30 de janeiro de 2022

Resgatado pelo poeta popular

 

Resgatado por Ney Lopes e consagrado nas vozes de Dudu Nobre e Zeca Pagodinho, cada qual a seu estilo, o zagueiro Don-Don* jogou no Andaraí.

O samba, sucesso merecido, pode ser apreciado no YouTube, na interpretação de seu autor - Ney Lopes - e do Dudu Nobre, que além de cantor é também ele bom compositor.

Quando Niterói se grafava Nictheroy, o nome do bairro da zona norte carioca era escrito na forma Andarahy.

Andarahy Athletico Club
O Andarahy A.C. desapareceu do cenário, em boa parte, pela sonora goleada sofrida para o Vasco, em partida válida pelo Campeonato Carioca de 1937. O jogo terminou 12X0 para o Vasco.

Vejam mais detalhes colhidos em NetVasco (https://www.netvasco.com.br/news/noticias14/44810.shtml):

"No dia 28 de dezembro de 1937, o Vasco goleou o Andaraí por 12 a 0 nas Laranjeiras. O jogo, na prática, deveria ter sido ganho por WO pelo Andaraí, pois o táxi que levava um grupo de jogadores cruzmaltinos para o campo do Fluminense sofreu um acidente, e o Vasco só teve o time completo mais de uma hora depois do horário marcado para o começo da partida. Pois o Andaraí, demonstrando fair play, preferiu esperar. Reza uma das lendas mais folclóricas da história do futebol que o ponta Arubinha, revoltado com a goleada, entrou escondido em São Januário e enterrou um sapo no gramado do estádio, rogando uma praga para o Vasco ficar 12 anos, um por cada gol, sem conquistar títulos. O Vasco amargou sete campeonatos em jejum, só voltando a ganhar o Carioca em 1945, quando o Andaraí nem participava mais do Carioca."

Dez anos depois desta goleada sofrida pelo Andarahy, foi a vez do nosso simpático "Cantusca" ser impiedosamente massacrado pelo Vasco.

Jogando em São Januário, em 6 de setembro de 1947, o Vasco venceu o Canto do Rio pelo placar de quatorze a um (Vasco 14 x 1 Canto do Rio).

Este é o maior placar entre times profissionais, no Rio de Janeiro, até hoje.

Tem gente que me pergunta por que optei pelo Vasco para torcer. Preciso explicar? Na década de 1940, o "Expresso da Vitória" era o grande vencedor. 

Aos 7 anos, portanto em 1947, quando comecei a acompanhar o futebol carioca, o Gigante da Colina tinha um timaço. Entre outros feitos, neste ano ganhou do poderoso Arsenal, da Inglaterra, por um a zero, com gol do Nestor.

Só para arrematar, embora nada tenha a ver com futebol, nasci no bairro do Andaraí, na Rua Ferreira Pontes, em 1940, às 9:45 h de um lindo domingo de sol, segundo registros.

Nota do blog manager: não consegui apurara a grafia correta do nome do jogador. Encontrei Don Don, Don-Don e Dondon.

28 de janeiro de 2022

DJOKOVID

 

Não, não errei o nome do tenista. Este é o apelido dele depois de insistir em não se vacinar.

Impedido de disputar o primeiro Grand Slam do ano, na Austrália, esperneou, fez beicinho, bateu o pé, mas como estava num país sério acabou fora mesmo.

Cada vez mais me convenço de que o homem, como regra geral, fica abaixo de sua obra, de seu talento. Para não me alongar cito Woody Allen e Pablo Picasso.

O cara joga muito tênis nos dois sentidos: quantidade e qualidade. Uma pena ser um obscurantista.

Não pretendo comparar o tenista com o nosso presidente, porque seria desigual e humilhante para o sérvio que é disparado competente no que faz. Já o Jair Messias é absoluta e definitivamente incompetente, despreparado.

Um presidente não pode renunciar à ciência, não pode negligenciar com a vida de seus governados.

É imperdoável, inadmissível, afrontar a cultura do país que é a de acreditar, confiar e disponibilizar as vacinas existentes.

Lembro de ser obrigatório tomar a vacina no colégio, na década de 1940. A marquinha que ficava no braço, como discreta cicatriz, era um insígnia.

Quando se pretendia dizer que alguém era responsável por seus atos dizíamos que o fulano era maior e vacinado.

