22 de dezembro de 2022

ENCANTOS DE ARRAIAL - BAHIA

 



Por

RIVA (tricolor, protegendo-se da COVID-19) 

 



Um dos meus filhos chegou com a esposa para o fim de ano ; moram em Antuérpia, Bélgica. E nos presenteou com uma viagem para o sul da Bahia, mais precisamente Porto Seguro e adjacências. Vou tentar fazer um post bem resumido mas objetivo, ok ? 



Depois de muita pesquisa, optamos por Arraial da Ajuda como ponto focal, e escolhemos a excelente e linda pousada RECANTOS DE ARRAIAL (por isso meu trocadilho para o título do post). Depois de tudo, comprovamos que realmente foi uma excelente escolha, ao invés de Porto Seguro, muuuito mais bonitinha, agradável.

  


Depois de um embarque caótico no Santos Dumont, com 3 trocas de portão de embarque, fizemos um bom voo para Porto Seguro pela GOL – 1h20min. Alugamos um bom 4x4 na LOCALIZA (a van deles te leva até o local dos carros, pertíssimo do aeroporto) e partimos para a travessia de balsa para ARRAIAL DA AJUDA – boas recordações da minha infância atravessando Niterói-Rio de barcaça!

 


Detalhes :

- pegamos a fila de carros dos velhinhos (rs) para a balsa

- 20 reais por carro

- tempo de travessia 10 minutinhos

- GPS do Google Maps o tempo todo – recomendamos baixar antes seus mapas off-line para poder usar onde não tem sinal de internet

A pousada, recomendada, é um encanto mesmo em termos de localização, beleza, atendimento, limpeza, café da manhã maravilhoso, piscina, wifi, conforto do quarto, banheiro, cheia de pássaros cantores o dia inteiro, cigarras noturnas e corujas, e dá pra ir a pé para a rua considerada a mais charmosa do Brasil, a Rua MUCUGÊ. 

Essa rua é demais, muito bonita mesmo, lojas e restaurantes, gente bonita pra todo lado, música o tempo todo. Nossas experiências gastronômicas passaram por recomendações, das quais cito o MANGUTI, o ALECRIM DOURADO e o PAULO PESCADOR. 

Por ali em Arraial ficamos uma tarde na praia PITINGA, jiboiando e beliscando na Barraca do FARIA, com todas as mordomias que merecíamos (rs). Acesso de carro. 

Estivemos também num local tipo “Day Use” no caminho para TRANCOSO, chamado VILLAS DE TRANCOSO. Horas ali, na beira da praia, com todo o serviço de comidinhas e bebidas. Melhor acesso é ir até Trancoso e retornar por uma estrada de terra até o local. Muito agradável, atendimento e serviço bom, mas preços salgados.

  


Estávamos meio cansados de ter ficado na praia muito tempo, e dali fomos conhecer TRANCOSO. Estacionamos e andamos a pé por boa parte da vila, bem bonitinha, muuuitas lojinhas, mas ainda era à tarde, e esse lugar deve fervilhar à noite (como é em Búzios), se transformar com as luzes. Muitos restaurantes legais, difícil escolher, e resolvemos retornar para jantar em Arraial da Ajuda. O tempo de viagem para ida ou volta é mais ou menos 50 minutos/1 hora cada.


Um dos dias resolvemos ir conhecer CARAÍVA, ao sul de Trancoso. Nosso erro foi sair tarde demais de Arraial da Ajuda. Não é longe (52 km), mas a estrada de Trancoso até lá é braba, com muitos buracos, são 30 km assim e você vai devagar. Recomendamos sair de Arraial no máximo 8:30h, pois o tempo de viagem é mais ou menos 1 hora e meia. 

Chegamos num ponto onde você estaciona o carro (vários estacionamentos a 20 reais), e a travessia para CARAÍVA é de canoa, canoa mesmo ! Coisa de 10 minutos,e custa 7,50 por pessoa na ida e na volta. 

Um sonho de lugar (lembra Ilha de Paquetá, mas mais bonito), simples, tudo de areia e terra, táxi é cavalo com charrete, dezenas de pousadas bonitas, bares e restaurantes, lojinhas, barracas pra jiboiar e se banhar na beira do Rio Caraíva, admirar o encontro na foz com o mar, um paraíso ! Se soubesse que era assim teríamos nos programado para um pernoite por lá.

 


Indo, não deixe pelo menos de um pit stop na Barraca do Pará para pastéis maravilhosos, incluindo o de arraia (sabor bem parecido com siri). 

