Resgatado por Ney Lopes e consagrado nas vozes de Dudu Nobre e Zeca Pagodinho, cada qual a seu estilo, o zagueiro Don-Don* jogou no Andaraí.
O samba, sucesso merecido, pode ser apreciado no YouTube, na interpretação de seu autor - Ney Lopes - e do Dudu Nobre, que além de cantor é também ele bom compositor.
Quando Niterói se grafava Nictheroy, o nome do bairro da zona norte carioca era escrito na forma Andarahy.
Andarahy Athletico Club |
Vejam mais detalhes colhidos em NetVasco (https://www.netvasco.com.br/news/noticias14/44810.shtml):
"No dia 28 de dezembro de 1937, o Vasco goleou o Andaraí por 12 a 0 nas Laranjeiras. O jogo, na prática, deveria ter sido ganho por WO pelo Andaraí, pois o táxi que levava um grupo de jogadores cruzmaltinos para o campo do Fluminense sofreu um acidente, e o Vasco só teve o time completo mais de uma hora depois do horário marcado para o começo da partida. Pois o Andaraí, demonstrando fair play, preferiu esperar. Reza uma das lendas mais folclóricas da história do futebol que o ponta Arubinha, revoltado com a goleada, entrou escondido em São Januário e enterrou um sapo no gramado do estádio, rogando uma praga para o Vasco ficar 12 anos, um por cada gol, sem conquistar títulos. O Vasco amargou sete campeonatos em jejum, só voltando a ganhar o Carioca em 1945, quando o Andaraí nem participava mais do Carioca."
Dez anos depois desta goleada sofrida pelo Andarahy, foi a vez do nosso simpático "Cantusca" ser impiedosamente massacrado pelo Vasco.
Jogando em São Januário, em 6 de setembro de 1947, o Vasco venceu o Canto do Rio pelo placar de quatorze a um (Vasco 14 x 1 Canto do Rio).
Este é o maior placar entre times profissionais, no Rio de Janeiro, até hoje.
Tem gente que me pergunta por que optei pelo Vasco para torcer. Preciso explicar? Na década de 1940, o "Expresso da Vitória" era o grande vencedor.
Aos 7 anos, portanto em 1947, quando comecei a acompanhar o futebol carioca, o Gigante da Colina tinha um timaço. Entre outros feitos, neste ano ganhou do poderoso Arsenal, da Inglaterra, por um a zero, com gol do Nestor.
Só para arrematar, embora nada tenha a ver com futebol, nasci no bairro do Andaraí, na Rua Ferreira Pontes, em 1940, às 9:45 h de um lindo domingo de sol, segundo registros.
Nota do blog manager: não consegui apurara a grafia correta do nome do jogador. Encontrei Don Don, Don-Don e Dondon.