27 de fevereiro de 2022

Bate boca com desfecho anunciado

 

Raramente reli um livro; muito raramente assisti a um mesmo filme duas vezes, e nunca havia assistido a uma sessão do Conselho de Segurança da ONU.

Livros e filmes devem ter o final desconhecido, pois pode ser o ponto culminante. Já reunião na ONU, no Conselho de Segurança, a votação final é conhecida e ainda assim assistimos por curiosidade.

No passado as sessões que têm como objetivo votar Resoluções não eram transmitidas pela TV; eram fechadas, sem acesso permitido ao grande público.

Esta última foi transmitida e assisti, embora sabendo o final. Quem não sabia o desfecho?  Só os parvos.

Foi hilariante, na apuração, ver o russo que presidia a sessão indagar quais, dos 15 países membros eram contra erguendo a mão e apenas uma foi erguida ... a dele. Que surpresa !!!

Estava assistindo, conhecendo o resultado final, por interesse em saber como era a mecânica, o protocolo, o ritual.

Sim, e como se comportaria a China que, cá para nós, é uma palavra de peso e que realmente importa no momento. E também pode vetar.

Atração turística, como o Big Ben, a Torre de Londres e o Buckingham Palace
Já tivera a oportunidade de assistir, ao vivo, manifestação no Speakers' Corner, que como sabem é um local situado no nordeste do Hyde Park, em Londres, Reino Unido, onde tradicionalmente qualquer cidadão pode fazer discursos criticando qualquer um.

Mais ou menos como no Conselho de Segurança onde qualquer representante de um país pode açoitar o comportamento do outro, que mesmo presente tem que manter a poker face.

Sabem o pior? Mesmo que, hipoteticamente, o embaixador russo não exercesse seu poder veto e a Resolução fosse aprovada, o que aconteceria com a guerra deflagrada por Putin?

Acertou quem respondeu NADA.


25 de fevereiro de 2022

Sanções brasileiras

 

Bolsonaro acaba de anunciar as sanções que serão impostas à Rússia:

-  Interdição, por tempo indeterminado,  da "montanha russa" do Beto Carreiro;

- Proibição, nos restaurantes em todo o território nacional, de inclusão, nos cardápios, da salada russa";

- A prática da "roleta russa" deverá ser sem projetil no tambor da arma. Ou, como ele prefere, com a arma travada.

Já a oposição apresentou projeto, no Congresso, no seguinte sentido:




24 de fevereiro de 2022

Columbo

 


Segunda-feira (21.02.2022), zapeando na TV aberta, minha mulher, passando pelo canal 17, ficou surpresa com o que estava sendo anunciado: um episódio de Columbo.

Irresistível para quem assistiu  há exatos 50 anos. Sim,  em 1971 estava na flor de meus 31 anos de idade.

Para quem era muito criança no início dos anos 1970, informo que Columbo era o nome de um tenente da polícia de Los Angeles, que investigava assassinatos - e solucionava - sem perseguir criminosos com carros em velocidade, ou correndo atrás deles. Sem disparar um só tiro.

O ator - Peter Falk - escolhido para interpretar  o policial, era talhado para o papel.

O episódio a que acabamos assistindo tem como título "Murder of the Book". Vejam detalhes no link a seguir:

https://www.imdb.com/title/tt0066932/

Vejam a surpresa, pois não lembrava, a direção é do Steven Spielberg e a música tema do Henry Mancini.

Na próxima semana, segunda-feira, vou sintonizar no canal 17.


23 de fevereiro de 2022

Tríplice coroa

Temos que zoar, sacanear, tirar sarro no momento certo. Observem a fúria do "galo" em relação ao torcedor do "urubu".






Clique na imagem para assistir ao vídeo abaixo:






22 de fevereiro de 2022

Ranking de vices

 

Contra fatos não há argumentos. Vejam os reis dos vices.

Não demora e o Flamengo assume também a liderança na conquista de vices campeonatos.

😁😁😁







21 de fevereiro de 2022

Escolha de candidato

Você está em dúvida ... ainda?

Assista, ouça, avalie e decida:



Todos têm razão.

19 de fevereiro de 2022

Escombros

Não vou me referir à perda de vidas humanas, o que exigiria uma elaboração mais bem cuidada, que estaria fora de meu fôlego redacional.

Entenderão onde quero chegar as pessoas que assistiram algumas séries (muito boas) disponíveis no Netflix, tais como "Fauda" e "Beirute", nas quais ações do ISIS (Estado Islâmico), Mossad, Al-Quaeda e outros grupos são mostradas em toda sua realeza e crueza.

