29 de novembro de 2025

Deus existe? Perguntei ao Chat GPT. Vejam a resposta.

 Perguntei:

Seria possível escrever um texto questionando a existência de Deus, de forma respeitosa e com fundamentos aceitáveis?

O ChatGPT disse:

Claro — aqui está um texto que questiona a existência de Deus de forma respeitosa, fundamentada e equilibrada:


Um olhar reflexivo sobre a existência de Deus

A questão sobre a existência de Deus acompanha a humanidade desde seus primórdios. Trata-se de um tema profundamente ligado à cultura, à espiritualidade e à identidade de inúmeros povos. Questioná-lo, portanto, não é um gesto de desrespeito, mas um exercício legítimo de reflexão — algo essencial para o desenvolvimento humano. É possível duvidar e, ao mesmo tempo, reconhecer o valor das crenças daqueles que encontram em Deus conforto, propósito e direção.

Do ponto de vista filosófico, muitos pensadores argumentam que a existência de Deus não pode ser comprovada empiricamente. A ciência, baseada na observação e na testabilidade, não dispõe de ferramentas para validar ou invalidar uma entidade transcendente. Alguns veem nesse limite uma razão para suspensão de crença: se algo não pode ser evidenciado, seria racional manter uma postura de cautela. Outros, como David Hume, sugerem que fenômenos frequentemente atribuídos a Deus podem ser explicados por causas naturais ou desconhecidas sem necessidade de recorrer ao sobrenatural.

Sob uma perspectiva histórica, observa-se que a humanidade desenvolveu milhares de deuses ao longo dos milênios, cada qual moldado por contextos sociais e culturais específicos. Esse fato leva alguns a questionar se a noção de divindade não seria, ao menos em parte, uma construção humana destinada a explicar o desconhecido ou oferecer sentido a condições desafiadoras da existência.

Há também o argumento do sofrimento no mundo. A presença do mal, da dor aparentemente injusta e de tragédias que acometem pessoas inocentes tem sido interpretada como um desafio à ideia de um Deus simultaneamente onipotente, onisciente e benevolente. Embora teólogos ofereçam respostas — como o livre-arbítrio ou a impossibilidade de uma vida sem adversidades —, o problema permanece como uma das questões centrais que movem o debate.

Essas reflexões, no entanto, não pretendem negar a fé alheia. Para muitos, Deus é uma experiência íntima, inacessível a métodos científicos, mas real no plano emocional, moral e espiritual. Questionar a existência de Deus, portanto, não significa atacar quem crê, mas apenas explorar um tema que faz parte da busca humana por sentido e compreensão.

Em última análise, a pergunta sobre Deus talvez diga menos sobre a divindade em si e mais sobre nossa condição humana. A dúvida, a fé e a investigação coexistem — e talvez seja justamente essa tensão que enriquece nossa jornada intelectual e espiritual.


Se quiser, posso adaptar o texto para um estilo mais formal, mais poético, mais argumentativo ou mais conciso. Quer alguma versão alternativa?

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28 de novembro de 2025

Lei nº 15.263, de14 de novembro de 2025

                             Legislação

Legislação Informatizada - LEI Nº 15.263, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2025 - Publicação Original, no Diário Oficial da União - Seção 1, de 17/11/2025.

LEI Nº 15.263, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2025

Institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de todos os Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

     O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
     Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

     
Art. 1º Esta Lei institui a Política Nacional de Linguagem Simples, com os objetivos, os princípios e os procedimentos a serem observados pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de todos os Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em sua comunicação com a população.

     Art. 2º Fica instituída a Política Nacional de Linguagem Simples, a ser observada pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, com os seguintes objetivos:

     I - garantir o uso pela administração pública da linguagem simples, definida no art. 4º desta Lei, em sua comunicação com o cidadão;

     II - possibilitar que os cidadãos consigam encontrar, entender e usar as informações publicadas pelos órgãos e entidades da administração pública;

     III - reduzir a necessidade de intermediários na comunicação entre o poder público e o cidadão;

     IV - reduzir os custos administrativos e o tempo gasto com atividades de atendimento ao cidadão;

     V - promover a transparência ativa e o acesso à informação pública de forma clara;

     VI - facilitar a participação popular e o controle social da gestão pública;

     VII - facilitar a compreensão da comunicação pública pelas pessoas com deficiência.

     Art. 3º São princípios da Política Nacional de Linguagem Simples:

     I - foco no cidadão;

     II - transparência;

     III - facilitação do acesso dos cidadãos aos serviços públicos;

     IV - facilitação da participação popular e do controle social pelo cidadão;

     V - facilitação da comunicação entre o poder público e o cidadão;

     VI - facilitação do exercício do direito dos cidadãos.