 




 

No último dia partimos de Arraial da Ajuda, pegamos a balsa de volta para Porto Seguro e nos hospedamos no excelente hotel BEST WESTERN. 

Lá fomos claro conhecer o CENTRO HISTÓRICO (dispensamos um guia porque na verdade é bem pequeno e tínhamos as informações). E o top do dia foi uma visita à reserva dos índios PATAXÓS (pagamos 300 reais por uma visita que dura mais ou menos 3 horas). 

 


Uma aula de cultura indígena em todos os sentidos – palestra, dança de boas vindas, visita a toda a reserva, degustação de peixe feito por eles, loja de produtos artesanais feitos pelas famílias indígenas. Valeu cada centavo, e o sentimento de termos ajudado com a nossa contribuição.

 



O retorno foi punk … além da greve dos aeroviários, devido ao mau tempo o aeroporto Santos Dumont fechou, o que nos causou um atraso de mais de 2 horas, com pouso no Galeão, e mais 1h30min de Uber até Niterói devido ao trânsito pesado com a chuva. A GOL nos tratou bem, forneceu lanche, deu todo o apoio e mensagens de desculpas pelo e-mail. Nada a reclamar. 

É isso, James, manda mais um …….. 

11 comentários:


  1. Agradeço ao Riva e família compartilharem conosco este passeio turístico/cultural.

    Boas dicas, ilustradas, que poderão ser úteis para quem planejava este passeio, ou para quem não planejava mas se interessou agora.

    ResponderExcluir

  2. Peço perdão pela diagramação, layout, de edição desta postagem.

    Como é sabido sou um blogueiro insipiente, apenas diletante.

    Não domino as ferramentas do blogger.

    ResponderExcluir

  3. Informação para os recém-chegados. Quem é James?

    Aqui no blog criamos um hipotético e virtual Pub da Berê.

    Berê, por sua vez, era um hipotética mulher moderna e charmosa, criada para enciumar minha mulher.

    Todo mundo sabia da história, tanto que Berê era eventualmente citada nos encontros familiares.

    Quando criamos o pub alguém sugeriu a homanagem a Berenice batizando-o com seu apelido.

    James é o estimado garçom que nos atende, também virtualmente, com educação, elegância e alegria.

    ResponderExcluir

  4. A Bahia é o berço da miscigenação, sou da cor do pecado, cor e sabor de canela, cheiro de cravo, tudo como relatam os poetas populares.

    Salve a Bahia!

    Duda

    ResponderExcluir

  5. Cara (penso eu) Anônima,

    Embora violentando a regra do blog, publico seu comentário porque de certa forma elogioso.

    O Duda é de Eduarda?

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Amigos do Pub da Berê, frequentadores do GE, um Feliz Natal para todos e suas preciosas famílias.

    Meu imenso agradecimento ao Blog Manager pelo cruel trabalho de edição que fez e tem realizado para mim ao longo de inúmeras postagens, sempre com muita competência.

    Fico à disposição para quem deseja mais alguma informação ou dicas sobre a região que visitei, embora tenha sido uma viagem curta e com foco em poucas localidades.

    FLUi

    ResponderExcluir

  7. O trabalho que tive, deve-se a minha incompetência.

    É bem verdade que a mídia utilizada para envio das fotos atrapalhou um pouco.

    Algumas margens do texto ficaram desalinhadas a despeito de meus esforço para corrigir.

    BOAS FESTAS. FELIZ e PRÓSPERO para todos nós, frequentadores ou não do pub; seguidores ou não do blog.

    ResponderExcluir
  8. FELIZ e PRÓSPERO 2023.

    O "Num Lock" me sabotou acima rsrsrs.

    ResponderExcluir

  9. Voltei só para comentar que a Rua do Mucugê é considerada por muitos como a mais charmosa do Brasil, mais até do que a Rua da Pedras em Búzios.

    Duda


    ResponderExcluir

  10. Duda,
    Vamos aguardar que o autor da postagem responda.

    Ele,melhor do que eu, poderá opinar, pois esteve recentemenete nas duas cidades onde estão localizadaa as praias mencionadas. Veja:

    https://jorgecarrano.blogspot.com/2022/10/uma-prova-de-superacao-e-resiliencia.html

    Veja:

    ResponderExcluir
  11. Duda, as 2 ruas são muito charmosas, à noite então ! Transborda vida, alegria, música.....

    Eu considero a das Pedras em Búzios superior pela proximidade da praia, vc acessa a praia pelos becos ao lado das lojas, e tem restaurantes com o visual da praia maravilhoso.

    A Macugê não tem essa paisagem.

    Sds !

    ResponderExcluir