21 de junho de 2025

Agradável passeio de trem

Este passeio registrado na matéria que poderá ser acessada via link ao final, é com absoluta certeza deslumbrante, sob o ponto de vista da natureza exuberante percorrida pelo trem a vapor, por si só uma atração.


Trabalhando na Cia. Fiat Lux, nos anos 1970, tive que fazer uma visita a Curitiba, onde funcionava um escritório regional.

Missão demorada, solicitei ao Diretor a quem reportava, permutar minha viagem de volta ao Rio, onde passaria o final de semana, para permanecer na cidade e poder fazer o desejável passeio de litorina pela Mata Atlântica que, na época, fazia o trajeto até Paranaguá, onde saboreávamos uma peixada, antes de retornar para Curitiba pela chamada Rodovia do Café.

A matéria que inspirou esta postagem, porque me trouxe boas memórias - profissionais e turísticas - limita a viagem até Morretes, charmosa cidade com seu casario colonial preservado, e o sereno Rio Nhundiaquara, com retorno pela pela Estrada da Graciosa (PR-410), uma rota cênica que complementa a experiência com novas paisagens da serra.

A viagem de trem pela Serra do Mar do Paraná é uma delas. Este percurso não é apenas um deslocamento, mas uma imersão na história, e na maior área de Mata Atlântica preservada do Brasil.

Reconhecida internacionalmente por publicações como The Guardian e Lonely Planet, esta jornada de quatro horas entre Curitiba e Morretes revela paisagens impressionantes a cada curva. 

A partida dessa incrível viagem de trem ocorre na Rodoferroviária de Curitiba. Lentamente, o cenário urbano dá lugar à exuberância da Serra do Mar. O trem avança a uma velocidade máxima de 30 km/h, um ritmo contemplativo ideal para absorver a paisagem. O trajeto cruza a maior área contínua de Mata Atlântica do país, revelando montanhas, vales profundos, rios e cachoeiras. 


A principal atração gastronômica é o Barreado, prato típico do litoral paranaense, um cozido de carne preparado lentamente em panelas de barro.

Rio Nhundiaquara

Como a minha experiência, no passado, teve como ponto de chagada a cidade de Paranaguá, onde o  prato escolhido foi peixada, como já mencionei, faltando acrescentar apenas que estava deliciosa.

Paranaguá, litoral paranaense

Sugiro assistir ao vídeo que está no link a seguir:



Matérias em :

https://amantesdaferrovia.com.br/blog/a-historia-da-centenaria-ferrovia-paranagua-curitiba

https://clickpetroleoegas.com.br/viagem-de-trem-no-brasil-cruza-pontes-e-tuneis-de-140-anos-na-serra-do-mar-dura-4-horas-e-e-eleita-uma-das-mais-bonitas-do-mundo-ctl01/

5 comentários:

  1. Fiz ótimos passeios de trem. Um dia serão objeto de postagem, ilustrada com fotos.

    ResponderExcluir
  2. Esta deve ser uma bela viagem de trem aqui no nosso continente. A matéria do link menciona romantismo.
    https://diariodocomercio.com.br/mix/trem-na-america-do-sul-oferece-uma-das-viagens-mais-romanticas-do-planeta/#google_vignette

    O Belmond Andean Explorer, lançado em maio de 2017, é o primeiro trem-leito de luxo da América do Sul. Ele substitui o trem diurno Pullman de mesmo nome, entre Cusco e Puno, no Lago Titicaca. Pelo novo trem esta viagem é convertida em uma viagem de uma noite e estendida de Puno para outra viagem noturna até Arequipa.

    ResponderExcluir
  3. Vi há alguns dias um programa na TV com essa viagem nesse trem Cusco-Puna. Espetacular !

    ResponderExcluir
  4. Visite este vídeo, Riva:
    https://www.google.com/search?q=Belmond+Andean+Explorer&oq=Belmond+Andean+Explorer+&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQABiABDIHCAIQABiABDIICAMQABgWGB4yCAgEEAAYFhgeMggIBRAAGBYYHjIICAYQABgWGB4yCAgHEAAYFhgeMggICBAAGBYYHjIICAkQABgWGB7SAQk0MDk1ajBqMTWoAgiwAgHxBabI21tTCi2c8QWmyNtbUwotnA&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:ca2aa52a,vid:y216QtyQGzo,st:0

    ResponderExcluir
  5. Quatro passeios bonitos nesta matéria abaixo:

    https://atarde.com.br/brasil/conheca-os-4-passeios-de-trem-mais-bonitos-do-brasil-1331550

    A ferrovia mais antiga do Brasil, de 1854:

    https://clickpetroleoegas.com.br/inaugurada-em-1854-a-primeira-ferrovia-do-brasil-ligava-o-rio-a-serra-de-petropolis-flpc96/

    ResponderExcluir