23 de junho de 2025

Longevidade no reino vegetal

 Já abordei aqui, em duas oportunidades, o tema dos animais terrestres longevos.

A tartaruga macho - Jonathan - está completando este ano, 193 anos.

Hoje tratarei da vida longa no reino vegetal, que é bem mais comum e abrangente. Fui pesquisar.

"As árvores mais antigas do mundo, atualmente, são pinheiros bristlecone, encontrados nas montanhas brancas da Califórnia, EUA. Destacam-se Matusalém e Prometheus, embora este último tenha sido cortado. A árvore Matusalém, um pinheiro bristlecone, tem cerca de 4.800 anos, tendo sido descoberta antes mesmo da construção das pirâmides do Egito."


Antigos-pinheiros-bristlecone-
nas-encostas-do-pico-da-montanha-branca-na-Califórnia-Oriental

A árvore individual mais antiga do mundo, com cerca de 4.800 a 5.000 anos, é a árvore de Matusalém (Methuselah), um pinheiro bristlecone (Pinus longaeva) da Grande Bacia. Esta árvore encontra-se nas altas Montanhas Brancas da Califórnia. 


 BristleconePinePinusLongaeva nas Montanhas Brancas da Califórnia


Nem Matusalém, posto que viveu 969 anos, poderia cultivar, acompanhando o crescimento de  um pinheiro Bristlecone.

Mas como já citado, outras espécies de árvores têm vida muito longa, como por exemplo as oliveiras. Algumas oliveiras podem viver por centenas ou até milhares de anos, tornando-as uma das árvores mais longevas do mundo. 

Olea europaea, conhecida popularmente como oliveira 

Será que no Paraiso tinha um pé de oliveira? Com vida útil muito acima das macieiras, por exemplo, árvore responsável pelo rebu que acabou em expulsão de Adão e Eva, provavelmente havia oliveiras no Éden.

Ademais, quando do dilúvio, no teste de Noé, uma pomba retornou com um galhinho de oliveira no bico. Logo ... já havia oliveiras fora do paraíso.

Macieiras

Uma macieira bem cuidada pode viver de 50 a 80 anos. Macieiras-padrão (adultas) podem viver até 100 anos, enquanto as macieiras anãs costumam ter uma vida útil de 15 a 20 anos.  

As figueiras centenárias são conhecidas por sua extraordinária capacidade de sobreviver por séculos. Estas árvores majestosas representam a história, a resistência e a cultura das comunidades rurais.


Existem muitas figueiras espalhadas pelo Brasil, algumas são até pontos turísticos. Um exemplo disso é a Figueira Centenária em Linha Silva Tavares, na cidade Venâncio Aires (RS). Esta árvore de mais de 485 anos atrai visitantes de diversas cidades, estados e até de outros países.

Já tem gente querendo reencarnar como Pinus Longaeva. Para assistir ao fim do mundo.

Ler em:

https://jorgecarrano.blogspot.com/2025/05/longevidade.html 

https://jorgecarrano.blogspot.com/2025/06/longevidade-ii.html

https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2023/09/qual-a-arvore-mais-antiga-do-mundo

https://agro.estadao.com.br/sustentabilidade/figueira-centenaria

https://www.seequent.com/pt-br/conheca-as-arvores-mais-antigas-do-mundo/#:~:text=Desde%201957%2C%20esse%20pinheiro%2Dda%2Dcalif%C3%B3rnia%20de%204.600%20anos,de%20%C3%A1rvore%20viva%20mais%20antiga%20do%20mundo.&text=Ficou%20comprovado%2C%20por%20meio%20de%20contagem%20de,alguns%20anivers%C3%A1rios%20a%20mais%20do%20que%20Methuselah.

 https://agro.estadao.com.br/sustentabilidade/figueira-centenaria


3 comentários:

  1. Dúvida de ignorante: quando na linguagem popular fazemos menção ao fim do mundo, estamos nos referindo ao fim do Universo ou do planeta Terra?

    ResponderExcluir
  2. Imagino que nos tempos correntes, havendo opção de voltar à vida terrena como vegetal, a piada antiga iria ser realidade.
    Muita gente iria optar por voltar como pé de mamão, porque é macho, mas é fruta. Rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Não quero voltar como vegetal ....... não tem whisky, futebol, SKY, motocicleta, cachorro só mijando em mim, etc ...

    ResponderExcluir