16 de setembro de 2024

Podemos ter uma liga de futebol entre as melhores do mundo

Melhores, significa mais bem organizadas, mais prestigiadas, mais rentáveis, de maior acompanhamento via internet.

Somos fonte de revelação de jogadores de talento. Temos torcidas fieis e apaixonadas.

Arbitragem e gramados são obstáculos, mas superáveis com simples decisão política, ações objetivas.

Estabelecer um calendário de competições e horários das partidas de sorte a favorecer acompanhamento na Europa e na Ásia, principalmente.

Assisti a uma entrevista com Thiago Scuro, desde o ano passado CEO do AS Monaco, clube do principado mas que disputa o campeonato francês, a Ligue 1.


Pareceu-me preparado para a função, discreto, atualizado com o futebol no mundo, enfim alguém que poderia ser convidado a planejar, organizar uma liga brasileira para se colocar, segundo suas palavras, entre as quatro ligas mais importantes do mundo.

Concordo inteiramente, com sua opinião.

Temos a matéria prima básica, que são jogadores de bom nível, destacando-se cada vez mais precocemente, que brotam como cogumelos, em todos os cantos do país e são exportados para a Europa, para atuar nas ligas mais prestigiadas.

Temos clubes fora do eixo Rio-São Paulo, com grandes torcidas, capazes de lotar estádios, como os de Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.

E tem investidores, pessoas físicas e jurídicas, interessadas no negócio futebol , aqui do Brasil.

Falo com tristeza de futebol enquanto negócio, como produto, dos clubes como marcas de prestígio, dos jogadores como ativos.

Mas este é um caminho irreversível. Chegamos a um ponto sem retorno. Point of no return.

Ou trilhamos este caminho ou estamos condenados ao báratro.

Os tempos românticos do espírito amadorístico acabaram, agora a mola propulsora é representada por  símbolos: $  



4 comentários:

  1. A RED BULL adotou o Bragantino. O Manchester City adotou o Bahia.
    São projetos interessantes. Num dado momento, no futuro, poderá haver conflito de interesses, a nível mundial.
    Mas até lá os clubes brasileiros têm a ganhar, sem perder suas identidades.

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  2. Segundo noticiado, os canais Warner Bros. (Discovery e Disney) estão interessados em comprar os direitos e transmissão do campeonato brasileiro de 2025.
    A conferir.

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  3. Ontem, pela Copa Sul-Americana, no Castelão, em Fortaleza, 45.000 pessoas assistiram ao jogo do time da casa contra o Corinthians.
    Público, torcidas, nós temos. E futebol também.
    Falta organizar.

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  4. O BRASIL capotou em todos os segmentos de qualquer natureza. Futebol está incluído.
    Sem qualquer esperança de evolução na organização do futebol.

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