     Art. 4º Para fins desta Lei, considera-se linguagem simples o conjunto de técnicas destinadas à transmissão clara e objetiva de informações, de modo que as palavras, a estrutura e o leiaute da mensagem permitam ao cidadão facilmente encontrar a informação, compreendê-la e usá-la.

     Art. 5º A administração pública obedecerá às técnicas de linguagem simples na redação de textos dirigidos ao cidadão, tais como:

     I - redigir frases em ordem direta;

     II - redigir frases curtas;

     III - desenvolver uma ideia por parágrafo;

     IV - usar palavras comuns, de fácil compreensão;

     V - usar sinônimos de termos técnicos e de jargões ou explicá-los no próprio texto;

     VI - evitar palavras estrangeiras que não sejam de uso corrente;

     VII - não usar termos pejorativos;

     VIII - redigir o nome completo antes das siglas;

     IX - organizar o texto de forma esquemática, quando couber, com o uso de listas, tabelas e recursos gráficos;

     X - organizar o texto a fim de que as informações mais importantes apareçam primeiramente;

     XI - não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas, ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008.

     XII - redigir frases preferencialmente na voz ativa;

     XIII - evitar frases intercaladas;

     XIV - evitar o uso de substantivos no lugar de verbos;

     XV - evitar redundâncias e palavras desnecessárias;

     XVI - evitar palavras imprecisas;

     XVII - usar linguagem acessível à pessoa com deficiência, observados os requisitos de acessibilidade previstos na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência);

     XVIII - testar com o público-alvo se a mensagem está compreensível.

     Art. 6º Nos casos em que a comunicação oficial se destinar a comunidades indígenas, além da versão do texto em língua portuguesa, deverá ser publicada, sempre que possível, versão na língua dos destinatários.

     Art. 7º (VETADO).

     Art. 8º Caberá aos Poderes de cada ente federativo definir diretrizes complementares e formas de operacionalização para o devido cumprimento desta Lei.

     Art. 9º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

     Belém, 14 de novembro de 2025; 204º da Independência e 137º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Esther Dweck
Enrique Ricardo Lewandowski
Jorge Rodrigo Araújo Messias
 

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União - Seção 1 de 17/11/2025

 www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-15.263-de-14-de-novembro-de-2025-669256398

27 de novembro de 2025

Espíritos se manifestam na via virtual

A Inteligência Artificial (IA) já está sendo usada em larga escala, para os mais diferentes fins - idôneos e fraudulentos - o que é preocupante.

Segundo entreouvido, já é possível conversar com ente querido, falecido há anos, vendo sua imagem e ouvindo sua voz, bastando para tanto que existam registros sonoros e visuais dele no chat consultado.

Há anos, uma trucagem, colocou Nat King Cole (então já falecido), num dueto com sua filha Natalie Cole, interpretando a canção "Unforgettable".

"A gravação do dueto póstumo de Natalie Cole com seu pai, Nat King Cole, na música "Unforgettable", foi realizada em 1991, utilizando-se de tecnologia de estúdio para combinar a voz previamente gravada de Nat King Cole com a performance vocal de Natalie Cole. 

O processo envolveu:

Isolamento da voz original: A voz de Nat King Cole foi extraída de uma de suas gravações master originais da música, que ele havia gravado em 1951 (embora a versão mais conhecida seja de 1961).

Gravação da nova faixa: Natalie Cole gravou sua própria parte vocal, criando um novo arranjo musical que se harmonizava com a gravação original do pai.

Mixagem: As duas faixas vocais (a original de Nat King Cole e a nova de Natalie Cole) foram então mixadas digitalmente para criar a ilusão de um dueto, como se estivessem cantando juntas no mesmo estúdio. 

Essa abordagem foi pioneira na época e resultou em um grande sucesso comercial e de crítica, rendendo a Natalie Cole um Grammy de Álbum do Ano pelo disco Unforgettable... with Love, que vendeu milhões de cópias. A canção se tornou um marco tecnológico e emocional, celebrando a memória de Nat King Cole de uma forma inovadora." (Com auxílio de IA).

Vejam e ouçam:


Penso que agora, com o avanço tecnológico, sobretudo na área de inteligência artificial, tais truques sejam brincadeira de  criança.

26 de novembro de 2025

Despreparo, malícia, chantagem emocional, ou má-fé?

https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/11/25/general-heleno-preso-militar-de-78-anos-so-pode-ficar-em-unidade-na-qual-comandante-tenha-precedencia-hierarquica.ghtml

Este link acima remeterá você para uma matéria cujo título está abaixo:

“Política

General Heleno preso: militar de 78 anos só pode ficar em unidade na qual comandante tenha 'precedência hierárquica'.

