Essa montadora tem um diretor de marketing que é um gênio. Para ele o ideal seria o Vasco disputar a segunda divisão. Depois de perpetrar esta sandice, agora procura desculpa para romper o contrato.
Um dia depois de anunciar o cancelamento do contrato de patrocínio com o Vasco, a Nissan virou alvo da torcida carioca na internet. A todo momento, surgem críticas na página oficial da montadora no Facebook. O comunicado da rescisão contratual foi divulgado na rede social e ganhou milhares de comentários de internautas revoltados. “Empresa que não respeita contratos não merece credibilidade. Confundir uma instituição de 115 anos de vida, que tem história marcada em diversas lutas sociais importantes para o Brasil e para o mundo, com meia dúzia de bandidos é uma vergonha”, afirmou um torcedor. Leia mais em http://radioglobo.globoradio.globo.com/futebol-clube/vasco/2013/12/17/APOS-CANCELAR-PATROCINIO-EMPRESA-VIRA-ALVO-DA-TORCIDA-DO-VASCO-NA-WEB.htm
O pior é que o nome de minha família entrou na boca do povo por conta dessa desastrada polêmica. Quando a Nissan lançou seu ridículo veículo como March (lá fora era Micra), nada dissemos acerca de royalties, mas agora nosso nome começa a ser alvo de chacotas e piadas. O que deveríamos fazer? Contratar advogados tricolores para salvaguardar a honra de nossa família? <:o) Freddy
...nosso nome alvo de chacotas e piadas ??!! Anda usando drogas pesadas ? rsrs ... menos, menos ...
Vcs acham mesmo que a Nissan está incomodada com a perda de clientes torcedores do Vasco ?
Agora, do jeito que as coisas estão por aqui, que se cuide quem anda com um Nissan na rua, porque pode ser agredido por um vascaíno acéfalo - que parece ser o que mais tem nas torcidas e jornalistas esportivos de hoje.
E vai piorar !
Tempos difíceis à frente .... Felipão, abra o olho e já compre passagem só de ida para uma ilha bem distante !
Seria necessário que alguém que escreva em japonês, fizesse uma mensagem para a matriz narrando os descalabros da gestão brasileira da marca.Aí, acredito, algo aconteceria. Foi burrice falar que a segunda divisão seria melhor para a marca e foi estupidez tentar rescindir o contrato de patrocínio unilateralmente, com o fundamento apontado. Se houver um mínimo de isenção no judiciário, o Vasco receberá indenização pela ruptura do pacto ou assegurará o patrocínio.
Imagine, Riva, teu vizinho mata a mulher a facadas. Ai a família dela entra com processo contra a Tramontina, responsabilizando-a pelo crime. É isso que a Nissan esta pretendendo, um bando de meia dúzia de bandidos, torcedores do Vasco, devidamente identificados, comete aquelas atrocidades, e o clube mais que centenário, com história respeitável no país, é que será alvo da "indignação" da montadora? O que eles querem é corrigir erros que cometeram, sendo o primeiro deles decidir pelo patrocínio levados por razões políticas (interferência do Sergio Cabral, e não estudo de mercado e pesquisa. O segundo foi contratar um idiota como diretor de marketing. Falar o eu ele falou, que está gravado, e agora pretender desmentir é coisa de covarde e incompetente. Enfim, como já escrevi em comentário em outro post, nada tenho contra a montadora, mas sua gestão, no Brasil, é desastrosa.Por isso seria bom que perdesse mercado. A burrice não deve ficar impune. Se a marca perder 10% de valor de revenda de usados, por imagem ruim, já está de bom tamanho. Se fazem lambanças à luz do dia, imagine no interior da planta, entre quatro paredes.