Os mais jovens há mais tempo hão de lembrar, seja da vacinação nas escolas, seja do dito popular.

Os avós deste país, como eu, tomamos as vacinas então disponíveis e mais tarde levamos nossos filhos para vacinar; estes filhos, agora sendo pais, com absoluta certeza fizeram o mesmo com seus filhos; e estes, agora adultos e chegando a paternidade ou maternidade, deverão fazer o mesmo. Vacina é indispensável a despeito de opiniões (palpites sem fundamento) contrárias.

Já o atleta, admirado por milhares de pessoas mundo afora, perdeu uma enorme oportunidade de ser um espelho também no que respeita ao senso comum, a questão sanitária no planeta.

Acho que a rebeldia do Novak Djokovic é inimputável, quanto a negação da vacina,  mas a omissão, o descaso, o negacionismo do Jair Mssias é crime, e como tal há de um dia, quando ele virar um reles cidadão comum, pagar pelo que está fazendo.

Ou Deus é uma abstração, criação do homem para limitar o livre arbítrio.

27 de janeiro de 2022

On and off


Notícias recentemente veiculadas dão conta de duas boas providências (ambas tardias). A primeira é o início das obras no prédio do antigo cinema Icaraí, que passará a abrigar a Orquestra  Sinfônica Nacional da UFF.

As obras terão início ainda  no primeiro semestre e serão custeadas com recursos da PMN.



Outra importante retomada de obra, esta com recursos da UFF (cerca de 25 milhões), será no prédio, hoje um esqueleto, que abrigará a Faculdade de Medicina. Postremo.

https://www.uff.br/?q=noticias/08-11-2018/uff-conquista-recursos-para-conclusao-de-novo-predio-da-medicina


Lula em conversas alude que Jesus foi penalizado ao lado de dois ladrões: Dimas e Gestas. 

Tela de Paolo Veronese

A ideia é compara-lo ao bom ladrão que, finalmente, acabou santo da igreja católica. Trata-se de São Dimas.

Salário-mínimo sem aumento, com mera reposição da inflação; pensionistas e aposentados igualmente sem aumento;  universidades sem verbas, mas há dinheiro para emendas parlamentares (10,5 bilhões), emendas de bancada (5,7 bilhões) e emendas do relator (16,2 bilhões - orçamento secreto); e também para o fundo partidário, no importe de 5,7 bilhões.

Parece que estamos vivendo num padrão alemão.

Façam a conta do tamanho da grana. Concedo o benefício da dúvida quanto ao lado benéfico no caso das emendas individuais, muitas delas destinando recursos para obras úteis e necessária nos redutos eleitorais dos parlamentares.

O culpado por esta orgia orçamentária tem nome e sobrenome: Jair Messias Bolsonaro. Mas como, pergunta você, se é o parlamento que aprova o orçamento?

E quem é que foi para a cama com o Centrão, para evitar seu impeachment e para ajudar sua reeleição?

Jair abriu o cofre para garantir sua reeleição, mesmo contra opinião de seu ministro da economia.

Teto de gastos? Abstração legal.

No terreno da economia, especialmente em NIterói, vale registrar. O comércio local vendeu, em 2021,  30% menos do que no ano de 2020.

Entretanto no setor de farmácias e drogarias houve um crescimento no faturamento da ordem de 7%.

Aliás sabem quantas drogarias temos na cidade? São 275.

26 de janeiro de 2022

Inimigos do homem-morcego

 


Batman

Incorporado à lista de inimigos do Homem-Morcego, Bolsonaro faz de tudo para superar os demais. Através de decreto liberou a exploração das cavernas para fins de obras naqueles habitats dos Chiropteras.

Coringa

Já ameaçou as emas com cloroquina e agora tenta a extinção dos morcegos entregando as cavernas à sanha de oportunistas  contrários a conservação do meio ambiente.

Dane-se a ciência, danem-se as terras indígenas, dane-se o serrado, dane-se o pantanal, para que uma mata amazônica tão grande?  A política é devastadora, "fazer passar a boiada", como no dizer do Salles. Liberar tudo para mineradores, madeireiros, ruralistas.

O homem não é inimigo apenas das emas e dos morcegos, ele é inimigo do ser humano que não o apoia.

