Lula não sabe eleger prioridades e cria conflitos por falta de diplomacia e inteligência emocional.
Gerou atrito com o Banco Central por causa da taxa Selic e escolheu para por na berlinda alguém que tem autonomia, conferida por lei, conhece a área de atuação, é qualificado e tem "pedigree": Roberto Campos Neto.
O pior é que deveria saber que aquela taxa de juros é fixada por um colegiado, integrado por ele - Bob Fields Grandson - e diretores do Banco Central. Trata-se do Comitê de Política Monetária - COPOM.
Bem, Campos Neto não baixou as calças.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/04/lula-discurso-conselhao-critica-juros.ghtml
Obstáculo semelhante Lula encontra no IBAMA, em relação ao desejo da Petrobras de perfurar na foz do Amazonas para explorar petróleo.
O órgão de controle ambiental se opõe, não ficará de quatro, e ele - Lula - ficará de saia justa interna e externamente.Noruega e Alemanha devem estar atentos.
Externamente, se aprovado o intuito da estatal do petróleo, queimará seu filme junto a comunidade internacional que abraça a causa ambientalista, que passa inclusive pelo rei do Reino Unido, que prometeu pingar uma grana no Fundo da Amazônia.
Ao contrário de outros monarcas ingleses ele se envolve e da pitaco em assuntos de Estado.
Internamente correrá o isco de perder Marina Silva, que já disse, no passado, no caso da Belo Monte, que prefere perder o pescoço do que a dignidade.
E ela apoia a decisão técnica do Ibama.
Na geopolítica Lula está devendo uma posição mais firme e clara do Brasil em relação ao conflito Rússia X Ucrânia.
E está sendo cobrado por não assumir uma posição mais veemente, mais explícita, como têm feito outros países protagonistas. Está se desgastando, perdendo musculatura política internacional.
Se chegou a encorpar.
No afã de ajudar a Argentina sugere alteração das regras do banco de desenvolvimento dos BRICS, onde emplacou Dilma Rousseff, para socorrer a Argentina de sua enésima crise econômica nos últimos anos.
Ensaiou, como no passado em relação a países em estágio de falência, socorre com o BNDES, mas algumas vozes elevaram o tom alertando sobre calotes que já levamos no passado de alguns países que vivem no buraco, como Venezuela e Cuba.
Nós, que rejeitamos o capitão e alimentávamos alguma esperança por causa da escolha de alguns ministros com cacife para jogar o jogo que realmente queremos, estamos já atingindo o ponto de comprarmos panelas ...
ResponderExcluirPor outro lado no caso das manifestações de racismo contra o jogador Vinicius Jr. o presidente se houve bem.
ResponderExcluirTem mais. Hoje começaram os trabalhos da CPI do MST.
O que falta?
Lula condenar, em alto e bom som, que é peremptoriamente contra invasões de terras.
Se ele não se posicionar estará endossando.
O "exército" do Stédile nada poderá fazer.
Que imagem ?
ResponderExcluirFui ali ...
...antes que eu esqueça ....
ResponderExcluirQUAL O CNPJ DO MST ?
Inserido no contexto de DESGASTE DE IMAGEM, fui hoje novamente ao Centro de Niterói, e subi a pé grande parte da antes famosa e icônica Av. Amaral Peixoto.
ResponderExcluirPor ali vivenciei por muitos anos:
o IAPI (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários) onde meus saudosos pais trabalhavam,
o estacionamento onde "de penetra" estacionava meu Opala 70 deixando a chave com o Carlão (negão manobrista gente boa demais) (pode escrever negão ainda ?),
a Casa Mattos onde comprava minhas canetas,
a Sabiá onde xeretava discos,
a galeria que unia a Av.Amaral Peixoto à Rua da Conceição (onde ficava a joalheria Gabiê),
e ......... onde ficava a lojinha/portinha da ALEMÃ, onde comprávamos nossas tortinhas de morango e a grandes tortas para nossos aniversários diversos, desde a infância !!
Pois a ALEMÃ ainda está lá, exatamente na mesma portinha !!! Nem acreditei quando vi !! Estou falando de uma mini lojinha do fim dos anos 50 !!
Estava apressado para um compromisso e não parei, mas vou retornar lá !
Sim, mas e o restante ? Um horror, essa a expressão exata que traduz o cenário atual das calçadas da Av. Amaral Peixoto. Muitos mendigos, miséria mesmo, lixo e abandono, portas arriadas, uma tristeza andar por ali.
ResponderExcluirExperimente fazer este tour, este, digamos, "trottoir" com todo o respeito, a partir das 19 horas.
Terá que procurar algo mais impactante do que horror.