Riva, Em meu post do dia 9 último, usei esta frase de propaganda. Veja em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/12/nissan-cai-para-segunda-categoria.html
Por outro lado, pode ser que a Nissan esteja focando na chamada propaganda às avessas. O simples fato de estar envolvida em polêmica, mesmo que com viés negativo, é salutar para que o consumidor fixe a marca. Como no frigir dos ovos ninguém vai pensar se torce pelo Vasco ou Fluminense ou Corinthians na hora de comprar um carro, a marca pode vir à lembrança (mais do que viria antes) e o cara até acaba entrando numa loja pra ver o produto. Quem sabe não é essa uma das estratégias da Nissan no caso? =8-) Freddy
Caro Freddy, Na verdade esta é uma seara muito especializada. Por isso não vou me aprofundar. Vai que meu amigo Castelar, de quem já falei no blog, resolve me dar a alegria de acessar este post e os comentários e dá de cara com bobagens ditas por mim. Ou meu filho Jorge, que também é do ramo (com bem menos experiência que o Castelar, mas sabe das coisas). Mas vejo assim. Se você é a Emirates, que tem uma verba publicitária indecente, patrocinando vários clubes de ponta na Europa, com contratos de naming rights celebrados com clubes gigantes para suas arenas (o Crinthians estava tentando vender o Itaquerão para eles), então você tem uma larga, massiva e abrangente exposição. Não precisa, acho, se preocupar com o público alvo. Tipo a Caixa Econômica, aqui no Brasil, que patrocina vários clubes. Mas se você tem verba mais curta e vai patrocinar uma equipe, deve haver uma preocupação com aficionados por aquele marca (clube), conhecer o perfil, e verificar possíveis rejeições. Quando há anos a Schin lançou uma cerveja com o escudo do Flamengo, morri de rir. Imagina se eu pegaria uma lata de cerveja com o escudo do Flamengo (preferiria uma Coca-Cola). Agora parece que uma empresa fez de alguns clubes (menos mal). Bem, acho que uma historinha verídica, acontecida em São Lourenço - MG, ha não mais de três anos, ilustrará melhor o que pretendo dizer. Estando num restaurante, naquela rua defronte ao Parque das Águas, comendo meu leitão pururuca, observava os transeuntes. Muitos trajavam camisas do Fluminense, do Vasco, do Botafogo e alguns poucos a do Flamengo. Curioso com o fato perguntei ao garçom (palmeirense, pois nascido em São Paulo), se excepcionalmente lá a torcida do Flamengo não era a maior. Ele respondeu que também lá a torcida do Flamengo é maior que a dos demais clubes, o que acontece é que a maioria dos seus torcedores NÃO TEM DINHEIRO para comprar a camisa de seu clube. Pois é, são sutilezas que precisam ser observadas ou pesquisadas. Esta repercussão toda no caso Nissan, só está acontecendo por causa do babaca do diretor de marketing. Mas o que ele falou, causou indignação aos vascaínos (alguns), mas não aos torcedores de outras equipes (que talvez até tenham curtido). Por isso não haverá perdas mercadológicas. Minha birra, como já disse, é com o marqueteiro.
O Vasco e a montadora iniciaram conversas para evitar ação judicial, na qual o Vasco buscaria indenização por quebra de contrato. Estão estudando uma compensação financeira para evitar o processo. Vejam trecho da notícia:
"Após a briga nos bastidores, porém, o clube e a montadora japonesa parecem se entender melhor neste momento. Os departamentos jurídicos já estão em contato e as diretorias vão tentar encontrar uma solução para o Vasco não acionar a Nissan na Justiça. O canal aberto entre as partes impediu até o clube de enviar a notificação para a empresa cumprir o contrato. - Acabamos não enviando a notificação para eles, porque houve um contato entre as duas partes. A ideia é encontrar uma solução na qual o Vasco não saia prejudicado - disse o advogado do Vasco, Marcello Macedo."
Leia mais em : http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/12/vasco-inicia-conversa-com-montadora-e-acordo-pode-impedir-acao-na-justica.html
Essa montadora tem um diretor de marketing que é um gênio.
ResponderExcluirPara ele o ideal seria o Vasco disputar a segunda divisão.
Depois de perpetrar esta sandice, agora procura desculpa para romper o contrato.
