21 de setembro de 2024

PrimaVERÃO


PRIMAVERÃO, é tentativa de fazer uma blague, eis que a estação das flores que inicia  amanhã (22.09.2024, às 9h44) deverá ser especialmente quente.

Será, pelas previsões,  uma prévia  do verão que chegará em dezembro. Ou não? A confirmar.

O  inverno foi quente e seco. Seco para valer. Em alguns locais, a umidade do ar ficou bem abaixo  da recomendada pelas  autoridades da saúde (OMS, estabelece  inferior  a 60%).

Seca nos rios, mesmo alguns caudalosos na Amazônia.

Seca absurda nos biomas importantes, como Amazônia e Pantanal. E reflexos dolorosos na fauna silvestre.

E na pecuária com gado morrendo de sede.

Fauna silvestre

Efeitos adversos, como  diz a bula do medicamento que cura mas intoxica o  organismo (coitado do  fígado!), na saúde,  na economia  (agricultura e pesca, por exemplo) nos transportes fluviais, sobretudo lá no Norte.

Em suma, o país ardeu e ainda está ardendo em chamas.


E há o risco, agudo, de falta d’água nas torneiras.

Pela primeira vez o horário de verão, se for estabelecido (ainda está em estudo), visará mais o suprimento de água do que economia de energia. 

Um comentário:

  1. RIVA de novo na Z423/09/2024, 21:25

    O cenário é dramático. Qualquer um da nossa geração percebe a diferença de comportamento do planeta na nossa infância para o que ocorre hoje. Descaralhou total !

    Não sei onde isso vai parar, e não saberei, porque não estarei mais por aki, mas a previsão não é boa se a humanidade não encontrar uma solução global, que se desenha impossível, tendo em vista as escrotas tentativas de protagonismo por líderes governamentais, incluindo o nosso NINE FINGERS.

    Em resumo, foda-se o planeta e a humanidade, desde que EU seja o líder desse movimento global !!

    As novas gerações não se posicionam, para varrer da mídia essas personagens execráveis. Muito pra acontecer, mas acho que não vou ver.

    Na minha infância sabia exatamente o que era primavera verão outono e inverno.

    PS :enquanto isso meu FLU caminha a passos largos para o rebaixamento.

    ResponderExcluir