Militar está no topo da carreira e só pode ser abrigado onde tenham outros oficiais de quatro estrelas à frente, como é o caso do Comando Militar do Planalto.”

A seguir excerto da lei de regência, citada pelo autor da matéria, com destaque para o art. 73, que trata das prerrogativas dos militares:


                                                        Presidência da República

                                                                  Casa Civil

                                                   Subchefia para Assuntos Jurídicos

                                       LEI Nº 6.880, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1980

                                                   Dispõe sobre o Estatuto dos Militares.

....................

....................

Art. 73. As prerrogativas dos militares são constituídas pelas honras, dignidades e distinções devidas aos graus hierárquicos e cargos.

        Parágrafo único. São prerrogativas dos militares:

        a) uso de títulos, uniformes, distintivos, insígnias e emblemas militares das Forças Armadas, correspondentes ao posto ou graduação, Corpo, Quadro, Arma, Serviço ou Cargo;

        b) honras, tratamento e sinais de respeito que lhes sejam assegurados em leis e regulamentos;

        c) cumprimento de pena de prisão ou detenção somente em organização militar da respectiva Força cujo comandante, chefe ou diretor tenha precedência hierárquica sobre o preso ou, na impossibilidade de cumprir esta disposição, em organização militar de outra Força cujo comandante, chefe ou diretor tenha a necessária precedência; e

        d) julgamento em foro especial, nos crimes militares.

........................

........................

Chamo a atenção para o disposto na alínea “c”, que estabelece o procedimento e não menciona, assim como no caput do artigo, porque não é o caso, que o militar há de contar 78 anos de idade. 

Entretanto, salvo melhor juízo, a forma redacional permite interpretar que o militar para ser amparado pela  prerrogativa de cumprimento de pena de prisão ou detenção somente em organização militar da respectiva Força cujo comandante, chefe ou diretor tenha precedência hierárquica sobre o preso  ... tenha 78 anos de idade.

A idade não é “conditio sine qua non”.

Se minha compreensão está correta, por que o equívoco na manchete?

Chantagem emocional: coitadinho do idoso, com 78 anos e preso em  unidade militar?

Ou foi intencional, para gerar polêmicas? E aí entraria a má-fé.

Ou, finalmente, trata-se de ignorância das normas cultas que norteiam uma redação clara, simples e objetiva?

Iguarias? Combate à desnutrição? Atividade econômica rentável?

 






A criação de escargot na França, embora tradicional, é hoje feita predominantemente com a importação de caracóis, principalmente de países do leste europeu, pois a produção local é limitada e os custos de mão de obra são altos. O processo de criação em si é manual e trabalhoso, exigindo cuidados com o ambiente, que deve ser úmido e sombreado, e uma alimentação controlada, com vegetais, cereais e farelos. Após o período de engorda, os caracóis são colhidos e passam por um processo de purga, limpeza e cozimento antes de serem preparados para o consumo. 
•  Ciclo reprodutivo: Os caracóis são hermafroditas, mas precisam de um parceiro para acasalar e botar ovos em locais específicos, que são então coletados e incubados para a próxima etapa.
•  Ambiente: O ambiente de criação deve ser protegido do sol excessivo e ter áreas sombreadas com madeira para o abrigo dos animais. Sistemas de nebulização de água são usados para manter a umidade e a temperatura adequadas.
•  Alimentação: A dieta é feita com vegetais, frutas, cereais, farelos e farinhas especiais. A qualidade da alimentação impacta diretamente o sabor da carne.






"Com produção anual que ultrapassa 1 milhão de toneladas e fazendas especializadas em escala industrial, a criação de rãs na China revela como manejo contínuo, reprodução acelerada e tecnologia simples transformaram o animal em um negócio gigante da proteína asiática.

Em várias províncias como Guangdong, Fujian, Hunan e Guangxi — tanques industriais, viveiros escavados e estruturas climatizadas formam redes de produção que operam quase sem interrupção ao longo do ano.

A força do setor não vem de megafábricas ultramodernas, mas de milhares de unidades padronizadas, capazes de multiplicar rãs em um ritmo acelerado, usando conhecimentos técnicos desenvolvidos localmente ao longo de décadas."




Com criação em escala industrial e rebanhos que passam de milhões, fazendas chinesas de pombos revelam como tecnologia simples, reprodução contínua e manejo preciso transformaram a ave em negócio gigante de proteína animal.

