e voltarei às urnas.

Encerro com um recado de Geisel.




NOTAS:
1) Sim, é verdade, já pensei no Henrique Meirelles. Como ouvi atentamente as ponderações de meu filho sobre o João Amoêdo. Só que eles não têm chance.
2) Todas as imagens foram obtidas via Google ou recebi por e-mail e estão nas redes sociais.
3) Na Globo, Bolsonaro critica a Globo
https://www.terra.com.br/diversao/tv/blog-sala-de-tv/bolsonaro-usa-a-globo-contra-a-globo-em-entrevista-no-jn,08cf1a5e39c6c32ba83ba289517589c3gjko9r39.html

29 de agosto de 2018

Por que torcer para o VASCO?

São inúmera as razões para que um menino nascido no pós-guerra, década de 1940, ou nos anos 1950 quando o "Expresso da Vitória" conquistava títulos, excursionava pelo mundo encantando com um elenco de grandes artistas da bola.

Nas gerações seguintes os torcedores do "Trem Bala da Colina" fizeram suas opções clubísticas por influência dos avôs, pais, tios ou primos. Não mais por decisão natural em face do clube estar sempre ganhando e ter o melhor elenco da Capital Federal, cujo campeonato era acompanhado pelo resto do país.



Não tinha adversário no Brasil ou no exterior, que o Vasco não pudesse enfrentar em igualdade de condições, vencendo com frequência. O vídeo a seguir é uma uma prova inquestionável:


Foram muitos os títulos em torneios de verão na Europa.

Os troféus "Ramon Carranza" e "Tereza Herrera" em mais de uma edição foram conquistados pelo Gigante da Colina.
Ramon de Carranza
Teresa Herrera











Gigante com 120 anos que anda meio adormecido, mas nem por isso deixa de ser Gigante.


Geração que torce pelo Vasco em função de influência familiar:

















Vejam a enorme lista de torcedores famosos, celebridades do mundo literário, jornalístico, artístico e quejandos. Basta clicar:

http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/08/galeria-de-vascainos-ilustres-e-famosos.html
Imagens: via Google

27 de agosto de 2018

Primeira-dama é critério de voto?

Se fosse teria votado no Trump, se americano fosse.Vamos combinar que senhora Trump não é de se desprezar.

Uau!!! Com todo respeito.

Beleza  selvagem? Felina?
Não tenho memória de primeiras-damas que tenham chamado a atenção pelo charme discreto, pela beleza ou pela elegância, antes de Jacqueline Kennedy.









Mais ou menos na mesma época tivemos aqui uma primeira-dama  que atraia olhares e provocava comentários. Era bonita. Falo de Maria Tereza Goulart.











A atual, aqui no Brasil, tem seu encanto. É bonitinha. Marcela Temer é discreta e contida. Sempre foi? Não sei e pouco importa.




Caramba! Por aqui esgotamos o rol de mulheres casadas com supremos mandatários que tenham chamado a atenção pela beleza ou pelo charme.

Pela inteligência e cultura, e até mesmo pela elegância, algumas mereceriam destaque. Mas o foco aqui está mais para beleza, simpatia e charme.

No cenário internacional, merece destaque a Carla Bruni, primeira-dama da França.















Atualmente duas se destacam, mais pela elegância do que propriamente pela beleza. As primeiras-damas da Argentina e da França: Juliana Awada e Brigitte Macron.
                       

                       JULIANA AWADA     


















BRIGITTE MACRON









As eleições se aproximam. O ânimo dos eleitores só não está menor do que o dos torcedores pela seleção de futebol.

Enquanto me ocupo das primeiras-damas, os profissionais da política, da imprensa e intelectuais devem se preocupar com os candidatos a vice.

Não podemos esquecer que Michel Temer era vice (escolhido pelo PT). Um desastre como foram outros que assumiram o poder: João Goulart, José Sarney, Itamar Franco.


NOTAS: Não sei quem será a nossa primeira-dama, mas é melhor que acertemos na escolha do presidente.

24 de agosto de 2018

DESAPARECER ..... devagar







Por
RIVA






Há muito desejava escrever sobre o assunto, mas não sabia se devia, se as pessoas aceitariam ler sobre .... a maioria evita o assunto  morte por crenças, superstição, receios e desinformação ou falta de vivência no evento.

