13 de janeiro de 2018

Assédio sexual

Meu deus do céu !!!

Onde nós vamos parar? Um galanteio, uma paquera, um elogio quanto à beleza ou charme podem ser considerados assédio?

E os beijinhos que trocamos nos encontros com amigas? Amanhã uma delas poderá me acusar de tê-la assediado?

Noutro dia, num programa do canal Animal Planet, assisti a um ritual de sedução de uma ave. O macho executava uma coreografia  para impressionar a fêmea de sua espécie e com ela acasalar, se ela aprovasse.


Busquei no YouTube e achei. No primeiro link assédio explícito, assistam:

https://www.youtube.com/watch?v=_enFVDDU230

https://www.youtube.com/watch?v=SnFxVJ7jiBY


Clic no link acima
Este outro vídeo, recebido do amigo/seguidor Paulo, e editado pelo Mark Naksam.





Podemos chamar o ato desta ave de assédio? O pássaro, um exibicionista, pretendia impressionar e conquistar a fêmea pelos seus dotes de dançarino ou por sua bela plumagem.

Eva assediou Adão? Seduziu o parceiro? 

Alias que esta história de assédio é uma via de mão dupla. Se você homem, que me lê agora, nunca foi assediado deveria ficar traumatizado e procurar um analista.

Fui assediado e por vezes sem sutileza. Por cavalheirismo silenciarei sobre nomes, circunstâncias  e locais.

Apresentadora Oprah Winfrey
Nesta briga fabricada por algumas atrizes que atuam nos USA, e aproveitaram os holofotes da premiação do “Globo de Outro”, para fazer discursos e trajar preto como protesto, é uma babaquice bem ao estilo do puritanismo americano.


Woody Allen e Greta Gerwig
E tem mais, uma atriz de nome Greta Gerwig, que não passaria de uma coadjuvante inexpressiva se não tivesse atuado em filme do Woody Allen, em 2012 (“Para Roma, com amor”), vem agora dizer que se soubesse dos antecedentes de assédio do famoso diretor, roteirista e ator, não teria aceitado o papel. É conto da carochinha, nem ela acredita nisso.

Muitas e até mais conhecidas e competentes atrizes trabalhariam até sem remuneração, de graça, em filme roteirizado ou dirigido pelo consagrado cineasta.

Teriam orgulho de colocar em seus curricula.


Carla Bruni
Perguntem a Carla Bruni, casada com o primeiro-ministro Nicolas Sarkozy, se ela não se orgulha de poder contar para os netos futuramente que trabalhou com Woody Allen (no filme “Midnight in Paris”).

Greta Garbo
E essa tal de Greta, que está longe de ser uma Garbo, não chegaria onde chegou não fosse ser atriz convidada pelo Allen para o tal papel.

Ora, o caso de suposto abuso sexual por parte do cineasta, denunciado por sua filha adotiva Dylan Farrow, veio a tona em 1993. Foi quando da separação do casal   Woody Allen e Mia Farrow.

Essa Greta genérica não sabia?

Olha aqui gente, num passado não muito remoto, corria o boato (?) que na TV Globo as atrizes que pretendiam papeis mais importantes, de mais destaque, nas novelas da casa, tinham que passar no teste do sofá, com o diretor.

Que atriz você conhece que veio a público denunciar?

As opiniões sobre a manifestação das americanas estão divididas. Uma das líderes entre as americanas é a apresentadora de TV Oprah Winfrey, já as rebeladas francesas estão lideradas por Catherine Deneuve.


Deneuve
Oprah











Só há convergência e unanimidade no respeitante ao estupro. Estupro mesmo. Não a “relação não consentida” somente  muito tempo depois denunciada, quando a vítima se acha suficientemente segura. 


Catherina Deneuve
As francesas, encabeçadas pela atriz Catherine Deneuve com a  luxuosa participação da escritora Catherine Millet, criticaram o radicalismo das americanas. E cá para nós, se a Catherine falou está falado, ou não?

Notas:
https://oglobo.globo.com/sociedade/francesas-veem-excesso-de-puritanismo-na-onda-de-denuncias-de-assedio-22271834

E o Uirapuru vermelho, o Michael Jackson da Floresta 
https://www.youtube.com/watch?v=a5gXsxNvObQ

E mais :
https://www.youtube.com/watch?v=ZbRrxw-H6xA

Imagens colhidas via Google.

6 comentários:

  1. Esse feminismo será tão inócuo quanto outras manifestações populares, tipo abraçar um prédio para que não seja demolido, colocar cruzes na areia de Copacabana em protesto contra mortes por balas perdidas.

    Discursos produzem fumaça, são as atitudes, a mentalidade, o firme propósito que resolvem. E no caso não só das mulkheres mas também das homens.

    Ao longo da vida uma das coisas que mais presenciei foi empresários e executivos bem-sucedidos assediando secretárias ou aceitando insinuações delas.

    Conveniências recíprocas.

    As mulheres precisão rever seu papel de mãe de meninos que se tornarão homens.

    No passado um dos delitos que era inadmissível nos presídios e os próprios detentos se encarregavam de punir? Era o estupro. Chegava um estuprador e logo virava noiva, satisfazendo os demais.

    ResponderExcluir
  2. Caetano Veloso, em "Vaca profana":

    "Mas eu também sei ser careta
    De perto ninguém é normal
    Às vezes segue em linha reta
    A vida, que é meu bem, meu mal"

    Sim, de perto ninguém é normal, mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Monique Evans afirma que não fez o falado teste do sofá, e lamenta estar desempregada.

    https://extra.globo.com/famosos/desempregada-monique-evans-desabafa-fui-contra-teste-do-sofa-olha-onde-acabei-22292776.html

    ResponderExcluir
  4. Brigitte Bardot, como esquecer não é? Em entrevista a revista "Paris Match", em critica ao movimento #MeToo, das mal-amadas americanas disse que elas são hipócritas.

    Muitas vezes elas tentavam seduzir os produtores em busca de papeis.

    Viva as francesas!!!

    ET: não sou a favor do estupro, seria um absurdo que não compartilho. Talvez outros. Mas na relação consentida, com ou sem interesse escuso, todos lucram.

    ResponderExcluir
  5. Condenado a 181 anos de prisão pelo estupro de pacientes, o ex-médico Roger Abdelmassih.

    Esse sim, foi canalha e merece a pena a que foi condenado.
    Mas deveria apodrecer na cadeia, e não em casa.


    ResponderExcluir
  6. Opinião de desembargadora:



    https://oglobo.globo.com/rio/desembargadora-que-difamou-marielle-ironizou-acoes-contra-assedio-sexual-22507217

    ResponderExcluir