Com rebanhos que somam cerca de 600 milhões de aves e granjas que abrigam de 10 mil a mais de 500 mil pombos em uma única unidade, fazendas chinesas de pombos mostram como tecnologia simples, reprodução contínua e manejo padronizado sustentam um mercado multimilionário em yuans voltado ao consumo interno e às exportações para outros países asiáticos e para o Oriente Médio, com linhas de processamento que funcionam em ritmo industrial e controle rígido de padronização de carcaças, cortes e embalagens prontas para chegar ao prato do consumidor.







"Com criação em escala industrial e rebanhos que chegam a milhões, fazendas de coelhos revelam como reprodução contínua, manejo rigoroso e processamento fechado transformaram o animal em um negócio global bilionário.

As fazendas de coelhos combinam manejo rígido, alimentação padronizada e processamento automatizado para entregar carne de alto valor, rastreável do galpão ao frigorífico, em um sistema de produção pensado para volumes globais e consumidores obcecados por proteína limpa, com padrões sanitários estritos e rotina monitorada diariamente.

As fazendas de coelhos deixaram de ser apenas uma resposta ao controle de pragas para se consolidar como parte estruturada da agroindústria de proteína animal. Em modelos modernos, um único sistema pode entregar de 10 mil a 50 mil coelhos comerciais por ano, atendendo a uma demanda crescente por alimentos considerados limpos, de baixo teor de gordura e alto valor proteico.

No passado, a expansão de coelhos em países como a Austrália foi vista como um desastre ecológico, associada à destruição de plantações e à pressão sobre ecossistemas naturais."






Com controle rígido de toxinas, o baiacu japonês 2025 estreia pra dominar a aquicultura com carne premium, processamento especializado, certificação obrigatória e produção segura direto das fazendas marítimas do Japão.

Com criação semi-selvagem em mar aberto, o baiacu japonês passa por tanques controlados, gaiolas oceânicas reforçadas, monitoramento de toxinas e abate especializado com certificação obrigatória, garantindo carne premium segura, padronizada e pronta para dominar a aquicultura japonesa a partir de 2025, atendendo padrões globais de qualidade, reduzindo riscos de envenenamento.

Links:




25 de novembro de 2025

Assistência jurídica a preços módicos - R$ 19,90

 

Themis




Petições por IA

A Justiça liberou a venda de petições geradas por IA por um site, mas impôs um freio: o usuário deve ser avisado claramente de que não há orientação jurídica. Para o juiz, a prática não invade atividade privativa da advocacia. 

O juiz Federal Jhonny Kenji Kato, da 27ª vara Federal do Rio de Janeiro/RJ, manteve o funcionamento da plataforma "Resolve Juizado", entendendo que suas atividades não configuram consultoria jurídica nem exercício privativo da advocacia.

Embora tenha afastado a suspensão do serviço, o magistrado determinou que a empresa inclua avisos claros e ostensivos sobre a natureza meramente automatizada do sistema e ajuste seu conteúdo publicitário.

Entenda o caso

A ação foi proposta pela OAB/RJ contra advogado responsável pela plataforma digital Resolve Juizado, que oferece elaboração automática de petições iniciais para uso nos Juizados Especiais, mediante taxa de R$ 19,90.

Segundo a entidade, o site produzia peças com base em inteligência artificial, orientava usuários sobre documentos, locais de protocolo e estimativas de indenização - tudo sem assistência de advogado.

Para a OAB, o serviço "banalizaria" a advocacia, configuraria captação indevida de clientela, mercantilização da profissão, publicidade abusiva e prestação irregular de serviços jurídicos, em violação ao Estatuto da Advocacia e ao Código de Ética.

Além disso, sustentou que a padronização de petições poderia prejudicar usuários, gerar ações mal instruídas e sobrecarregar os Juizados Especiais. Por isso, pediu a suspensão da plataforma e indenização por dano moral coletivo.

Leia Mais

STJ: Ministro mantém no ar site que vende petições geradas por IA

Em 1º grau, a 27ª vara Federal do Rio de Janeiro acolheu o pedido da OAB e determinou a suspensão imediata das atividades da plataforma, além da retirada de seu conteúdo publicitário.

Contudo, o TRF da 2ª região, ao julgar agravo de instrumento, concedeu  efeito suspensivo, permitindo o retorno das atividades do site. Para o relator, desembargador Federal Marcelo Pereira da Silva, não ficou comprovada, em sede preliminar, a prática irregular alegada pela OAB.