Já passei por muitos eventos de falecimentos. Nos primeiros eu era muito jovem, quando faleceram meus avós .....na minha cabeça era uma coisa normal, do envelhecimento, do cronograma natural do ser humano. Alguma exceção para minha avó materna, que foi realmente minha mãe (já expliquei o porque em outros posts), pois foi definhando após duas quedas e fraturas de fêmur.

E de repente começaram eventos mais relevantes, muito mais ... a passagem do meu pai e da minha sogra querida. Forte demais. Aquele puta sentimento de perda.

Alguns anos depois, meu querido sogro também partiu, mas não foi uma coisa súbita, mais ou menos, e minha mãe, mais do que esperado. Sei lá, estou escrevendo em cima do que hoje sinto como foi ..... exceção para a inesperada morte do meu pai e da minha sogra, os outros fatos foram mais ou menos gerenciáveis emocionalmente. Perdas tipo “sei que vai rolar”!

Então, sempre pensei o desaparecimento como uma linha natural do tempo, até vivenciar a morte do filho de um amigo do futebol do ABEL, com apenas 21 anos, em um desastre de automóvel. Uma cena devastadora no velório. A inversão da linha do tempo ... FODA !

E aí você cai na real da sua pequenez defronte ao TODO ........

Já faz tempo que isso aconteceu, mas essa avaliação, essa tentativa de entender tudo isso, passa pela minha cabeça, me amedronta. Minha pequenez.

Por que estou teclando aqui sobre tudo isso ? Porque o falecimento do Freddy, meu irmão, foi um divisor de águas em minha vida em relação à morte. Não tenho explicação para isso. Mas foi, fato.

Escrevi no Facebook sobre a minha imensa perda :
CARLOS PARTIU ....meu irmão amado partiu. E com ele levou pra si nossas lembranças de uma infância, adolescência e maturidade rica em semelhanças e diferenças.
Compartilhamos por mais de 20 anos as mesmas 4 paredes, suas marcas e cicatrizes de alegrias e tristezas, que fazem parte do nosso crescimento e formação como pessoas.
E a vida nos conduziu por mais 40 anos, muito próximos.
Eu só tenho que agradecer ao Cara Lá de Cima ter-me proporcionado nascer e me desenvolver ao lado de um cara como ele, pois nossas semelhanças e diferenças naturais foram um combustível para o nosso crescimento como crianças, como garotos e como homens.
Mas partiu, precocemente, e isso dói muito para quem fica aqui, muito mesmo.
Não sei se doeu para ele, mas acredito pelos últimos momentos e expressões dele que não doeu, que estava consciente de uma passagem normal e tranquila espiritualmente, cercado por pessoas especiais em sua vida.
É o que creio, e o que vi em seu rosto na véspera da sua passagem, especialmente com meus filhos Rodrigo e Paulinho.
Sei que o tempo vai acalmar tudo isso, por experiência própria com meus queridos pais, avós e meus amados sogros. Ficam os momentos maravilhosos que compartilhamos, fica a IMENSA saudade de tudo que fizemos, e aquela culpa pelo que não fizemos, naturalmente, é sempre assim ....
Neto, jogador da Chapecoense sobrevivente da tragédia, na 3ª feira passada, nos enviou a seguinte significativa mensagem : Não esperem o avião cair para dizer EU TE AMO.
Irmão, te amamos demais. Muita LUZ pra você nesse novo caminho. Saudades eternas.
Paulo, Isa, Rodrigo, Breno e Paulinho

Acompanhei, à distância, a vigília do Freddy diante dos fatos, um cara mega inteligente, informado, que sabia o que o esperava. Enfrentou TUDO com uma altivez impressionante, mandando fotos alegres do seu tratamento da doença, recebendo amigos e parentes em casa para os acepipes e bate-papo que foram uma marca em sua vida social, com todas as suas limitações.

No hospital, na última estada, pouco falava...sentia, escutava tudo, e lembro das suas palavras ao olhar o entorno da sua cama : “amigos !”, falou pra mim.  Revivo seu olhar quando viu meu filho Paulinho adentrar o quarto do hospital para visitá-lo ... que alegria em seu olhar. Nunca vou apagar da minha memória essa imagem ....

