Não me surpreendeu o mal desempenho da seleção nacional na disputa da Copa América.
Erraram na convocação e na escalação.
Desconheço os conchavos, os interesses - inclusive econômicos - as disputas que antecedem uma convocação para formação de seleção brasileira.
Lembro que no passado até o bairrismo influía.
Dirigentes e imprensa de Rio e São Paulo disputavam vagas para jogadores em atuação nas duas cidades mais importantes, também no futebol.
Quem não lembra das comparações entre Zico e Jorge Mendonça, por exemplo, em 1978?
Pois é, abstraindo estas variáveis, que não conheço em profundidade, aqui neste blog, em maio, sugeri os atacantes que não poderiam ficar de fora, porque eram destaques em suas equipes e porque têm imposição física, além de qualidades técnicas.
Seus estilos de jogo, impetuosidade, vigor físico, faziam deles dois peças importantes para uma competição onde o fator físico tem relevância tanto quanto a técnica.
Os jogadores estão citados na postagem com link abaixo, publicada em maio, antes do início da competição.
Faltou indicar o centroavante, que deveria ser o Paulinho, atualmente no Atlético Mineiro, que tem mobilidade, velocidade e faro de artilheiro.
E nossa seleção não tinha um matador de ofício.
https://jorgecarrano.blogspot.com/search?q=bruno+henrique%2C+jr+santos
Estou seguro que um ataque com Jr. Santos, Paulinho e Bruno Henrique teria nos levado a disputa da final.
Futebol é momento e aquele da convocação era deles.
Se a questão era não desfalcar mais ainda os clubes, deveriam suspender a competição nacional.
E o técnico não deveria aceitar esta limitação, se lhe foi imposta.
Ressalvando fatores extracampo, como mencionei, não convocá-los foi burrice.
E burrice deveria doer.
ResponderExcluirDois jovens de 16/17 anos estão brilhando e prometem assumir papel de destaque no cenário mundial.
Lamine Yamal, do Barcelona e da seleção espanhola, e Estevão, do Palmeiras, a caminho do Chelsea e da Premier League.
Ambos canhotos, velozes e bons dribladores.
ResponderExcluirAcreditem, estou sóbrio. A seleção do Canadá se apresentou melhor do que a do Brasil na Copa América 2024.
Vou ser repetitivo.
ResponderExcluirNão reconheço esse bando como representante do futebol brasileiro, embora realmente estejamos bem mal em todos os sentidos : material humano, ténico, campos de futebol, arbitragem, ORGANIZAÇÃO e CALENDÁRIO.
Esse LIXO que é a Copa America não serve para nada, apenas para mais ou menos demonstrar a realidade do futebol sulamericano.
Muitos vão dizer ...mas a Argentina é a última campeã mundial. MUNDIAL não mede nada, é um torneio mata-mata em que um time pode ser campeão sem nenhma vitória!
Em relação à atual convocação, trata-se de um grande jabá, pois muitos atletas (não sei quantos) têm em seus contratos cláusulas de grana (até para o seu clube) caso sejam convocados ou pisem em campo.
O FLUMINENSE tem isso em alguns contratos, até para entrar em campo pelo próprio FLU !! Acreditem ! Imagina que porta aberta à corrupção interna e externa (empresários) isso significa.
Palmeiras embolsou 7 MI com a escalação do Endrick no jogo com o Uruguay. Olha o valor disso !! Qual o real destino dessa verba nos clubes e nas folhas de pagamento ? Eu não sei, vcs sabem ?
A nós compete apenas sentar a bunda na arquibancada quente (existem poucas hoje) e torcer. Nada mais que isso.
Esse mundo não nos pertence.
Esse tragicômico episódio atual na Copa America é um atestado da esculhambação no Brasil, sem a paralisação do nosso campeonato. Um absurdo. Na Europa está tudo paralisado com a fantástica Eurocopa.
A CONVOCAÇÃO
Eu convocaria somente jogadores que atuam no Brasil, com algumas exceções ( Marquinhos, Vini). Com certeza teríamos um time melhor, mais entrosado, e com identidade com a torcida.
FLUi