Citado, o réu alegou que o sistema apenas organiza informações fornecidas pelo próprio usuário, sem análise jurídica, dentro do que a lei 9.099/95 permite pelo jus postulandi (direito da própria parte de litigar sem advogado em causas até 20 salários mínimos).

Epa! Vimos que você copiou o texto. Sem problemas, desde que cite o link: https://www.migalhas.com.br/quentes/444650/juiz-libera-site-que-vende-peticoes-por-ia-mas-impoe-aviso-ao-usuario

https://www.migalhas.com.br/quentes/444650/juiz-libera-site-que-vende-peticoes-por-ia-mas-impoe-aviso-ao-usuario?


https://www.migalhas.com.br/quentes/444650/juiz-libera-site-que-vende-peticoes-por-ia-mas-impoe-aviso-ao-usuario?_SMSL=D41CEF&U=CTA31A8A19E6D8D4FF6AE473D9EECF4C&utm_source=informativo_click&utm_medium=6084&utm_campaign=6084_

24 de novembro de 2025

O pastor evangélico também surtou?

 


Ou ele errou e foi parar na aglomeração errada? Queria ir a comício do Lula?


Link:

https://www.youtube.com/shorts/qtYFoSCy4vs

RETA : menor distância entre dois pontos

Aqui as curvas viabilizam acesso a pontos inatingíveis se  a trilha fosse em linha reta. 

https://clickpetroleoegas.com.br/a-estrada-com-99-curvas-que-se-enrola-na-montanha-como-um-dragao-e-desafia-motoristas-ao-longo-de-11-km-na-china-vml97/

"Com 99 curvas fechadas, 11 km de extensão e 1.300 metros de altitude, a estrada considerada a mais sinuosa e perigosa do mundo desafia motoristas em um dos trajetos mais extremos do planeta.

À primeira vista, parece uma pintura tradicional chinesa trazida à vida. Ao longo de uma montanha tomada por penhascos verticais e paredões calcários que sobem quase na vertical, uma estrada branca, estreita e sinuosa desenha um traço impossível sobre o verde profundo de Tianmen, na província de Hunan. A via, oficialmente conhecida como Tianmen Mountain Road, reúne 99 curvas fechadas em apenas 11 km, uma sequência tão extrema que mais parece a espinha dorsal de um dragão escalando a montanha."


https://clickpetroleoegas.com.br/com-11-curvas-fechadas-e-47-km-sobre-penhascos-trollstigen-e-uma-das-estradas-mais-impressionantes-e-desafiadoras-da-noruega-vml97/


"Com 11 curvas fechadas e 4,7 km sobre penhascos, Trollstigen é uma das estradas mais impressionantes e desafiadoras da Noruega e do mundo.

No coração das montanhas do condado de Møre og Romsdal, no oeste da Noruega, existe uma estrada que desafia a geografia, o clima e os motoristas. Em apenas 4,7 quilômetros, a via despenca pelas encostas de um penhasco, contorna 11 curvas em Z, sustenta uma inclinação constante de 10% e corre ao lado de cachoeiras que rasgam o vale durante a primavera. O nome desse trecho é Trollstigen, e ele não se tornou apenas uma atração turística virou um teste de perícia, de atenção e de respeito absoluto às montanhas norueguesas."

NOTA: links de acesso às matérias, estão como legendas nas fotos.

23 de novembro de 2025

Viagens de trem

Nada se compara, num percurso entre países e/ou cidades, porque lá chegando o melhor é andar a pé.

Ressalvo a hipótese de viagens a negócios, quando o avião propicia viagem rápida, limpa e, dependendo da disponibilidade $$$, confortável.


Mas, voltando ao título, nenhum outro meio para uma viagem de lazer, turística, se compara a feita por trem, mesmo o "maria fumaça" que ainda guarda seu charme.




Passam em sua janela as mais deslumbrantes paisagens. São montanhas, vales, rios, plantações, gado pastando, túneis, formações rochosas, imagens vão se alternando e alguns percursos oferecem penhascos, cachoeiras, ou  horizontes que se perdem de vista.

Tudo através da janela, como numa tela de cinema.

E o apito nas curvas, tem algo mais charmoso?

Linda ponte de pedra, na Eslovênia (imagem via Google)


E os cargueiros são um meio de transporte barato


Fiz muitas viagens de trem, com meus pais, durante minha infância. O destino mais comum era Miguel Pereira, então ainda distrito de Vassouras. Havia baldeação, não recordo bem em que estação, por causa da bitola dos trilhos.


Outro destino recorrente foi Cachoeiro de Itapemirim - ES, onde durante quatro anos namorei e noivei, até me casar em 1964. A razão aqui era econômica, pois a viagem era longa e cansativa. Embarcava em Niterói mesmo, na antiga estação ferroviária, na Av. Feliciano Sodré.