Limitar-me-ei a comparação entre cenas vistas em noticiários televisivos, documentários, séries (como as citadas) e filmes, sobretudo com locação e histórias no Oriente Médio, e a tragédia que se abateu sobre o município de Petrópolis, na Região Serrana do Estado.

As cenas resultantes das ações bélicas e manifestações da natureza são muito parecidas: ruínas, escombros, bairros devastados.

Se lá na longínqua região em conflito por anos, por insensatez humana, intolerância religiosa e ambição por poder, já nos chocam as cenas resultantes de bombardeios, disparos  de foguetes e mísseis, que são os amontoados de casas destruídas, aqui em Petrópolis, como de resto em outras regiões do Estado e do país, o que presenciamos foram os mesmos escombros de casas inteiramente destruídas, carros amontoados, lixo e lama, mas com vários culpados e muita vítimas, todos irresponsáveis e desprecavidos.

Muitas das vítimas por sua vez são igualmente culpadas, porque constroem suas casas em local inseguro, de risco previsível.

Já as autoridades públicas que deveriam ser responsáveis pela fiscalização, concessão de habite-se,  se omitem pois não conseguem resolver o grande problema do déficit habitacional e fazem vista grossa para construções irregulares.

Os desalojados e desabrigados alegam não ter recursos para adquirir e/ou construir em local adequado, seguro, o que na maioria dos casos é verdade.

As cenas de estragos e vítimas vistas no Líbano, na Síria e outros países do Médio Oriente, por causa de guerras, são parecidas com as que vemos aqui pela mesma razão: estupidez humana. 

Aqui tempestades e enchentes têm um componente de revide da natureza as nossas agressões ao meio ambiente; lá aparentemente não podem os beligerantes, os radicais religiosos, encontrar outros responsáveis senão em sua insensatez, na estupidez deles mesmos.

17 de fevereiro de 2022

Artistas e espetáculos

 

O Brasil continua a exportar seus artistas  e a importar os bons espetáculos. Refiro-me aos artistas da bola e aos espetáculos como a Champions League.

Na atual edição, a competição europeia entre clubes campeões, vivendo no momento  a fase de oitavas-de-final, está nos oferecendo bons espetáculos.

Assisti a duas das partidas de idas desta semana: Real Madrid X Paris Saint-Germain; e Liverpool X Internazionale Milano.

Em campo escalados nas diferentes equipes, nada menos do que 7 convocados da seleção brasileira, ou seja, 4 no Real Madrid (Eder Militão, Casemiro, Vinicius Jr, Rodrygo e ainda um quinto no banco de reservas, Marcelo); já no PSG eram 2:Marquinhos e Neymar.

No jogo entre Liverpool e Inter de Milão,  não havia brasileiro defendendo a equipe italiana, mas havia 3 na equipe inglesa: Alisson, Fabinho, Roberto Firmino, e ainda um outro  brasileiro, porque filho de brasileiro, que já atuou na Espanha, na Alemanha e agora está na Inglaterra. Refiro-me ao excelente jogador Thiago Alcântara, que jogaria na seleção nacional se não fosse a incompetência, a inércia da CBF.

No jogo entre PSG e Real Madrid, brilhou absoluto o francês Mbappé, em meio as outras estrelas como Messi e Neymar.

Na próxima semana teremos mais 4 partidas, envolvendo Manchester City, Bayern, Juventus e Chelsea, e seus respectivos adversários, com oportunidade para ver em campo Ederson, Gabriel Jesus e Fernandinho.

Nada amenos do que 10 brasileiros incluídos na maior competição interclubes do planeta. Sem contar o Marcelo ora na reserva.

Mbappé, antes de Neymar, será eleito o melhor da temporada e ganhará a "Bola de Ouro". Com certeza, se o PSG for finalmente campeão da Champions.

Enquanto isso temos aqui campeonatos regionais com ex-jogadores ainda em atividade, alguns que perderam  o mercado europeu e jovens talentos em amadurecimento a caminho da Europa.


14 de fevereiro de 2022

Os gurus, profetas e filósofos de ocasião

 

O astrólogo, travestido de filósofo, pensador e guru de negacionistas  primários - Olavo de Carvalho - era o mais acolhido e festejado aqui no Brasil, nos últimos tempos.

Por sua vez, aquele supramencionado guru tinha um guru master. Se Trump é o mentor e guia espiritual de Jair Messias, é natural que o guru deste seguisse os passos do mentor daquele, de nome Steve Bannon

Vejam de quem se trata no vídeo a seguir:


Pois é, lembram de Grigori Rasputin? Pelo menos das telas de cinema, se não são interessados na história da Rússia?