Um dia depois de anunciar o cancelamento do contrato de patrocínio com o Vasco, a Nissan virou alvo da torcida carioca na internet. A todo momento, surgem críticas na página oficial da montadora no Facebook. O comunicado da rescisão contratual foi divulgado na rede social e ganhou milhares de comentários de internautas revoltados. “Empresa que não respeita contratos não merece credibilidade. Confundir uma instituição de 115 anos de vida, que tem história marcada em diversas lutas sociais importantes para o Brasil e para o mundo, com meia dúzia de bandidos é uma vergonha”, afirmou um torcedor.
ResponderExcluirLeia mais em http://radioglobo.globoradio.globo.com/futebol-clube/vasco/2013/12/17/APOS-CANCELAR-PATROCINIO-EMPRESA-VIRA-ALVO-DA-TORCIDA-DO-VASCO-NA-WEB.htm
O pior é que o nome de minha família entrou na boca do povo por conta dessa desastrada polêmica.
ResponderExcluirQuando a Nissan lançou seu ridículo veículo como March (lá fora era Micra), nada dissemos acerca de royalties, mas agora nosso nome começa a ser alvo de chacotas e piadas. O que deveríamos fazer? Contratar advogados tricolores para salvaguardar a honra de nossa família?
<:o)
Freddy
Vocês patentearam o nome "March"?
ResponderExcluir...nosso nome alvo de chacotas e piadas ??!!
ResponderExcluirAnda usando drogas pesadas ? rsrs ... menos, menos ...
Vcs acham mesmo que a Nissan está incomodada com a perda de clientes torcedores do Vasco ?
Agora, do jeito que as coisas estão por aqui, que se cuide quem anda com um Nissan na rua, porque pode ser agredido por um vascaíno acéfalo - que parece ser o que mais tem nas torcidas e jornalistas esportivos de hoje.
E vai piorar !
Tempos difíceis à frente .... Felipão, abra o olho e já compre passagem só de ida para uma ilha bem distante !
Seria necessário que alguém que escreva em japonês, fizesse uma mensagem para a matriz narrando os descalabros da gestão brasileira da marca.Aí, acredito, algo aconteceria.
ResponderExcluirFoi burrice falar que a segunda divisão seria melhor para a marca e foi estupidez tentar rescindir o contrato de patrocínio unilateralmente, com o fundamento apontado.
Se houver um mínimo de isenção no judiciário, o Vasco receberá indenização pela ruptura do pacto ou assegurará o patrocínio.
Imagine, Riva, teu vizinho mata a mulher a facadas. Ai a família dela entra com processo contra a Tramontina, responsabilizando-a pelo crime.
É isso que a Nissan esta pretendendo, um bando de meia dúzia de bandidos, torcedores do Vasco, devidamente identificados, comete aquelas atrocidades, e o clube mais que centenário, com história respeitável no país, é que será alvo da "indignação" da montadora?
O que eles querem é corrigir erros que cometeram, sendo o primeiro deles decidir pelo patrocínio levados por razões políticas (interferência do Sergio Cabral, e não estudo de mercado e pesquisa.
O segundo foi contratar um idiota como diretor de marketing. Falar o eu ele falou, que está gravado, e agora pretender desmentir é coisa de covarde e incompetente.
Enfim, como já escrevi em comentário em outro post, nada tenho contra a montadora, mas sua gestão, no Brasil, é desastrosa.Por isso seria bom que perdesse mercado. A burrice não deve ficar impune.
Se a marca perder 10% de valor de revenda de usados, por imagem ruim, já está de bom tamanho.
Se fazem lambanças à luz do dia, imagine no interior da planta, entre quatro paredes.
Novo slogan:
ResponderExcluir"Troque seu Nissan, mas não troque de clube, fique com o Vasco".
ResponderExcluirSubstituindo um slogan que estava rolando no Twitter :
NISSAN, UM CARRO DE SEGUNDA ....
(pano rápido)rs
Riva,
ResponderExcluirEm meu post do dia 9 último, usei esta frase de propaganda. Veja em
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/12/nissan-cai-para-segunda-categoria.html
Selecione e cole na barra do navegador.
