Estão sendo comemorados os 20 anos do gol histórico de Petkovic contra o Vasco.
Para ser campeão o Flamengo precisava ganhar com uma diferença de dois gols. O jogo estava no 43º minuto da etapa final e houve uma falta, contra o Vasco, na cabeça da área.
Todos conhecíamos a destreza, a habilidade, do jogador sérvio. Naquele dia, especialmente, ele não estava com os pés calibrados. Já havia cobrado duas faltas e as colocou muito longe do alvo.
Mas aquela falta, cobrada com maestria, resultou em gol, malgrado o esforço do goleiro Helton para alcançá-la na forquilha esquerda de sua meta.
O goleiro Andrada também se empenhou para impedir que o milésimo gol do "Rei" fosse marcado justo contra o Vasco, seu clube de coração.
Mas embora Andrada, assim como Helton, quase alcançara a bola e praticado defesa que iria para a história do futebol, Pelé finalmente, depois de enorme expectativa e ansiedade conseguiu alcançar o feito inédito.
Veja o lance, a cobrança de Pelé e a festa no gramado. Observem que os 70.000 torcedores no Maracanã, em sua maioria vascaínos Vasco, pediram que ele cobrasse, e comemoraram o gol que daria a vitória ao Santos por 2x1.
Pelé estava acima e além das paixões clubísticas.
Helton e Andrada foram dois dos maiores goleiros que o Vasco já teve. Quase que ambos se consagraram fazendo defesas que entrariam para a história, ao invés dos gols marcados, que celebrizaram Pelé e Petkovic.