Curti muito, passeando em viagens curtas, como turista, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.


Serra Gaúcha

Não fiz, como meus filhos mochileiros, na década de 1990, pela Europa, deslocamentos entre países, viajando à noite, para economizar também uma diária de hotel.

Em tempo, devo me corrigir pois atravessei o Canal da Mancha, pelo Eurotúnel, mas esta viagem não se inclui entre as charmosas.

"And last but not least", tivemos o "trem de prata" que ligava as duas maiores metrópoles do Brasil, a preços módicos e com relativo conforto, em oposição à "Ponte Aérea".

O "Trem de Prata" era um trem de luxo que operava entre o Rio de Janeiro e São Paulo entre 1994 e 1998, oferecendo uma experiência semelhante a um hotel sobre trilhos, com cabines-dormitório, vagão-restaurante e serviço de bordo. O serviço foi extinto devido a atrasos frequentes causados pela má conservação da ferrovia e pela concorrência com a ponte aérea. Atualmente, existe um projeto para um novo trem-bala de alta velocidade entre as duas cidades, com previsão de operação para 2032. 
Trem de Prata era um trem-hotel noturno de luxo com o objetivo de oferecer uma viagem requintada entre as duas capitais.

Ligava as estações Barão de Mauá (Rio de Janeiro) e Barra Funda (São Paulo) e tinha cabines-dormitório com banheiros, vagão-restaurante com jantares finos e um vagão-bar.

Recorro a Milton Nascimento, em "Encontros e despedidas" :
".......................
.......................
.......................
Todos os dias é um vaivém
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai, quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir
São só dois lados da mesma viagem
O trem que chega é o mesmo trem
Da partida
A hora do encontro é também despedida
A plataforma desta estação
É a vida desse meu lugar
.......................
......................."

22 de novembro de 2025

NITERÓI


O Museu de Arte Contemporânea, projeto de Niemeyer,  passou a ser, depois de sua inauguração, o símbolo, o marco referência da cidade, em substituição à Pedra de Itapuca, na praia de Icaraí.



Niterói virou "estrela da companhia". As mídias não param de mencionar a cidade, ressaltando seus aspetos de qualidade de vida, belezas naturais e arquitetura, suas praias (em especial as oceânicas), e até sua renda per  capita (vide link ao final).

Praia de Itacoatiara


Arena multiuso
Com efeito a cidade está melhorando. O Centro, por exemplo, que era mal cheiroso, com desordem urbana, está ficando com cara mais civilizada.

O trecho de orla, entre a estação hidroviária e o Forte de Gragoatá  ganhou área de lazer e prática de esportes, e uma arena multiuso.

Na zona Sul algumas intervenções também maquiaram a região, e o fechamento da Av. Jornalista Alberto F. Torres, que margeia a praia de Icaraí fica interditada ao tráfego em alguns domingos para priorizar a utilização por pedestres e ciclistas.

Projeto orla viva - lazer aos domingos

No limite do município, a Pedra do Elefante, com boa trilha.

Entre Niterói e Maricá



Bonita até com chuva







Praça da República, ao fundo a Câmara de vereadores,
antiga Assembleia Legislativa


Estação das Barcas, Centro da cidade



Projeto para a Av. Amaral Peixoto


Links:

20 de novembro de 2025

Curiosidades pinçadas na rede mundial

A China não para de surpreender, pela grandiosidade dos números estatísticos.

Se já perderam para a Índia a posição de pais mais populoso do mudo, na área tecnológica, em especial engenharia, vem surpreendendo com projetos e obras megalômanas.

Vejam o trem mais veloz do mundo:

https://oantagonista.com.br/mundo/sera-lancado-um-trem-mais-rapido-que-um-aviao-que-atingira-uma-velocidade-de-ate-1000-km-h-e-viajara-entre-dois-paises-em-60-minutos/

"O sistema de levitação magnética, que permite que os trens viagem sem tocar nos trilhos, oferece velocidades muito superiores às dos trens convencionais, podendo competir até mesmo com o transporte aéreo.

Num movimento arrojado, a China lidera essa corrida futurista com o novo T-Flight, um projeto que visa não apenas reduzir o tempo de viagem, mas também transformá-lo em uma experiência mais eficiente e confortável.

O T-Flight, recentemente testado nas terras da província de Shanxi, simboliza um marco significativo na tecnologia de transporte. Funcionando com um sistema de levitação magnética em um ambiente de baixo vácuo, o maglev chinês alcança velocidades impressionantes, estimadas em 1000 km/h.

