10 de agosto de 2020

As tartarugas


As tartarugas que apareceram, faz um bom tempo, nas praias de Icaraí e das Flexas, e que são  frequentemente referenciadas neste blog, talvez menos apenas do que as amendoeiras, Woody Allen, Nelson Rodrigues e José Saramago, estão atraindo cada vez mais observadores.

Elas são melhor observadas no trecho do calçadão,  mais largo, na altura da curva de Itapuca, onde existem bancos.

Hoje, enquanto caminhava, ia matutando que não demora aparecerão oportunistas alugando equipamentos de mergulho, máscaras e pés-de pato, para quem pretender vê-las quando submersas.

Quem sabe, assim como surgiram os flanelinhas - guardadores de automóveis - alguns espertalhões passarão a ganhar dinheiro reservando vagas junta ao gradil (guarda-corpo), na medida em que aumente muito o número de curiosos.

Antecipo que é frustrante. Aqueles que acham que verão as tartarugas nadando tranquilamente se decepcionarão. Quando muito o que se vê são pescoços esticados fora da superfície do mar, por alguns breves instantes.

Quando muito, ocorre menos vezes, um dorso por inteiro, o casco, pode ser visto. A família cresceu e agora são pelo menos cinco indivíduos da espécie.

O vídeo abaixo é raro. 


Um comentário: