27 de novembro de 2021

O Flamengo agrega

 

Acabado o jogo comentei, via ZAP, com meu filho sobre a ruidosa comemoração no entorno do local onde resido.

Ele, de pronto, respondeu: o Flamengo agrega.

E é verdade, quem não é torcedor do time da urubuzada, não torce mesmo para eles. Em nenhuma hipótese. Nem mesmo para parecer politicamente correto. Afinal é do Rio e outras bobagens que tais.

Talvez corintianos e são-paulinos podem ter torcido para o rubro-negro, porque lá na pauliceia a rivalidade é grande também.

Mas aqui, tricolores, botafoguenses e cruz-maltinos, duvido e faço pouco.

Eu que estava meio decepcionado com o futebol, sobretudo pela triste e vergonhosa permanência do meu clube na segunda divisão, encontrei motivação para continuar dando espaço para o esporte em minha grade de entretenimento.

Leva ao orgasmo ver o time dos urubus perdendo. O clube, em si, nem merece tanta rejeição, mas sua torcida é nauseante, nauseabunda, de dar engulho.

Mais vai ser duro cicatrizar a dor de ver que dos quatro clubes rebaixados na temporada passada: Botafogo, Coritiba e Goiás, somente o Vasco não retornou à primeira divisão.

Chupa, mengo, que é verde, mas tem gosto de porco.

20 de novembro de 2021

Doze anos de perdas e ganhos

 

Neste dia 20 este blog está completando  12 anos.

Fiz correção de rumo, do objetivo motivador, e abri espaço para contribuições de amigos (v.g. o Riva) e parentes.

Ao longo das 3.291 postagens, no total, incluídas as matérias (homenagem ao amigo CALF) dos convidados especiais levantei bandeiras, contei histórias e joguei conversa fora.

Estas postagens renderam 1.011.331 de visualizações, que resultaram em 24.907 comentários de 75 seguidores ou não.

Neste interregno alguns amigos e parentes deixaram a vida terrena, abandonando a matéria, e seus espíritos partiram rumo ao desconhecido.

O Vasco, quem diria, de tantas glorias e rica história, neste intervalo de tempo caiu para a segunda divisão do campeonato brasileiro em mais e (três) temporadas: 2013, 2015 e 2020. Já havia sofrido este golpe em 2008, entristecendo e humilhando seus quase 20.000.000 de torcedores  E neste último rebaixamento não logrou pontuação para retornar à elite e permanecerá na  série "B" em 2022.  Vergonhosamente!

Deveria ser possível rejeitar, renunciar à paixão pelo clube adotado,  como é possível deserdar o filho diante de injúria grave.

 Ao longo destes 12 anos fiz um AVC (em 2010) que pelas poucas sequelas poderia ser considerado como AIT (Ataque Isquêmico Transitório),  suficiente entretanto para necrosar terminações de neurônios sem causar déficit de memória, deixando preservadas as funções cognitivas.

Menos mal, mas foi um susto. Exercícios de fonoaudiologia combinados com massagens faciais corrigiram a leve torção da boca  e soltaram a língua presa.

Não parei de trabalhar, mas reduzi o ritmo. Sou um aposentado em atividade pelas circunstâncias.

Um lado bastante positivo foi o reencontro virtual com muitos antigos amigos e colegas de trabalho cujo contato perdi nas esquinas da vida. O lado negativo, inversamente, foi o afastamento e sumiço  de amigos por divergência de opiniões, em geral políticas, e decepções com o que nos tornamos.

Ameacei por algumas vezes a desistência, o abandono e encerramento do blog. Como se vê desisti, por razões distintas.

Por modéstia não revelarei a principal, mas enumero a ocupação de tempo, a exigência de pesquisas para não escrever bobagens históricas, lendárias, geográficas ou científicas.

Registrado o acontecimento, ao tempo em que agradeço aos que se mantiveram fieis como amigos, mais  do que como seguidores, não sei (ainda) o que será deste espaço virtual a partir de amanhã.

Whatever will be will be.


Notas:

1. O Vasco tem uma Sala de Troféus com um acervo magnífico, que representam conquistas históricas, heroicas. Mas a sua conquista mais valiosa é sua apaixonada e fiel torcida de cerca de vinte milhões. No passado construiu São Januário; recentemente construiu o CT ((Centro de Treinamento), e no outro dia em horas contribuiu com o numerário necessário para que fosse feita a estátua de Roberto Dinamite.