Enfrentou a situação, por ele mais que conhecida, com coragem, força, naturalidade do inevitável .... sim, naturalidade. E isso mexeu demais comigo, me modificou em relação a tudo isso, me fortaleceu, me confortou frente ao inevitável, em qualquer forma que venha.

Desaparecer .... o livro mais vendido no Brasil hoje é algo tipo a A SUTIL ARTE DO FODA-SE.

Sim, que se foda preocupação com o sol, a chuva, a SKY, o Congresso, o Lula, o IPTU, o trânsito, o dólar, o Trump, etc, etc ......

Vivam a VIDA, com naturalidade, muita mesmo, devagar ......

Segue uma foto da nossa última jam session na casa dele.


  

22 de agosto de 2018

Painel inútil e deletério



A par de ser de uma inutilidade só comparável ao guarda-chuva em dia de tempestade, o painel eletrônico luminoso colocado na Praia de Icaraí é nocivo, tem efeito danoso, posto que comete atentados contra o idioma pátrio.

Um exemplo - ver abaixo - pode ser observado neste momento flagrado pela câmera fotográfica de algum transeunte no dia 18 último.



Pobres de nós que pagamos escorchantes valores de IPTU para a municipalidade torrar com equipamentos inúteis, desnecessários ou até mesmo risíveis.

Imaginem se é necessário o governo municipal concitar aos condutores de veículos com frases tipo: “Respeite as leis do trânsito.”

Menciono o de Icaraí, mas há outro idêntico, instalado no Cento da cidade. Tão inútil quanto. Basta prestar atenção às mensagens.

Noutro dia cruzei no calçadão com dois caminhantes de idades presumivelmente próximas da minha, no exato momento em que um deles perguntava ao seu interlocutor: Quanto será que o prefeito lucrou com este painel?”

É mesmo, será?

NOTAS:
1) Falta agora o programador do painel se desculpar: "Cinto muito" (rsrsrs).
2) A foto circula na rede mundial de computadores.



20 de agosto de 2018

A população de Niterói envelheceu e a brasileira está envelhecendo

Até 2031, segundo projeções baseadas em pesquisas, mais de 50% da população brasileira terá mais de 60 anos.

Aqui na nossa Niterói, os idosos com mais de 60 anos, já superam os jovens com menos de 15 anos.

Aliás que segundo leio, o IBGE, via a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, apurou recentemente o fenômeno de envelhecimento já ocorreu em 531 municípios brasileiros.

Quem, como eu, anda bastante a pé pela cidade, pode observar que é muito grande o número de idosos que já dependem de acompanhantes, parentes ou contratados, para se deslocar.



Sem mencionar os que já se valem de bengalas ou andadores.



Hoje mesmo (dia 18/08), caminhando no calçadão, cruzei com dois idosos amparados por cuidadores. Um deles, um senhor bem idoso, curvadinho, mas elegantemente trajado, era amparado por uma cuidadora devidamente vestida com seu uniforme branco, andando lentamente de mãos dadas.

Inobstante o prejuízo (?) que uma reforma da previdência possa causar a parentes e amigos, servidores públicos, é urgente e inadiável uma mudança das regras.

Até na Russia, onde o regime socialista soviético (ao longo de 69 anos) criou benefícios hoje impossíveis de manutenção, porque lá como aqui a longevidade aumentou muito nos últimos anos, as condições para aposentadoria serão mudadas.

Alguns benefícios sociais já foram suprimidos porque a expectativa de vida alcançou a marca de 71,9 anos, na média. Entre as mulheres já é de 77,1.

E Putin começa a enfrentar alguns inevitáveis protestos.

O próximo presidente terá, queira ou não, com protestos ou sem protestos, na negociação ou na marra, que mexer nas regras básicas de idade mínima e tempo de contribuição.

Para sobrevivência do sistema.


Imagens: Google

18 de agosto de 2018

Álbum de figurinhas

Eu era nada mais nada menos do que um guri, um piá, um pirralho, um menino, um petiz, um fedelho, um pivete, e até mesmo um puto, segundo linguajar usual em antigos bairros de Lisboa, para aludir a criança do sexo masculino de idade entre 5 e 12 anos de idade.