Este marco é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento por engenheiros da Corporação Chinesa de Indústria Aeroespacial e Ciência. Os testes realizados confirmaram a viabilidade do maglev operar de modo estável e seguro, abrindo caminho para novas fases do projeto.

No caso do T-Flight, acredita-se que a jornada entre Pequim e Xangai possa ser completada em apenas 1,5 horas, uma redução drástica quando comparada às atuais 4,5 a 6,5 horas em trens de alta velocidade convencionais.

Além disso, como o sistema maglev elimina o contato entre o trem e os trilhos, o desgaste mecânico é minimizado, resultando em um menor custo de manutenção ao longo do tempo.

Para que isso aconteça, os trilhos são dotados de bobinas metálicas posicionadas de maneira estratégica, que interagem com ímãs localizados no trem.

Quando a velocidade do trem atinge cerca de 150 km/h, a força magnética se torna suficiente para suspender o veículo, permitindo que ele alcance velocidades extremamente altas.

Poderão outros países adotar essa tecnologia?

A adoção de trens maglev por outras nações é uma questão complexa. Embora a tecnologia ofereça inquestionáveis benefícios, como a redução do tempo de viagem e menor impacto ambiental em comparação com o transporte aéreo, a implementação não é simples.

A inovação tecnológica no setor de transportes não é uma novidade, mas o desenvolvimento do trem Maglev promete revolucionar a maneira como nos deslocamos.

O sistema de levitação magnética, que permite que os trens viagem sem tocar nos trilhos, oferece velocidades muito superiores às dos trens convencionais, podendo competir até mesmo com o transporte aéreo."

Vejam outra iniciativa grandiloquente. Grande muralha verde:

https://clickpetroleoegas.com.br/com-meta-de-plantar-100-bilhoes-de-arvores-e-deter-o-avanco-do-deserto-a-china-expande-sua-propria-grande-muralha-verde-vml97/

China expande sua “Grande Muralha Verde”, programa iniciado em 1978 com meta de 100 bilhões de árvores para conter desertificação e transformar regiões áridas em cinturões florestais.

Prestem atenção no número: 100 bilhões de árvores. Deve ser um pouco mais do que as árvores existentes no Campo de São Bento, em Niterói, ou no parque do Ibirapuera, em São Paulo. O Central Park em New York, também não chega a tanto KKKK.

Essa barreira florestal de cerca de 4.500 km de extensão funciona como quebra-vento contra as tempestades de areia e também busca estabilizar dunas de areia, proteger a agricultura e ajudar no combate às mudanças climáticas.  
O objetivo principal é impedir a expansão de desertos como o Gobi e o Taklamakan, que ameaçam terras agrícolas e forçam o deslocamento de populações. 
A barreira de árvores atua como um quebra-vento, reduzindo a frequência e a intensidade das tempestades de areia que chegam a cidades como Pequim.
As árvores ajudam a fixar as dunas de areia, estabilizando o solo e protegendo-o da erosão. 
Benefícios para o meio ambiente e economia: Além de absorver dióxido de carbono, o projeto tem gerado empregos, melhorado a qualidade do solo e da água, e contribuído para o retorno da biodiversidade em algumas áreas. 
Inicialmente, houve desafios com o plantio de espécies não nativas que exigiam muita água. 
Alguns especialistas apontam que a mudança ecológica pode ter consequências imprevistas, como a proliferação de pólen de algumas espécies de árvores. 
Atualmente, o projeto está adotando uma abordagem mais equilibrada, focando em espécies nativas e mais adequadas ao ecossistema, além de combinar o reflorestamento com a gestão de recursos hídricos. 

Enquanto a China planta, em área desértica, nós cortamos e destruímos, e colocamos em risco a Amazônia, floresta natural, com pesquisa da Petrobras que avança na Margem Equatorial. E agora recebemos lição da Colômbia que declara a Amazônia livre de exploração de minério e petróleo. O país vizinho toma a dianteira e diz que será o primeiro a criar zona de reserva.



19 de novembro de 2025

Maiores e melhores

Melhores e maiores praias, ruas ......


Maior praia, vista  até mesmo do espaço.


Praia do Cassino - Rio Grande do Sul

Praia mais preservada.

Praia do Farol - Arraial do Cabo - RJ

Rua mais bonita.

Rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre - RS

Túnel verde com mais de 100 tipuanas, rua Gonçalo de carvalho

Maior Condomínio edilício. Gigante.
Com 1.160 apartamentos, o prédio em forma de S, projetado por Niemeyer, fica no Centro da cidade de São Paulo.