2. Fui comparado a Silvio Caldas, cantor romântico, o seresteiro querido dos anos 1940 e 1950, porque este fez vários shows que seriam de despedida. Intermináveis despedidas que sempre lotavam os espetáculos. Acho que era jogada de marketing.

3. Minha nora - Erika - construiu   o blog para mim, e ensinou-me a gerencia-lo. Assim como já fizera com meu site profissional, um dos primeiros a ser colocado no ar em Niterói, respondendo a consultas, divulgando jurisprudência e com links úteis para acesso aos tribunais e universidades públicas. Reitero agradecimentos a ela.

19 de novembro de 2021

Já não era Nictheroy, entretanto ...



Muita gente não sabe que  foi no final da Praia de Icaraí, recanto então chamado de Canto do Rio, que surgiu o clube que nós outros, moradores da cidade de Niterói, chamamos de Cantusca. Foi ali que nasceu o Canto do Rio Foot-Ball Club.

Canto do Rio era o nome deste trecho da praia


A foto a seguir mostra uma lancha que fazia o transporte marítimo ligando as cidades de Niterói e Rio e Janeiro. Era de uma empresa privada e familiar e operava sob o nome de Frota Barreto, pretendendo fazer concorrência a Cantareira, antiga e tradicional operadora das famosas barcas. 
As lanchas da Frota Barreto eram mais velozes e por conta disso a travessia era bem mais rápida.
Entretanto esta firma foi responsável por um quebra-quebra na cidade em razão do preço considerado abusivo da passagem, aliado ao fato de ocorrerem alguns atrasos que atrapalhavam quem tinha horário para chegar ao local de trabalho no Rio de Janeiro.
A população, especialmente os usuários das lanchas depredaram lojas no centro da cidade, incendiaram o prédio onde ficava o cais de atracação e até a casa do proprietário, distante, no Fonseca,  foi vandalizada.
No serviço de alto falante destas barcas da Cantareira, acima citadas,  foi que Silvio Santos começou seu trabalho nos microfones depois de deixar as ruas onde era camelô.

Ao fundo a sede do Banco Mercantil,
um dos mais importantes da cidade


Esta praça abaixo, no Centro da cidade, fica defronte ao prédio do Liceu Nilo Peçanha e da antiga Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (antes da fusão). Do outro lado da praça, aparecendo na imagem, a Biblioteca Pública Estadual.
Foi consultando seu acervo no  local ou pegando para levar para casa, onde podíamos manter durante 15 dias, que fui introduzido em alguns clássicos da literatura.

14 de novembro de 2021

Psicólogo com nome de alfaiate

 


Fernando Diniz está como técnico do Vasco da Gama. Formado em psicologia pela Universidade São Marcos, tem nome de alfaiate.

Veja se não combina? - Vou levar um corte de tropical inglês para o Diniz me fazer um conjunto bem elegante para poder comparecer ao casamento de um amigo, agora em maio.

Elogiado por alguns cronistas pelo sistema que adota nos clubes por onde passou, é todavia contestado  por outros exatamente pelo mesmo fato.

Aos 47 anos de idade não inventou nada de novo, apenas copiou um sistema anteriormente adotado na Europa por técnicos como Arsène Wenger e Pepe Guardiola, por exemplo.

Não obteve sucesso verdadeiro em nenhum dos clubes pelos quais já passou como técnico. Entretanto foi eleito o melhor Treinador do Campeonato Paulista de 2016 e Melhor Treinador do Campeonato Carioca de 2019.

Campeonatos que é bom, títulos de campeão, “neca de pitibiriba”. Nenhum.

Os citados treinadores europeus também não aceitavam (aceitam) chutões. A defesa, aí incluídos os goleiros, devem ter habilidade com os pés e têm que sair tocando até os finalizadores no ataque.

Peca o Diniz por falta de bom senso, além de ser estressado. Pretender sair jogando com o elenco que o Vasco tem é absoluta falta de senso comum.

Precisa aprender a variar, a adotar sistemas diferentes, que se amoldem aos jogadores que dispõe. Como ex-jogador de meio-campo deveria lembrar que é preciso ter intimidade com a bola e ter um mínimo de inteligência para jogar agrupado, trocando passes curtos.

O estilo Guardiola foi apelidado de “tiki taka” e o de Wenger de “boring boring”, mas aqui teríamos assunto pra mais de metro.


NOTA DO EDITOR:

http://jorgecarrano.blogspot.com/2019/04/melhor-tecnico.html

13 de novembro de 2021

PRAGA DE PAULISTA

 

Só pode ser praga de paulista. Nos últimos dias aqui em Niterói, o clima, o tempo, esteve igual aos 15 anos que passei em São Paulo, capital.

Lá, sol brilhando só nas folhinhas penduradas na cozinha.

Durante todo o tempo em que lá residi, apenas em dois anos o verão caiu num final de semana.





Na década de 1970, sem o nevoeiro e sem o MAC (Museu de Arte Contemporânea) no morrinho da Boa Viagem, este mesmo trecho da praia de Icaraí ficava assim aos domingos, como abaixo.

Com a praga, a inveja dos paulistanos, o mar se enfurece e não só estraga nossa caminhada, no calçadão,  como causa danos até nos edifícios defronte  à Praia das Flechas, invadindo garagens.



11 de novembro de 2021

O SUDÁRIO DE MARIA

As imagens constantes do texto, foram atualizadas pelo autor em março de 2022. Verifiquem em https://jorgecarrano.blogspot.com/2022/03/o-sudario-de-maria.html

O que poderia ser o verdadeiro rosto da Virgem (por Átila Soares a partir de arte elaborada pelo também designer Ray Downing).IMAGEM: Átila Soares/Ray Downing.


 

O SUDÁRIO DE MARIA

Em busca do verdadeiro rosto da mãe de Jesus

por Átila Soares da Costa Filho

 

 

Não encontrada, até os dias atuais, nenhuma referência mais detalhada, textual ou artística, sobre como seriam os rostos de Jesus ou de sua família - os personagens mais celebrados da Civilização Ocidental -, cabe à nossa geração, valendo-se de ferramentas contemporâneas, lidar com os escassos fragmentos sobre possíveis evidências que nos restam. Assim, é importante salientar que este experimento que propus, um exercício de especulação, toma em consideração a hipotética legitimidade do Sudário enquanto relíquia cristã, assim como do próprio Catecismo e Teologia de Roma. Também se deixa claro que a Igreja nunca declarou oficialmente a chancela divina do Santo Sudário, apenas considerando-o como uma peça de grande importância enquanto promovedora de profundas manifestações de fé por parte de seus seguidores. 

Meu ponto de partida (e base principal para o resultado que seguiria) é a face do homem na mortalha, obtida em 2010 pelo designer gráfico vencedor do Emmy, o americano Ray Downing e seu Studio Macbeth. Este, com a mais avançada tecnologia forense, produziu a que é considerada, até hoje, a mais verossímil aproximação para o que deve ter sido aquele rosto impresso, quando em vida. 

Com a ajuda de um software de inteligência artificial e alta tecnologia de redes neurais convolucionais para mudança de gênero, outro para ajustes faciais e alguns retoques artísticos manuais de minha parte - a fim de melhor definir um rosto étnico e antropologicamente feminino -, alcanço o resultado de uma mulher de semblante forte, em torno de seus 25 anos de idade. Com efeito, nada que lembre uma Madonna renascentista ou barroca, assim construída para melhor estabelecer uma conexão de serenidade e interiorização com seus devotos, segundo os cânones artísticos antigos. E, com a mesma tecnologia pôde-se chegar à adolescência da Virgem quando, supostamente, teria dado à luz. Vale observar que as conclusões deste experimento foram aprovadas pelo maior sindonologista do mundo, o pesquisador e conferencista Barrie M. Schwortz, fotógrafo oficial do histórico Projeto STURP. Barrie também é fundador do SHROUD.COM, a maior e mais importante fonte de informações sobre o Santo Sudário que já existiu – e que já incluiu o presente estudo em suas indicações de leitura. Este material também se encontra como matéria de capa na revista italiana “MARIA CON TE” (Milão), com o selo “Famiglia Cristiana” (Roma) – um dos grupos editoriais de cunho religioso mais tradicionais ainda existentes. 

Uma suposta aparência de Maria na adolescência (por Átila Soares a partir de arte elaborada pelo também designer Ray Downing). IMAGEM: Átila Soares/Ray Downing.

Nisto tudo, entretanto, há que se perguntar: como se chega a uma definição considerável tomando-se apenas o rosto do filho como base? A resposta é muito simples: segundo as Escrituras, José, por ser pai adotivo de Jesus, não teve participação biológica na formação carnal do Messias. A natureza desta consubstanciação (como defende a Igreja Católica) se traduz por uma concomitância teológica cuja consequência foi o Cristo-homem como reprodução biológica exclusivamente da mãe – já que, também sendo Ele Deus, se fizera carne através da "união hipostática da natureza divina e humana". Então, restaria somente à Maria, sua mãe, esta atribuição no que tange a natureza humana. Ora, seguindo o milenar pensamento católico, Jesus teria recebido 50% do DNA de Maria, humana, e os outros 50% do Espírito Santo, imaterial, numa concepção completamente imaculada – sobre isto, o Papa Pio IX, no ano de 1854, proclamaria a bula Ineffabilis Deus, definindo a doutrina da Imaculada Conceição de Maria. Cabe aqui também lembrar que Cristo era comumente referido como da “descendência (ou Casa) de Davi” por parte de mãe, “de linhagem real”, o que nos leva a considerar esta condição genética para o Jesus-homem em relação à pessoa de Maria.