Pois nesta época, anos 1940/1950, havia um sabonete popular que colocava em sua embalagem uma estampa. Estas estampas eram relacionadas aos mais variados temas: tipos regionais do Brasil, bandeiras de todos os países, danças, tribos indígenas nacionais, etc.



Eram muitos os temas e nós, meninos na época, trocávamos uns com os outros quando por acaso tínhamos duplicatas.


Eram instrutivas e informativas. Não sei o que ocorreu primeiro: se deixamos, lá em casa, de usar o dito sabonete; se o sabonete deixou de ser fabricado, ou se deixou de incluir as estampas na embalagem.

O fato é que possuía um bom número de estampas que conservava com cuidado. Quando e o que foi feito com elas não tenho a menor ideia.

Algum tempo depois, um álbum de figurinhas virou coqueluche no Rio de Janeiro e adjacências (Seria nacional? Pode ser). As figurinhas eram dos animais do mundo inteiro: felinos, répteis, símios, aves, etc. Como mencionado, de todo o mundo.


Esta febre contagiou até mesmo meu pai que, vez ou outra (quando a grana permitia), trazia alguns envelopes que abríamos juntos, sempre torcendo para que não fossem duplicatas. Não completamos o álbum, mas se bem me lembo ficaram faltando algumas poucas.


Outro tipo de figurinhas fez parte de minhas coleções. Estas eram vendidas com balas. 

E ainda as figurinhas que mais me atraíram, eram as dos times de futebol do Rio e de São Paulo. Os envelopes com as figurinhas, eram comprados em bancas de jornais.

Alguns jogadores eram figurinhas fáceis e muito repetidas nos envelopes, já outros eram raros. Eram as chamados "figuras carimbadas" expressão que até hoje é utilizada para qualificar este ou outro jogador mais valorizado.

E as figurinhas repetidas, duplicatas, eram utilizadas no jogo de "bafo". Quem se lembra? Apostávamos empilhando figurinhas com a face da imagem voltada para baixo, e cada um na sua vez tentava vira-las batendo no bolo com a palma da mão em concha. Quantas virássemos quantas ganhávamos.

Toda esta digressão foi preparatória para abordagem da situação a que chagamos.

Hoje seria viável lançar álbuns de jogadores, vinculados aos seus respectivos clubes? Acho difícil tal é a rotatividade existente no meio.

Em alguns casos, no lançamento dos álbuns e figurinhas, determinado jogador apareceria como pertencente a um certo clube, mas em pouco tempo já estaria vestindo a camisa de outro e beijando o escudo como se fora o grande amor de sua vida.

Quantos escudos o Nenê já beijou? Mas certamente tem outros piores. 

No passado, não era incomum um jogador iniciar a carreira num clube e pendurar as chuteiras jogando pelo mesmo clube. Menos raro ainda era defender duas camisas ao longo de toda vida, sendo a primeira, em geral, de clube modesto que o revelava.

Alguns foram fiéis a um clube no Brasil, só defendendo outro clube no exterior. Pelé é um exemplo clássico. Mas existiram outros.

E entre os técnicos? Mesmo os que estão em início de carreira, como o Zé Ricardo, já rodaram vários clubes. Joel Santana conseguiu o feito de conquistar o campeonato carioca pelos 4 grandes clubes do Rio de Janeiro.

Turnover semelhante, ou até pior, acontece no mundo político: quantas vezes seu candidato já mudou de partido? Não me refiro a mudança do nome da agremiação política (o que vem acontecendo muito), mas sim a mudança de bandeira, de ideologia.

As imagens foram obtidas via Google.

17 de agosto de 2018

A maioria é corrupta e outras histórias

No Congresso, a maioria é composta de corruptos, safados, oportunistas e idiotas. Que colocamos (?) lá. 

Isso significa que se mantivermos, reelegendo,  a mesma corja que lá está, se não for feita uma radical assepsia não haverá presidente que arrume o país. Qualquer um ficará refém de um Congresso fisiologista, corporativista e incompetente.