Jardins do Alvorada

Leiam:

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/01/decreto-de-bolsonaro-libera-destruir-caverna-para-construir-empreendimento.shtml


https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade/decreto-de-bolsonaro-libera-destruicao-de-cavernas-e-pode-agravar-risco-de-pandemias,c10e7bef342a08f4865aee14d039565em605ze90.html


24 de janeiro de 2022

Revendo erros ...

 


Reflita. Releia a frase acima. Ela diz alguma coisa para você?

Quanto a mim, não errei. O que já fiz, admitindo erro (paradoxo), foi um erro maior.

Vejo muita gente se dizendo arrependida de ter votado no Bolsonaro. Assim como já fiz e me penitencio (agora). Penitência de ter dito que errei, não de ter errado.

Estava arrependido ... mas sem razão. Como errei se atingi o objetivo? Por isso venho desdizer o que disse, ou melhor - escrevi - alhures.

Acertei ao votar no mito. Creiam, o alucinado que está poder foi adjetivado de mito em certo momento. Não cheguei a tal ponto de idiotice, mas enxerguei nele a solução para um mal maior.

Votei nele nos dois turnos e não tenho a desculpa de alguns que afirmam ter votado no Ciro no primeiro turno. 

As diferenças agora são essencialmente duas. Primeiro: não há diferença entre Lula e Jair Messias. São farinha do mesmo saco, em TODOS os aspectos. Segundo: Lula foi preso, ficou inelegível, foi vergastado (simbolicamente). O negacionista, não. AINDA.

No parágrafo anterior escrevi que não vejo diferença entre os dois polos desta eleição que se aproxima. Seriam - e são - farinha do mesmo saco.

Inclusive no respeitante à honestidade. São igualmente corruptos. As rachadinhas, um dia, serão apuradas seriamente e com o rigor da lei,

Mas como se assemelham se um foi denunciado, indiciado, julgado, condenado e cumpriu parte de sua pena e o outro (biltre, canalha, patife), AINDA não foi julgado, condenado e preso?

Teremos que aguardar o fim de seu mandato e da imunidade do cargo. Sem as barreiras Lira, Aras, et caterva,  veremos o que irá suceder.

Como dito pelo humorista: honesto é aquele que anda não foi apanhado em flagrante.

Mas o tempo é o senhor...


Há uma falha na assertiva acima, ele não se ferra sozinho. O bolsonarista, assim como o cara que recusa vacina, é nocivo para toda a coletividade porque transmite e perpetua a doença.


PS: nos últimos dois meses o acesso diário ao blog mais que duplicou. Ou tem mais anti-Bolsonaro do que eu pensava, ou são os órgãos de inteligência que passaram a monitorara-lo.

Perdi o tesão de criticar o negacionista abominável que está no poder, porque a cada dia ele se supera e perpetra em atos e palavras irresponsáveis, suas idiotices cada vez mais desprezíveis, suas sandices inimagináveis, e sou incapaz de encontrar palavras para açoita-lo vernaculamente, rechaçar, vergastar seus delírios.

Bem, a verdade é a seguinte: minhas críticas, de pouco poder de penetração, pouca credibilidade e força suasória, são absolutamente desnecessárias. Ele se encarrega de dissolver, derreter sua candidatura. Sessenta por cento de rejeição nem o Demo. Para um Messias então ...

Sabe o dito popular? Dê bastante corda ao tolo e ele se enforca.

20 de janeiro de 2022

Vascaíno, simpatizante dos gunners

 



Mesmo aqueles que não acompanham este espaço virtual desde sua entrada no ar, em novembro de 2009, sabem de minha simpatia pelo Arsenal.

Já registrei aqui várias vezes em diferentes momentos. E expliquei o porquê.

Não tenho a pretensão  de converter ou convencer ninguém, quem quer que seja, a torcer pelos gunners, mas ouso sugerir àqueles que, estando em Londres ou planejando ir a capital inglesa, que reservem um par de horas para uma visita guiada (tour) ao Emirates Stadium e suas dependências.

Quem sabe comer alguma coisa no bar/restaurante, comprar alguma coisa na boutique e visitar a sala de troféus.




Você poderá comprar camisa, calção, boné, caneca, cachecol, agasalho, chaveiro e mais uma infinidade de itens com o escudo do clube que, mesmo não sendo o maior conquistador de títulos da Premier League tem  feitos bonitos que enriquecem sua história.

Como um título invicto e inédito, na temporada 2002/2003.