Discussões a este respeito são infindáveis, mas é bem razoável supor que o material biológico que definiria a aparência de Jesus, ao achar sua herança genética apenas em Maria (por ser humana e, não, imaterial), teria definido a aparência daquele - o “fruto do ventre” - muito similar ao desta, sua única progenitora carnal.

Partindo disto, mais uma versão do rosto de Maria nos é permitida obter pelos pincéis dos pixels e dos bytes, de algoritmos, de mais matemática, de algumas considerações antropomórficas e de um toque artístico final. Quando a surpreendente tecnologia do século XXI aborda temas tão controversos como os da fé e do invisível, entendemos por quê tanto esta como a Ciência jamais deveriam ter sido separadas.


NOTA: Átila Soares é professor e autor de 4 livros. Com referências em mais de 30 países, é graduado em Desenho Industrial e especialista em História, História da Arte, Igreja Medieval, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia e Patrimônio. Também é colaborador na revista “Humanitas” (Ed.Escala, São Paulo) e no site “Italia Medievale” (Milão). Ainda integra o comitê científico na Mona Lisa Foundation (Zurique), na Fondazione Leonardo da Vinci (Milão) e no projeto L’Invisibile nell’Arte (Roma).


10 de novembro de 2021

Melhor âncora de telelejornal

 

As três são extremamente competentes. Estilos diferentes, presença física, bem articuladas.  Fátima e Patrícia migraram para o entretenimento, programas de variedades, nos quais vão  bem obrigado. Acho que a Renata continuará no telejornalismo.


Fátima Bernardes





Patrícia Poeta






Renata Vasconcellos



Por que não  admirar as mulheres por trás das câmeras? São charmosas, cada qual no seu estilo, mais descontraído, mais despojado, mais sóbrio, mais contido, mais espontâneo, mais clássico.
Tem quem preste mais atenção no Bonner.

6 de novembro de 2021

Mandaram enfiar no rabo

 



Carta aberta dos cientistas condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico em 03/11/2011.


"Os cientistas abaixo condecorados com a Ordem Nacional do  Mérito Científico, em decreto presidencial de 3 de novembro de 2021, vêm a público declarar sua indignação, protesto e repúdio pela exclusão arbitrária dos colegas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda da lista de agraciados, em novo decreto presidencial na data de 5 de novembro de 2021.Tal exclusão, inaceitável sob todos os aspectos, torna-se ainda mais  condenável por ter ocorrido em menos de 48 horas após a publicação inicial, em mais uma clara demonstração de perseguição a cientistas, configurando um novo passo do sistemático ataque à Ciência e Tecnologia por parte do Governo vigente.

Enquanto cientistas, não compactuamos com a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia têm sido utilizados como ferramentas para fazer retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade cientifica brasileira nas últimas décadas.

Como bem pontuaram a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em notas divulgadas no dia 5/11/2021, a Ordem Nacional do Mérito Científico, fundada em 1993, é um instrumento de Estado para reconhecer contribuições científicas e técnicas de personalidades brasileiras e estrangeiras. A indicação de membros agraciados é realizada por uma Comissão, formada por três membros indicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, três membros indicados pela Academia Brasileira de Ciências e três membros indicados pela SBPC. Nossos nomes foram honrosamente indicados por essa comissão, reunida em 2019. O mérito científico (como não poderia deixar de ser) foi o único parâmetro considerado para a inclusão de um nome na lista. Consideramos, portanto, gratificante nossa presença nessa lista, e ficamos extremamente honrados com a possibilidade de sermos agraciados com um dos maiores reconhecimentos que um cientista pode receber em nosso país. Entretanto, a homenagem oferecida por um Governo Federal que não apenas ignora a ciência, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não é condizente com nossas trajetórias científicas. Em solidariedade aos colegas que foram sumariamente excluídos da lista de agraciados, e condizentes com nossa postura ética, renunciamos coletivamente a essa indicação.