Mundo a fora é diferente. Existe bancada governista e bancada oposicionista. Democratas e republicanos. Ou trabalhistas e conservadores. E também socialistas moderados, com alguma consciência sobre os limites do viável, do possível, do exequível, porque não pode haver sociedade só de patrões ou só de empregados. Ou só de ricos. Ou só de pobres. Sempre haverá desigualdades pois uns serão mais ricos, ou mais pobres.

Claro que há exceção, quando falo de outros países. As republiquetas latino-americanas estão aí mesmo como exceções as regras. Terceiro mundo a caminho do quarto.

Aqui no Brasil, seja na oposição, seja entre os governistas (fisiologistas), vivem corruptos de todos os matizes.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

E porque nosso Congresso é, cumulativamente, corrupto, fisiologista, e despreparado, algumas de nossas leis "não pegam".  Dá para acreditar que as leis podem ou não pegar? Isto quando não são inconstitucionais, o que denota absoluto despreparado, ignorância mesmo, dos congressistas. Mesmo com gabinetes inflados de assessores (aspones é?)

Por estas e outras o Judiciário se apropriou da competência constitucional do Congresso e passou a legislar. Exemplo disso é o julgamento recente da questão da legalidade, ou não, do aborto.

Caberia ao Congresso legislar sobre a matéria e ao STF fiscalizar o fiel cumprimento da lei.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Suzane Richthofen, assassina de seus pais, tem direito a indulto no "Dia dos pais". É para rir ou chorar? Como teve no "Dia das Mães". Argh!!!


Esse é o país que tutela os marginais, os inadimplentes, os criminosos. Vejamos: o sujeito deixa de pagar a taxa condominial porque a sansão é de "apenas" dois por cento de multa. Melhor pagar a fatura do cartão de crédito que cobra juros escorchantes.

Tal atitude, e estou falando em termos gerais, pois existem exceções, onera aos demais comunheiros. Cobrar judicialmente é uma tortura pela demora e pelo custo (honorários e custas judiciais).

Sabem por que? Porque Lula vetou os 10% da multa prevista na lei que disciplina a matéria. Ficou fixado o limite de 2% (dois por cento).

Populismo inconsequente. Assim como são risíveis alguns indultos absolutamente injustificáveis.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

O judiciário (lato sensu), em especial pelos magistrados que deveriam primar pela correção, pela retidão de caráter, pela ilibada conduta, cria uma série de benesses, de privilégios, alguns dos quais bizarros. São tantos os penduricalhos que visam driblar as leis que limitam os vencimentos do funcionalismo que até mesmo a atual presidente do STF, ministra Carmem Lucia, num rasgo de coragem e de distanciamento do corporativismo, criticou publicamente o fato.

E o aumento (de 16,38%) que os ministros aprovaram para eles mesmos e que por efeito dominó provocará rombos em orçamentos estaduais e municipais?

O efeito cascata implicará um acréscimo  de aproximadamente 4 bilhões no já combalido orçamento público, nos três níveis.

Pense bem, Gilmar, Lewandowski e Dias Tóffoli, além de nos contrariarem com suas decisões contaminadas de ideologia, passarão a nos custar R$ 39.200,00 por mês.

Aliás que a 2ª Turma do STF é um covil. Tornou-se o abrigo seguro para contraventores, sonegadores e corruptos (petistas ou não).



Os aposentados não receberão nem um terço deste percentual (16,38 %) no próximo ano. Eu me contentaria com 6,38%.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Por que você se matricula numa academia de ginástica? O objetivo é se exercitar, cuidar do corpo, ou dar umazinha rápida, fazer um roçadinho,  na academia? 

Notícia publicada pelo Ancelmo Gois, da conta de que a rede de academias "Smart Fit" colocou nos vestiários um alerta de que é proibido fazer saliência no local. E agora tem um botão de alarme para que seja acionado quando violada a regra.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Esse é o nosso país. Por  estas e por outras a piada antiga está se tornando realidade. Os aeroportos passaram a ser a melhor saída para nós.

Não por outra razão aumentou consideravelmente o número de eleitores que votarão no exterior no próximo pleito.

Houve uma inversão de fluxo. Agora os brasisleiros invadem Portugal.



Confirmações: