17 de setembro de 2013

Não tem solução. Ou tem?

TRÂNSITO
O trânsito de Niterói  não tem solução. A mais eficaz, possivelmente, seria termos pelo menos duas linhas de metrô.

Não sei se sob o ponto de vista de solo é possível fazer linhas subterrâneas. Um simples túnel, na Visc. de Paraná, deu no que deu.

Alternativa usada em São Paulo, de circulação restrita por final de placa, alternando os dias para finais pares e finais ímpares, aqui em Niterói criaria um outro monstrengo: estacionamento, porque cada família passaria a ter dois carros, um com placa par e outro ímpar,  para ter opção de circular todos os dias.

Minhocões e outras vias superiores apoiadas em colunas seriam inviáveis, exceto, talvez, na Alameda  São Boaventura. Quem sabe saindo da ponte e indo até a subida para Tribobó.

MANIFESTAÇÕES POPULARES
A lei assegura a livre manifestação do pensamento. Tudo bem. Mas e quando ela interfere em outro direito assegurado a nós outros que não estamos na manifestação?

O exemplo ocorreu hoje. Defronte ao prédio antigo da prefeitura de Niterói, onde um carro de som dava sustentação a uma manifestação dos guardas municipais que reivindicavam aumento salarial.

Estaria tudo bem se naquele trecho da rua da Conceição, muito estreito, aquele grupo ali parado protestando interrompeu o trânsito provocando imenso congestionamento e deixando sem opção as muitas pessoas que aguardavam seu ônibus na parada em frente ao Niterói Shopping.  Inclusive o escriba, que tinha horário a cumprir em Pendotiba (forum).

Bem, os taxis também não passavam, se é que você pensou nisso.

Como exercer meu direito de ir e vir?

CALÇADAS LIVRES
O novo prefeito lançou um programa chamado calçadas livres ou coisa que o valha. Que legal, não é não?

Em nome do programa mandou destruir, retirar, alguns canteiros (jardins) que ocupavam  pequeno espaço junto ao meio-fio.

Em alguns casos a medida foi mais radical, como numa esquina próxima a casa do Riva (Tavares de Macedo com Otavio Carneiro), onde havia um bem cuidado e planejado jardim bem decorativo, que teve que ser retirado.

E ele (jardim) não atravancava ninguém, pois havia muito espaço para os transeuntes, por causa do recuo dos prédios.

Todavia não se verifica nenhuma medida concreta, na mesma linha de desobstruir as calçadas, proibindo os camelôs e as motos sobre elas estacionadas.

Em alguns pontos no centro da cidade não há como atravessar as ruas tantas são as motos enfileiradas uma junto a outra.

E quando chove e as pessoas querem se abrigar debaixo das marquises,  o espaço está tomado pelas motos.

SETOR TÊXTIL NO CEARÁ
Todos sabemos da importância da indústria têxtil para a economia do estado do Ceará.

Pois bem, o Sinditêxtil, que é o sindicato patronal, firmou convênio com o governo para organizar e coordenar um curso de formação de costureiras.

O SENAI ficou responsável pela realização do curso de 120 horas/aulas e o Sinditêxtil se encarregaria de encaminhar as formandas para aproveitamento nas empresas locais.

Boa ideia e iniciativa, pois não?

Mas o resultado foi negativo porque ao final do curso (recentemente), as formadas que foram encaminhadas para as firmas não aceitaram trabalhar com carteira assinada, porque eram integrantes do Bolsa Família e não queriam perder o benefício.

Cearense burro nasce morto.
  

6 comentários:

  1. Nem me fale do trânsito de Niterói! Mudei para Icaraí, para um prédio sem garagem, mas eu podia estacionar em frente de casa. Aí veio a prefeitura e acabou com o estacionamento na Álvares de Azevedo entre 11h da manhã e 9h da noite - por que raios os carros podem ficar estacionados durante o horário de rush da manhã não me pergunte! Então, mais recentemente, eles resolveram implementar a reversão de sentido de algumas pistas da Roberto Silveira depois das 16h. Assim, quem vem de São Francisco, Santa Rosa etc tem que ir até o Centro ou Ingá para conseguir chegar nos três primeiros quarteirões da Miguel de Frias - onde por uma desagradável coincidência eu deixo o meu carro. Fora isso, que me afeta diretamente, o trânsito da Pereira da Silva ficou um caos - aliás, no quarteirão do Buzin tem vários buracos na pista junto ao meio-fio que ficam eternamente alagados. Queria encontrar a pessoa que cuida do nosso trânsito - melhor não!

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  2. A pessoa que autorizou a mudança no trânsito não anda de carro em Niterói. As alterações como faixa reversível, alterações de mão, são empíricas. Voltar ao que era, ninguém cogita. Não sei a razão...
    =8-(
    Freddy

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  3. Eu acho o tópico mais importante o último, o das costureiras cearenses. Ele é emblemático, mostra como funciona o esquema de cooptação de votos no país. As benesses são distribuídas pelo governo (com o nosso dinheiro) e os usuários logo montam esquemas para usufruir delas pelo resto da vida.

    Então, emprego com carteira nem pensar! Nas famílias grandes, logo um "cristo" é eleito para ser preso e a família ganhar o auxílio reclusão. Quem sabe fazem rodízio?

    Os bandos também têm seus "cristos", menores de idade incluídos nas "operações" para serem os culpados de eventuais assassinatos.

    Ou seja, não apenas cearenses, mas ninguém mais é trouxa no Brasil, apenas os contribuintes da classe média.
    =8-(
    Freddy

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  4. BRASIL BANDIDO ... o 1º impacto é no trânsito - desordem urbana e falta de respeito.

    Quer saber o nível da qualidade de vida de um povo, em qqer lugar do planeta ? Veja como é o trânsito. TUDO ali se reflete.

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  5. Nota do editor:
    A manifestação da guarda municipal ocorreu na sexta-feira, dia 13 de setembro, data em que o post foi escrito.

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  6. A manifestação de hoje (18/09), no mesmo local, com passeata e carro de som, era dos professores funcionários municipais da área de educação.
    E reclamavam contra um certo Rodrigo Neves que deve ser o alcaide da cidade.

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