5 de outubro de 2024

Onde votar é fácil saber; difícil é em quem votar

 

Se esqueceu onde vota, ou é a primeira vez, ou pediu transferência de seção eleitoral, você tem fontes confiáveis e fáceis de consultar, com dado atualizado. 

Amanhã (06/10), no horário compreendido entre às 8:00 e às 17:00 horas, pelos horários de Brasília,  acontecerá o primeiro turno das eleições municipais de 2024 e, para os eleitores que precisarem, é possível consultar o local de votação; seja no aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, seja no site do Tribunal Superior Eleitora (https://www.tse.jus.br/#/), o local de votação já aparece atualizado.

Em assim sendo, se você fez solicitação de transferência da seção eleitoral dentro do mesmo município, a pesquisa indicará o novo lugar a que você deverá comparecer, com endereço completo do local, zona e seção.

No portal do TSE, você deve acessar a aba “Serviços eleitorais”, localizada no topo da página eletrônica, e, em seguida, em “Local de votação/zonas eleitorais”. Será redirecionado para novo espaço online, onde deverá selecionar a opção “Consulte Onde Votar”, logo após o título.

Na página com o título “Atendimento eleitoral”, no oitavo item, basta preencher o primeiro campo com o nome, o número do título de eleitor ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em seguida, o você deve completar a data de nascimento, o nome da mãe e clicar no ícone “Entrar”.

Também é possível consultar via o aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, que informa o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor.

Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos para smartphones que operam os sistemas Android e IOS.


Nota: extraído da matéria https://diariodorio.com/saiba-como-consultar-seu-local-de-votacao-pela-internet/?utm_campaign=News+Di%C3%A1ria&utm_content=Saiba+como+consultar+seu+local+de+vota%C3%A7%C3%A3o+pela+internet+-+Di%C3%A1rio+do+Rio+de+Janeiro&utm_medium=email&utm_source=dinamize&utm_term=News%2C+04%2F10%2F2024 publicada no Diário do Rio.


5 comentários:

  1. Eu e minha mulher, sexagenários, exerceremos nosso direito de não votar.
    Agora realmente um direito e não uma obrigação.
    Não iremos menos por razões das dificuldades de locomoção, e sim pela falta absoluta se nomes confiáveis nos campos ético, moral e legal.
    Falta motivação política.

    ResponderExcluir
  2. Nossa triste realidade.
    No Rio de Janeiro trinta seções eleitorais foram mudadas de endereço por razões de segurança: influência do tráfico e milícia.

    ResponderExcluir
  3. RIVA fora da Z406/10/2024, 15:33

    Pensei em ir votar porque pretendia fingir que estava passando mal e vomitaria em cima da urna - não sei se eles têm urna reserva. Mas a MV (que não vai por motivos médicos) me fez desistir da ideia.

    ResponderExcluir
  4. Faltaremos, de novo, no segundo turno.

    ResponderExcluir
  5. Já eu balancei ..... acho que vamos lá (ou somente eu) para engrossar os votos contra o ex-presidiário.

    Meu foco mental atual é o FLU x ATM dia 17. O resto é o resto.

    Paulinho acaba de voltar de uma viagem maravilhosa de uns 12 dias , de motorhome com amigos, na Patagônia chilena.

    A beleza das fotografias e os relatos dele (fez um diário) são de tirar o fôlego. Haja coragem e planejamento pra encarar o que eles encararam !

    Enquanto isso, tem NATAL na Venezuela ......

    ResponderExcluir