Todo guru, ou profeta, em especial os que se intitulam filósofos são falsos, como cédula de três dólares e a modéstia.

O sensato, o recomendável, é que pensemos. Lição de René.


10 de fevereiro de 2022

CHELSEA X AL-HILAL

 

Torci pelo Chelsea na partida pelo mundial de clubes. Não pelo Chelsea propriamente dito, mas pelo Palmeiras.

Mesmo o time do Al-Hilal  não sendo composto de cabeças de bagre, na hipótese do Palmeiras vencer  a final a ser disputada no próximo sábado, as torcidas dos outros clubes brasileiros, vendedores da competição, alegariam que : "pudera, jogou contra um time de Riade, na Arábia Saudita".

Certamente diriam: "quero ver ganhar de um clube inglês, ou alemão, ou espanhol."

O elenco do Palmeiras não é nenhuma Brastemp. O time é fraco. Se ganhar do Chelsea será uma baita surpresa.

Só não digo que o Chelsea é como a ONU, porque naquela organização internacional cada qual cuida de si, de seus próprios interesses, já no clube londrino cada um e todos os jogadores têm um só objetivo.

Por que menciono isso? Notaram que na equipe inglesa, não havia um só jogador natural do país? 

Não formam uma Torre de Babel, posto que todos aprendem a falar em inglês, língua universal também no futebol.

Vou torcer pelo Palmeiras, mas preparado para uma derrota, que espero honrosa. Não ficaria bem perder de 4X0, como ocorreu com o Santos, em 2011, na final contra o Barcelona, com Messi no clube catalão e Neymar no clube praiana paulista.

Para não perder a oportunidade, ressalto que o Palmeiras é o time do coração do Jair Messias, e ainda bem que o clube não precisa da artilharia dele pois se assim fosse já estaria derrotado.

Vejam porque no vídeo:




5 de fevereiro de 2022

Até relógio parado pode acertar

 

Com efeito, num só dia um relógio parado poderá estar certo. Duas vezes.

Ocorre-me um misto de piada, com provérbio popular de duplo sentido usado  a rodo* na minha infância, que resta muito longe: "relógio parado não adianta".

Se até mesmo um instrumento mecânico  sem corda, ou eletromecânico sem pilha, pode estar certo, por que Jair Messias não poderia estar certo em alguma coisa, mesmo que no caso dele deva se acrescentar um outro problema: um parafuso a menos?

Algumas coisas que ele apregoou que faria e fez, mesmo por vias tortas, sem disciplinar e estabelecer meios e modos claros e isentos de ranço ideológico e viés político paleolítico.

Por exemplo? Demarcação de terras indígenas. Com efeito os índios já têm terras demais.

Precisamos agora é de fiscalização de seu uso sustentável, e preservação racional.

E não me refiro ao controle das invasões de madeireiros, garimpeiros, ruralistas e do grupo que se escuda no agnome "sem terra" que invade propriedade privada (ou demarcada no caso indígena), depreda e vandaliza.

Refiro-me, também, a fiscalização dos próprios índios, que vendem ou concedem a exploração de parte de suas terras para madeireiros e mineradores delas disporem como  lhes aprouver, no caso devastando e degradando áreas que deveriam - eles indígenas -  ajudar a conservar.

Outro acerto, a meu juízo, mas de forma pirotécnica, agressiva e desrespeitosa, foi a vigência e aplicação da Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991, chamada de lei de incentivo à cultura.

Ora, vamos combinar que artistas famosos e consagrados que aparecem com frequência em grandes vitrines, como são os programas de TV, e que já têm legiões de admiradores, fãs fieis que os acompanham onde se apresentarem, não carecem de auxílio governamental para montagem de seus espetáculos.

Até porque pelo prestígio que têm não lhes falta patrocínio privado, a guisa de merchandising.

Quem precisa de apoio, de auxílio em dinheiro, são os grupos de maracatu, vaquejada, bumba-meu-boi, jongo, catira e outras manifestações culturais populares históricas que sobrevivem sem incentivo público, vivendo apenas da abnegação e dos parcos recursos de seus praticantes.

Tem o circo mambembe, tem bibliotecas em áreas carentes (comunidades periféricas ou morros), tem muito artista com potencial para desenvolver, crescer e aparecer, mas que por enquanto precisa de ajuda para se manter.

Não Jô, Chico, Betânia (que me perdoem se jamais mamaram nas tetas da Lei Rouanet), que seguramente - e por seus méritos - independem de auxílio.