Durante os 22 anos consecutivos (1996-2018) nos quais a equipe foi dirigida pelo Arsène Wenger, ténico francês, dava gosto de ver jogar.

A critica chamava o futebol do Arsenal de "boring boring". Anos depois o Guardiola foi enaltecido pelo estilo semelhante que implantou no Barcelona.

Pela qualidade do futebol apresentado, técnico, mas sem obter grandes resultados, assim como a seleção brasileira de 1982, que encantou o mundo, mas não conquistou título.




Voltando ao tema, não sei se o Emirates é a maior e mais moderna "arena" do mundo, pois muitas outras foram construídas ou estão em fase de remodelação e ampliação, atualmente, como  o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, com orçamento de 575 milhões de euros.

Mas ainda é um exemplo a ser copiado. Tem atrações para homens, mulheres e crianças, aficionados ou não, por futebol.

18 de janeiro de 2022

Transtorno psiquiátrico, não!

 

Digam o que bem pensam, sem benefício da dúvida, porque sempre haverá  uma razoável possibilidade de acerto na sua opinião,  e também asserção na sua afirmativa.

Com efeito o cara é obscurantista, terraplanista, e tem desprezo por aqueles que não babam seus ovos, vistos como inimigos.

Não basta rejeitar sua candidatura, há que rechaçar, açoitar, desprezar com veemência. Ele tem entre 55 e 60% de rejeição. Quando atingir 75% estaremos todos imunizados. Não haverá risco de reeleição.

Só peço, suplico, que não aventem a hipótese de transtorno psiquiátrico, pois isto irá favorece-lo quando, sem a imunidade do cargo, tiver que responder por seus delitos.

Admitindo esta possibilidade, de transtorno psíquico, você estará eximindo-o de todos os crimes praticados.

Não vamos dar ele esta válvula de escape. Ele é como é de forma consciente, premeditada, planejada. Ele é uma pessoa sem noção, sem espírito humanitário, só enxerga o próprio umbigo, ou seja, é um ser desprezível.

Estou começando a duvidar da sanidade mental, da sensatez dos que, AINDA, o apoiam. Parentes e amigos, pouquíssimos, acautelem-se. Vocês são vetores de um vírus mais nocivo do que o Coronavirus.

Deixei de frequentar e me afastei de velho amigo, padrinho de casamente, porque convidado para um jantar na casa dele, com a presença do Roberto Jefferson teria que cumprimentar o então deputado.

A ciência, a academia, instituições que o Jair despreza, precisam desenvolver um vacina contra os eflúvios dele. Influência maligna. Deletéria.

16 de janeiro de 2022

Será o último de Woody Allen?

 



Se for, será uma pena. Mas como só os diamantes são eternos ...

O filme "O Festival do Amor", último roteirizado e dirigido por Woody Allen, chegou as salas de cinema, no Brasil.

Ambientado na cidade basca de San Sebastian, durante o festival espanhol de cinema, pela critica tem ares de ser a última obra do festejado, por uns uns, e demonizado por outros cinéfilos e apaixonados por cinema em geral, creio que mais em função de sua vida privada o que pela obra.

Roteirista, diretor e ator, Allen realizou filmes inesquecíveis. Seus filmes têm analise do comportamento humano, critica de hábitos e costumes, humor fino, ironias, tudo com inteligência.

Andou filmando pelo mundo e retornou à Espanha onde já realizou Vicky   Cristina Barcelona.


Houve torcida, expectativa e esperança de que viesse ao Brasil e aqui filmasse. Parece não ter passado de sonho de alguns.

Sinopse abaixo, pinçada na rede mundial, eis que não assisti.

Mort Rifkin e sua esposa Sue viajam para a Espanha para acompanhar o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. Na cidade, Mort passa a desconfiar que Sue pode estar tendo um caso com um atraente cineasta francês.

Data de lançamento: 6 de janeiro de 2022 (Brasil)

Diretor: Woody Allen

Roteiro: Woody Allen

14 de janeiro de 2022

ENCHENTES

As imagens dos telejornais, desde alguns dias, nos revelam os estragos causados na Bahia, em Minas Gerais e algumas cidades de nosso Estado, decorrentes de fortes chuvas.

Perdas materiais recuperáveis e de vidas humanas irreparáveis. Desabrigados e desalojados momentâneos contam-se aos milhares.

