Aqui mesmo neste pequeno e modesto sitio virtual já sacramentei, lamentando, que o Brasil exportava matéria-prima e comprava o produto acabado.
Foi assim no comércio em geral, com o futebol incluído. Exportávamos os jogadores e importávamos as competições europeias: Premier League, La Liga, Champions League, etc.
As coisas não mudaram e, de certo modo continuam assim. A grande mudança foi que o fluxo agora tem mão dupla, pelo menos no produto futebol.
Já estamos atraindo jogadores europeus, de verdade, nascidos no Velho Continente. Só que eles não são mais, como achincalhávamos e tripudiávamos rotulando-os de cintura dura.
A técnica individual melhorou, alguns são até refinados. O futebol praticado nas maiores ligas, como inglesa, espanhola, alemã e francesa, evoluiu muito.
Já não priorizam a bola alçada na área, o famoso balão, para que grandalhões desengonçados cabeceiem. Estilo consagrado pelos ingleses.
Pode ter iniciado antes, mas que eu lembre a Europa passou a ser o "eldorado" para jogadores brasileiros, em meio a década de 1950, depois da Copa de 1954. E a Itália era a Meca.
Dois jogadores do Botafogo, dois artilheiros, foram jogar na Itália. E o fato teve enorme repercussão.
Dino da Costa e Luís Vinícius (conhecido como Vinícius "Leão") tiveram carreiras distintas na Itália, mas ambos marcaram a história do futebol italiano. Dino, um atacante conhecido por seu poder de finalização e oportunismo, foi um dos primeiros brasileiros a brilhar no futebol italiano, defendendo clubes como Roma e Fiorentina. Vinícius, por sua vez, foi um atacante com grande força física e garra, que jogou no Napoli e no Bologna, e também foi um treinador de sucesso na Itália. (Google)
No momento, pouco a pouco, depois dos sul-americanos: argentinos, uruguaios, paraguaios, chilenos, equatorianos e até venezuelanos, são os europeus que estão chegando.
Alguns chegam com banca de craques. Vejam exemplos a seguir:
![]() |
Memphis Depay - holandês- Corinthians |
![]() |
Dimitri Payet - francês, Vasco |
![]() |
Hector Hernández- espanhol - Corinthians |
![]() |
Maxime Rodriguez - suiço, Vasco |
![]() |
Nuno Oliveira - português - Vasco |
![]() |
Braithwaite - dinamarquês- Grêmio |
![]() |
Grêmio |
Para culminar, o treinador da nossa seleção nacional, penta campeã, será um italiano - Carlo Ancelotti. Faço votos que honre o Michelangelo que traz no nome.
Corremos o risco de, pela primeira vez na história, ficarmos fora da Copa do Mundo de Futebol.
ResponderExcluirTécnico é mais importante do que elenco, no caso convocados? Vejamos. Quem tem menos de 40 anos e até quem tem mais, mas não é viciado em futebol, sabe quem foram Gusztáv Sebes, Vicente del Bosque, Alf Ramsey, Enzo Bearzot ?
ResponderExcluirSabe quem é Joachim Löw, dono de uma façanha sem precedentes, mas que está desempregado?
Quase todos campeões mundiais, com seleções nacionais, exceto o Sebes, que entretanto é conhecido por ter revolucionado o futebol húngaro e por ter sido o técnico da lendária equipe que ficou conhecida como "Mágicos Magiares". Mas tinha Puskas.
Mesmo os brasileiros, lembram deles? Vicente Feola, Aymoré Moreira, Mário Jorge Lobo Zagallo, Carlos Alberto Parreira, e Luiz Felipe Scolari. Ou lembram mais de Pelé, Garrincha, Gerson, Didi, Jairzinho, Tostão, Vavá ......
Acho que nenhum desses jogadores ganharia na Europa a grana que ganham aqui. Por isso estão vindo.
ResponderExcluirAcho que uma histórica desclassificação da Copa não seria divisor de águas na esculhambação que vivemos no país do futebol. O 7x1 não foi ..... !
Perguntinha : goleiros e zagueiros são apenas coadjuvantes ? Sim, porque não são indicados para a Bola de Ouro...somente meio campistas e atacantes.
Cannavaro foi jogador na posição de zagueiro e venceu o prêmio equivalente.
ResponderExcluirE Oliver Kahn foi eleito (injustamente) o melhor jogador da Copa do Mundo de 2002. Foram precipitados.
ResponderExcluirCannavaro ...mais algum ?
ResponderExcluirKahn foi pela IFFHS, não é Bola de Ouro. Creio que o único goleiro eleito foi o Aranha Negra.....acho....
Oliver Kahn foi eleito, como mencionei, foi eleito melhor jogador da Copa do Mundo de 2002.
ResponderExcluirNão mencionei Bola de Ouro ou Melhor do Mundo da FIFA.