Outrossim, desejamos expressar nosso reconhecimento às indicações da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entidades que têm respeito duradouro em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação na sociedade brasileira. Esse ato de renúncia, que nos entristece, expressa nossa indignação frente ao processo de destruição do sistema universitário e de Ciência e Tecnologia. Agimos conscientes no intuito de preservar as instituições universitárias e científicas brasileiras, na construção do processo civilizatório no Brasil.

Brasil, 6 de novembro de 2021

Assinam (em ordem alfabética)

Aldo Ângelo Moreira Lima (UFC)

Aldo José Gorgatti Zarbin (UFPR)

Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEMA)

Anderson Stevens Leonidas Gomes (UFPE)

Angela De Luca Rebello Wagener (PUC-RJ)

Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira (IMPA)

Cesar Gomes Victora (UFPel)

Claudio Landim (IMPA)

Fernando Garcia de Melo (UFRJ)

Fernando de Queiroz Cunha (USP)

João Candido Portinari (Projeto Portinari)

José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS)

Luiz Antonio Martinelli (USP)

Maria Paula Cruz Schneider (UFPA)

Marília Oliveira Fonseca Goulart (UFAL)

Neusa Hamada (INPA)

Paulo Hilário Nascimento Saldiva (USP)

Paulo Sérgio Lacerda Beirão (UFMG)

Pedro Leite da Silva Dias (USP)

Regina Pekelmann Markus (USP)

Ronald Cintra Shellard (CBPF) "




APLAUSOS FRENÉTICOS

https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2021/11/06/cientistas-renunciam-a-homenagem-apos-bolsonaro-retirar-medalha-de-pesquisador-contrario-ao-uso-da-cloroquina-para-covid.ghtml



COITADO DE MIM

 Sacanagem, estão tripudiando do Vasco.



Recordista de quedas para a segunda divisão do futebol brasileiro, entre os considerados grandes clubes, desta feita o Vasco exagerou, vai permanecer na série "B", por mais uma temporada. 

Para mim é o fundo do poço. 

A carne de segunda alcançou preço proibitivo.  Muita gente teve que recorrer aos ossos. Com o aumento destes, a solução será comprar osso de segunda.

Bolsonaro não para de dar vexame, mencionando a cidade Toscana, onde se encontra a famosa torre inclinada, chamou-a de pizza.

Aleluia!!! O sol apareceu nesta sexta-feira. Segundo meteorologistas ficará por aqui até domingo.

Rá - Deus Sol
Coitado de mim, torcedor do Vasco, adorador do sol (ou Rá, Deus egípcio),  que gosta de um filé-mignon ao molho madeira, com um pouco de mostarda Dijon e aspargos na manteiga, um vez por ano, pelo menos; agora este prato entrará em meu cardápio de forma bissexta. E olhe lá!!!

Precisa legendar?

Bolsonaro, que me dá urticária, é questão de calendário gregoriano. Se reeleito fugirei para as montanhas já que não poderei ir para Londres.

Como vai perder tomarei o último porre de minha vida. Comme il faut.

Como não poderia deixar de ser, com Champagne Cristal Louis Roederer.

Como devem ter percebido tenho enorme facilidade em me acostumar com coisas boas da vida. Inclusive plagiar pessoas que admiro, como o autor da fala acima.

4 de novembro de 2021

SALA COMERCIAL - CENTRO DA CIDADE - ALUGO

 

Rua da Conceição, de frente. Mobiliada ou não segundo conveniência do interessado.

Contatos tel. 98824-8345.

 






 



 


2 de novembro de 2021

O que mais dizer sobre Bolsonaro?

 

Foi chamado de imbecil por Maduro.

Pisou no pé da Merkel e ouviu dela "Só podia ser você".

https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/so-podia-ser-voce-brinca-merkel-apos-bolsonaro-pisar-no-pe-dela

Foi responsável por tumulto em Pádua, na Itália, onde está fazendo turismo.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/11/01/policia-usa-canhoes-de-agua-para-conter-manifestantes-contra-bolsonaro-em-padua-na-italia.ghtml


Sem argumentos, usa a truculência para se defender como  em Roma. Seus seguranças agridem repórteres: Leiam e vejam o vídeo absurdo:

https://agorarn.com.br/ultimas/video-seguranca-de-bolsonaro-agride-jornalistas-em-roma-diz-jornal/


Por mim basta. Como disse o próprio ao final desta fala no link abaixo, com toda a elegância, finura e respeito que lhe são peculiares:

                         ACABOU PORRA!!!


https://www.youtube.com/watch?v=bdqqJWeAM2s