A propósito podem colocar no rol das fake news a presença do débil mental, que ajudei a chegar ao poder, nas áreas atingidas. Se arrependimento matasse, seria um homem morto e sepultado faz tempo.

A imagem que a milícia digital fez circular, com Jair viajando para a Bahia era de arquivo, eis que referente a outro evento. Trata-se de um omisso assumido. 

Mas voltando as fortes chuvas e inundações, não precisei de imagens de noticiários para constatar estragos e prejuízos.

A rua onde se localiza o prédio em que resido, no Ingá, foi alvo de intervenção da prefeitura. Foram gastos alguns milhões de reais e o projeto não foi cumprido. 

A propósito o que seria mais importante foi ignorado no projeto: acabar com alagamentos.

Num certo trecho a rua Paulo Alves recebe águas que descem das rua São Sebastião, Fagundes Varela e Casemiro de Abreu, trazendo lixo e muita terra. Há anos o problema se repete mesmo quando as chuvas não são tão intensas como as da semana passada.

A imagem no vídeo a seguir, obtido na rua Presidente Prudente, aqui pertinho, dá uma ideia do que acontece também em outras ruas do bairro, inclusive a supramencionada Dr. Paulo Alves.

O fato acontece frequentemente diante de meus olhos, ao vivo e em tempo real; não vejo apenas na via eletrônica que veicula vídeos feitos alhures.



11 de janeiro de 2022

Antonio Barra Torres

 Médico, contra-almirante, presidente da Anvisa, rebate Jair, capitão de araque.


                                   https://www.youtube.com/watch?v=pwQ5L4yH4Yg

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, emitiu uma nota na noite deste sábado (8) na qual rebateu as falas feitas recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a campanha de vacinação contra a Covid-19.

Na quinta-feira (6), um dia depois de o governo federal anunciar o cronograma de imunização infantil contra a Covid-19, Bolsonaro concedeu uma entrevista à TV Nova Nordeste, de Pernambuco, e acusou técnicos da Anvisa de terem “interesse” por trás da imunização. Disse também que não irá vacinar sua filha, de 11 anos.

“E você vai vacinar seu filho contra algo que o jovem por si só,, uma vez pegando o vírus, a possibilidade de ele morrer é quase zero? O que é que está por trás disso? Qual é o interesse da Anvisa por trás disso aí? Qual é o interesse daquelas pessoas ‘taradas por vacina’? É pela sua vida? É pela sua saúde? Se fosse estariam preocupados com outras doenças do Brasil, que não estão”, criticou Bolsonaro.

Na nota divulgada neste sábado, Barra Torres afirmou que não cometeu atos de corrupção. “Vou morrer sem conhecer riqueza, senhor presidente. Mas vou morrer digno. Nunca me apropriei do que não fosse meu e nem pretendo fazer isso, à frente da Anvisa. Prezo muito os valores morais que meus pais praticaram e que pelo exemplo deles eu pude somar ao meu caráter.”

Barra Torres também desafiou Bolsonaro a determinar investigação caso tenha conhecimento de indícios de irregularidades na agência. “Se o senhor dispõe de informações que levantem o menor indício de corrupção sobre este brasileiro, não perca tempo nem prevarique, senhor presidente. Determine imediata investigação policial sobre a minha pessoa, aliás, sobre qualquer um que trabalhe hoje na Anvisa, que com orgulho eu tenho o privilégio de integrar”, afirmou.

Por fim, Barra Torres pediu a Bolsonaro que se retrate caso não comprove nenhuma irregularidade na Anvisa. “Agora, se o senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate. Estamos combatendo o mesmo inimigo e ainda há muita guerra pela frente. Rever uma fala ou um ato errado não diminuirá o senhor em nada. Muito pelo contrário”, concluiu.

 

Barra Torres rebateu insinuações feitas por Bolsonaro: "qual o interesse da Anvisa por trás disso aí?". O diretor-presidente da agência negou ter qualquer interesse obscuro na imunização de crianças e cobrou uma retratação por parte do chefe do governo federal.

Para Paulo Pimenta - deputado -  em outras palavras, Barra Torres chamou Bolsonaro de corrupto, entre outros. "Essa nota do Barra Torres é a maior humilhação sofrida por um presidente da República, no exercício do cargo, na história política do Brasil. O comandante em chefe das Forças Armadas, Capitão Cloroquina, foi chamado de corrupto, ladrão, covarde, sem caráter, falso cristão, etc".