Por outro lado, pode ser que a Nissan esteja focando na chamada propaganda às avessas. O simples fato de estar envolvida em polêmica, mesmo que com viés negativo, é salutar para que o consumidor fixe a marca.
ResponderExcluirComo no frigir dos ovos ninguém vai pensar se torce pelo Vasco ou Fluminense ou Corinthians na hora de comprar um carro, a marca pode vir à lembrança (mais do que viria antes) e o cara até acaba entrando numa loja pra ver o produto.
Quem sabe não é essa uma das estratégias da Nissan no caso?
=8-)
Freddy
Caro Freddy,
ResponderExcluirNa verdade esta é uma seara muito especializada. Por isso não vou me aprofundar. Vai que meu amigo Castelar, de quem já falei no blog, resolve me dar a alegria de acessar este post e os comentários e dá de cara com bobagens ditas por mim.
Ou meu filho Jorge, que também é do ramo (com bem menos experiência que o Castelar, mas sabe das coisas).
Mas vejo assim. Se você é a Emirates, que tem uma verba publicitária indecente, patrocinando vários clubes de ponta na Europa, com contratos de naming rights celebrados com clubes gigantes para suas arenas (o Crinthians estava tentando vender o Itaquerão para eles), então você tem uma larga, massiva e abrangente exposição.
Não precisa, acho, se preocupar com o público alvo.
Tipo a Caixa Econômica, aqui no Brasil, que patrocina vários clubes.
Mas se você tem verba mais curta e vai patrocinar uma equipe, deve haver uma preocupação com aficionados por aquele marca (clube), conhecer o perfil, e verificar possíveis rejeições.
Quando há anos a Schin lançou uma cerveja com o escudo do Flamengo, morri de rir. Imagina se eu pegaria uma lata de cerveja com o escudo do Flamengo (preferiria uma Coca-Cola). Agora parece que uma empresa fez de alguns clubes (menos mal).
Bem, acho que uma historinha verídica, acontecida em São Lourenço - MG, ha não mais de três anos, ilustrará melhor o que pretendo dizer.
Estando num restaurante, naquela rua defronte ao Parque das Águas, comendo meu leitão pururuca, observava os transeuntes. Muitos trajavam camisas do Fluminense, do Vasco, do Botafogo e alguns poucos a do Flamengo.
Curioso com o fato perguntei ao garçom (palmeirense, pois nascido em São Paulo), se excepcionalmente lá a torcida do Flamengo não era a maior.
Ele respondeu que também lá a torcida do Flamengo é maior que a dos demais clubes, o que acontece é que a maioria dos seus torcedores NÃO TEM DINHEIRO para comprar a camisa de seu clube.
Pois é, são sutilezas que precisam ser observadas ou pesquisadas.
Esta repercussão toda no caso Nissan, só está acontecendo por causa do babaca do diretor de marketing. Mas o que ele falou, causou indignação aos vascaínos (alguns), mas não aos torcedores de outras equipes (que talvez até tenham curtido).
Por isso não haverá perdas mercadológicas. Minha birra, como já disse, é com o marqueteiro.
O Vasco e a montadora iniciaram conversas para evitar ação judicial, na qual o Vasco buscaria indenização por quebra de contrato.
ResponderExcluirEstão estudando uma compensação financeira para evitar o processo. Vejam trecho da notícia:
"Após a briga nos bastidores, porém, o clube e a montadora japonesa parecem se entender melhor neste momento. Os departamentos jurídicos já estão em contato e as diretorias vão tentar encontrar uma solução para o Vasco não acionar a Nissan na Justiça. O canal aberto entre as partes impediu até o clube de enviar a notificação para a empresa cumprir o contrato.
- Acabamos não enviando a notificação para eles, porque houve um contato entre as duas partes. A ideia é encontrar uma solução na qual o Vasco não saia prejudicado - disse o advogado do Vasco, Marcello Macedo."
Leia mais em :
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/12/vasco-inicia-conversa-com-montadora-e-acordo-pode-impedir-acao-na-justica.html