E, por fim, aqui e agora, para não ficar mais maçante do que está, faço alusão à liberação de recursos do BNDES, a juros privilegiados e garantias pouco ortodoxas em países considerados aliados na luta pela implantação de governos socialistas populistas nos quais a corrupção ultrapassa os já insuportáveis níveis nacionais.

O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - tem muito o que fazer no Brasil, em especial no terreno social.

Espero que o sucessor do Jair Messias, a partir do próximo ano, mantenha, aperfeiçoando, o sentido destas políticas públicas alinhadas no texto.

Consulte: https://duvidas.dicio.com.br/expressoes-que-se-escrevem-com-e-sem-crase/


3 de fevereiro de 2022

São Jorge

 


Se se sou ingênuo, ignorante, primário, não estou só. Estou em boa companhia. Refiro-me a fé em São Jorge, mesmo sem professar religião e até mesmo ser agnóstico.

Não tente entender, já tentei e não consegui.

São Jorge é o santo padroeiro de diversos países: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia;  e diversas cidades, como Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscou e Beirute. 

Julgar as populações destes países, e seus antigos governantes com variados títulos nobiliárquicos, força e poder, como obscurantistas e ignorantes atrasados é descabido.

Não pode ser gratuito.

Celebrado nas igrejas católica, ortodoxa e anglicana, e nas religiões de raiz africana (que sabem das coisas), é seguramente um dos santos mais populares e reverenciados do mundo.

Comemorado no dia 23 de abril, quase nasci nesta data, mas me precipitei e vim ao mundo no dia 21.

No mesmo dia em que a rainha Elizabeth II, que este ano irá comemorar 70 anos de reinado, sob as bênçãos de São Jorge, nome de seu bisneto que um dia irá governar o UK.

2 de fevereiro de 2022

FRANCHISING

 

Com o objetivo de expandir o blog, aumentando sua penetração planetária, estou abrindo o sistema de franquias.

A licença para uso da marca será obtida mediante preenchimento de alguns requisitos:

1. O franqueado deverá ter US$ 2 bilhões disponíveis para investimento, sem expectativa de retorno nos próximos 30 anos;

2. Você poderá aportar este capital em 4 parcelas, em 30, 60, 90 e 120 dias,  tendo em vista que não temos passivo para satisfação no curto prazo.

2. Pense na oportunidade que se descortina, com você pilotando um espaço virtual  classificado pelo pessoal da banca internacional, por Wall Street principalmente, como unicórnio*¹.

3. O franqueado deverá dominar bem o mandarim  haja vista o programa expansionista do blog, que visa penetrar e se consolidar no mercado oriental.

4. Alternativamente poderá contratar chineses com doutorado na universidade de Beijing*². Se tiver extensão presencial feita em Harvard, este será o critério de classificação entre os concorrentes.

5. Se você for cabeça oca, sem inspiração, pouca cultura geral e QI de dois dígitos, poderá, alternativamente, contratar um ghost writer*³ (nègre littéraire, em francês).

6. Se você não conseguir alavancar o número de visitas ao blog,  entre os coreanos (dos dois lados da fronteira), chineses e japoneses, em 3 meses, perderá, em favor do franqueador, 50% do seu investimento; não atingindo o desiderato em 6 meses, perderá os outros 50%, ficando extinto de pleno direito o contrato de licenciamento, não podendo o licenciado nada mais reclamar ou exigir, a qualquer título ou fundamento, em relação a direitos passados, presentes ou futuros decorrentes da relação contratual que se tornará resilida para todos os efeitos de direito.

7. Qualquer modificação no contrato a ser firmado deverá ser formalizada por escrito, em duas vias de igual forma e teor, na presença de 6 testemunhas, maiores, capazes e vacinadas contra a Covid-19, cujos autógrafos serão reconhecidos em tabelionato de notas, por autenticidade.

8. Se o número de candidatos exceder de 10, haverá uma licitação, ficando desde já estabelecidos os seguintes critérios que constarão do edital: 

a) as mulheres, bonitas  e inteligentes terão preferência;

b) os que tiverem repulsa por Bolsonaro, ânsias de vômito ao vê-lo no cercadinho (seu curral eleitoral), e o reputarem um ser abominável, desprezível por definição, como um axioma, certamente terão pontuação extra.

Cartas para a redação.


*¹ Unicórnio: empresa que vale mais de US$ 1 bilhão, no dialeto ininteligível dos economistas e analistas de mercado financeiro.

*² Beijing é Pequim em mandarim, capital da China.

*³ Ghostwriter,  (escritor fantasma), escreve textos para beócios e alguns chefes de Estado.