 

https://www.brasil247.com/regionais/sul/resposta-de-barra-torres-a-bolsonaro-e-a-maior-humilhacao-de-um-presidente-da-republica-na-historia-diz-paulo-pimenta


https://www.metropoles.com/brasil/presidente-da-anvisa-reage-a-criticas-de-bolsonaro-e-cobra-retratacao

9 de janeiro de 2022

MERKEL

 

A edição de 19.12.2021 d'O Globo, veiculou longa matéria (página 32) dando conta da eleição (escolha) de Angela Merkel como  "Personagem Mundial GDA",

Agora disponível no mercado, a ex-chanceler da Alemanha deveria ser convencida a fazer um  "frila" (freelancer) e assumir a condução do nosso pais pelo menos por um mandato.

Se ela topasse faríamos uma emenda na Constituição para viabilizar, legalizando, a terceirização.

No Condomínio onde resido fizemos alteração na Convenção a fim e permitir que o síndico seja terceiro qualquer. Com pleno sucesso.

Ao longo de 16 anos, como chanceler da Alemanha, Merkel tornou-se uma das pessoas mais influentes do mundo. Por que será?

Notícias/matérias sobre ela:


https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/10/22/angela-merkel-e-aplaudida-de-pe-em-sua-ultima-cupula-europeia.ghtml

https://oglobo.globo.com/mundo/paris-sem-torre-eiffel-merkel-recebe-homenagem-e-aplaudida-de-pe-em-sua-ultima-cupula-europeia-1-25247081


MUNDOEUROPA

'Paris sem a Torre Eiffel': Merkel recebe homenagem e é aplaudida de pé em sua última cúpula europeia

Chefes de Estado e governo não pouparam elogios à chanceler alemã, que se despede do cargo após 16 anos; ex-presidente americano Barack Obama também se manifestou em vídeo.
Angela Merkel é aplaudida de pé em sua última cúpula europeia; Obama manda vídeo de despedida
A líder da Alemanha participa de um encontro de cúpula da União Europeia pela 107ª vez. Após 16 anos no poder, ela deve deixar a chancelaria alemã em breve.

Por g1

 

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/10/22/interna_internacional,1316104/merkel-e-aplaudida-de-pe-em-sua-ultima-cupula-europeia.shtml


BRUXELAS

Merkel é aplaudida de pé em sua última cúpula europeia


22/10/2021 09:10



Os líderes europeus ovacionaram de pé a chanceler alemã Angela Merkel, nesta sexta-feira (22), no início da cúpula em Bruxelas, que será sua 107ª e última, após 16 anos no poder - informaram fontes próximas.

7 de janeiro de 2022

Ano novo, vida nova.

 

Inicie sua atividade profissional num local e espaço adequados ao seu ramo. O centro da cidade.

Se contador, próximo à Secretaria da Receita e  da Secretaria Municipal de Finanças. E do prédio da PMN.

Se advogado, praticamente a uma quadra do prédio das serventias cíveis e criminais. Próximo também das varas federais e a duas quadras do foro trabalhista. 

A sala está parcialmente mobiliada, mas neste particular dá para negociar.

Presta-se a outras atividades, posto que no prédio trabalham médicos, dentistas, protético, despachantes ...





Telefone e marque visita.

3 de janeiro de 2022

MEDITAÇÃO e YOGA

Está na hora de você levar a cabo suas promessas, os compromissos assumidos com você mesmo de neste ano parar de fumar, fazer regime, matricular-se numa academia e/ou praticar yoga.


Então mexa-se, descarte o maço de cigarro, deixa de preguiça e procure  o espaço Dharma Bhümi, instalado no grupo 713, do Center IV, prédio localizado na Rua Gavião Peixoto, 182, em Icaraí. Próximo do Campo de São Bento.


Livre-se do stress, ou minimize seus efeitos danosos, praticando yoga e/ou meditação.

Espaço Dharma Bhümi

Se preferir acesse o site cujo link está a seguir 
http://www.dharmabhumi.com.br/, para maiores informações, ou telefone para 97008-5889 para se informar melhor.


Uma vez ao mês, você terá, facultativamente, a opção de praticar ao ar livre, em recanto sossegado da praia da Boa Viagem por detrás do MAC. Vide foto de evento realizado no ano passado.




Ajude-se a ter uma vida com corpo e mente em equilíbrio.