Edifício Copan - tem seu próprio CEP

Maior residência
Mega mansão de família bilionária em SP é maior que a Casa Branca, tem 11 mil m², 130 cômodos, 9 elevadores e é a 11ª maior residência do mundo.


https://clickpetroleoegas.com.br/mega-mansao-de-familia-bilionaria-em-sp
-e-maior-que-a-casa-branca-tem-11-mil-m%C2%B2-130-comodos-9-elevadores-e-e-a-11
a-maior-residencia-do-mundo-rpc95/

Maior prédio residencial do Brasil

"Prédio residencial mais alto do mundo, com 540 metros de altura, foi lançado com 228 apartamentos, elevadores privativos e valores a partir de R$ 28 milhões

A cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, acaba de entrar para uma nova era da habitação de luxo. O Senna Tower, anunciado como o edifício residencial mais alto do mundo, ultrapassa os 550 metros de altura e se apresenta como marco de engenharia e exclusividade no Brasil."


https://portal6.com.br/2025/11/15/predio-residencial-mais-alto-do-mundo-com-540-metros-de-altura-foi-lancado-com-228-apartamentos-elevadores-privativos-e-valores-a-partir-de-r-28-milhoes/


Melhor hotel na Mata Atlântica
O Palácio Tangará, localizado em meio à mata atlântica do Parque Burle Marx, na zona sul de São Paulo, é um verdadeiro oásis urbano. Cercado por vegetação nativa e pelo som dos pássaros, o hotel oferece uma atmosfera de tranquilidade e luxo incomuns na capital paulista. O nome “Tangará” vem de um pássaro raro da região, e a inspiração europeia em sua arquitetura faz jus ao título de um dos hotéis mais luxuosos do Brasil.

https://www.tnh1.com.br/variedades/hotel-
lembra-palacio-europeu-
mas-fica-no-meio-de-uma-floresta-do-brasil-com-diaria-de-ate-r-40-mil/

Maior Horta Urbana da América Latina

Inaugurada em Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, em 02.11.25

https://diariodorio.com/rio-passa-a-ter-a-maior-horta
-urbana-da-america-latina/

Maior piscina
Com 20 mil metros quadrados e 47 milhões de litros de água cristalina, a maior piscina do Brasil está no condomínio de luxo Brasil Beach Home Resort, em Cuiabá, no Mato Grosso. A estrutura foi inaugurada em 2016.

https://www.moneytimes.com.br/saiba-onde-fica-a-maior-piscina-do-brasil-
que-tem-tamanho-de-quase-tres-campos-de-futebol/

E no exterior, chamou minha atenção este trem cargueiro operando na Austrália:

"Em 21 de junho de 2001, no coração da árida Austrália Ocidental, a BHP Iron Ore fez história com  um trem com 682 vagões e oito locomotivas percorrendo 275 km entre as minas de Newman e Yandi e o porto de Port Hedland marcando um ponto de virada na engenharia ferroviária.

Com 7,3 km de comprimento e pesando 99.732 toneladas, esse gigante de aço conquistou um lugar no Guinness Book of World Records como o trem de carga mais longo e pesado do mundo. Mais de vinte anos depois, seu feito permanece imbatível."


https://www.terra.com.br/mobilidade/o-trem-de-carga-mais-longo-do-mundo-sete-quilometros-de-aco-682-vagoes-e-um-recorde-que-permanece-imbativel-20-anos-depois,1628c45d565d13e3aab46b54b30a811ehzwbq2qh.html?utm_source=clipboard

E na China, foi inaugurada a maior ponte suspensa do mundo, com 10 quilômetros de extensão, seis pistas e trilhos para trens de alta velocidade.


https://terrabrasilnoticias.com/2025/11/inaugurada-a-maior-ponte-suspensa-do-mundo-com-10-quilometros-de-extensao-seis-pistas-e-trilhos-para-trens-de-alta-velocidade/


Finalmente, por hora, a maior aeronave do mundo, projeto da empresa Radia, do Colorado (EUA).




O WindRunner, com 108 metros de comprimento e 80 metros de envergadura, promete simplificar as operações logísticas de turbinas eólicas pelo mundo. A aeronave utilizará pistas de terra de apenas 1,8 km de extensão, possibilitando o acesso a áreas remotas nos próprios parques eólicos.

A empresa Radia, do Colorado (EUA), pretende revolucionar o setor com o WindRunner, uma aeronave gigante projetada para transportar peças volumosas diretamente por via aérea até os locais de instalação.

O futuro WindRunner, promete ser a maior aeronave do mundo ao entrar em operação por volta de 2031.