31 de janeiro de 2013

Sei que é pecado, mas invejo


Foram dois ótimos jogos, realizados em dois ótimos estádios, com lotação total de torcedores,  em duas ótimas cidades europeias.

Pena que realizadas no mesmo horário, o que me levou a ficar pulando de um canal da ESPN para o outro.

Ambos os jogos terminaram empatados.

Em Madrid, no Santiago Bernabeu, estádio do Real Madrid, o time da casa empatou em 1x1 com seu maior rival e melhor equipe de futebol  atualmente, o Barcelona.

Santiago Bernabeu

Em campo os dois melhores jogadores em atividade no mundo, não foram os mais importantes protagonistas do ótimo jogo. O coletivo superou o talento individual de Messi, de um lado, e de Cristiano Ronaldo, de outro.

Mais de 80 mil pessoas torceram e aplaudiram  seus times do coração. O resultado foi justo, e mostrou que as duas equipes, de diferentes estilos, sempre que se  enfrentam e se enfrentaram, nos últimos três anos, ofereceram bom espetáculo de futebol, com arte e combatividade.

No outro canal, com transmissão diretamente de Londres, jogavam o Arsenal e o Liverpool.

Sessenta mil pessoas, lotação total do Emirates Stadium, do Arsenal, assistiram ao ótimo jogo, que terminou empatado em 2x2.

Estádio do Arsenal, em obras
Torço pelo Arsenal desde os 9 anos de idade, como já contei aqui no blog várias vezes. Em 1949, o Arsenal, então considerado um dos times mais importantes do mundo, esteve no Brasil, disputando alguns amistosos.

Uma destas partidas foi contra o Vasco, que então venceu por 1x0, goal do Nestor. Já era torcedor do Vasco e fiquei fã do Arsenal pela repercussão de seu prestígio. O uniforme era bonito e sua origem, numa fábrica de armamentos, me impressionaram.

Bem, também tenho enorme simpatia pelo Real Madrid, adquirida em época mais recente, ao tempo em que lá jogavam Puskas, Di Stefano, Kopa e Gento. Que ataque fenomenal. Puskas e Di Stefano estão e estarão ainda por muito tempo na lista dos melhores jogadores de todos os tempos.

Di Stefano, argentino, como Maradona e Messi.

Enquanto aconteciam aqueles dois jogos na Europa, no Brasil, no Rio de Janeiro, o Botafogo, que já teve Nilton Santos, Garrincha, Gerson e Didi, entre outros, jogava em Moça Bonita, num pasto.

Não há como sustentar que temos o melhor futebol do mundo.

15 comentários:

  1. Ótimo jogo, ótima cidade, ótimo jogador, ótimo estádio, só o post não é ótimo.
    :D Fernandez

    ResponderExcluir
  2. Ótimo comentário. Tenha um ótimo dia, Fernandez.

    ResponderExcluir
  3. Tem algum tricolor aí? Foi por pouco, hein! (rs)
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Aproveito a oportunidade para comentar a "quase tragédia" ontem no estádio do Grêmio (no Twitter dizem Gaymio rsrs).
    Está uma tremenda discussão/debate hoje sobre o ocorrido, e vou dizer o que penso a respeito, sabendo que a grande maioria vai reagir contra.

    Não aceito de jeito nenhum que nossos governos capitulem nessa história da FIFA exigir essa mega despesa nos estádios para realizar um torneio de 30 dias. Isso é uma estupidez, um crime, tendo em vista nossas necessidades nas áread da Saúde e Educação, sem falar em infraestrutura.
    Também acho uma estupidez construírem estádios para torcermos de perninhas cruzadas e comendo pipoca com guaraná.

    Nossa cultura de assistir futebol é diametralmente oposta a dos europeus, mas nossos estádios estão sendo europeizados ! Um estupro cultural em futebol ! Já não basta matarem a nossa técnica ?

    Mas voltando ao evento quase tragédia de ontem : a Avalanche dos g...mistas é uma marca registrada daquela torcida, que a realiza praticamente com índice zero de escoriados. Mas sempre a fizeram contra um alambrado flexível, e sem fosso depois do alambrado.

    Os diretores imbecis do Grêmio autorizaram a continuidade da Avalanche no novo estádio, e até retiraram TODOS os assentos nessa área, para permitir a descida da galera sem tombos.

    Mas o projeto contempla um fosso assassino e uma grade rígida, que evidente, quebrou no 1º impacto da avalanche, lançando os coitados no fosso. Não sei como ninguém morreu !

    Mais um fato lamentável, regado a incompetência, irresponsabilidade, em um cenário lamentável, no país bandido que estamos vivendo.

    #prontofalei

    ResponderExcluir
  5. Riva,
    Socorro-me em Voltaire: "Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo."

    ResponderExcluir
  6. Esse post expõe a imensa distância que nos separa do 1° mundo. Acho cristalina a conclusão final do Carrano.

    Sobre os comentários de Riva, de estarmos sendo pasteurizados num modelo europeu, acho que é fruto da globalização. A cada dia fica mais difícil mantermos identidades culturais (em geral).

    Em futebol, meu primeiro choque foi há vários anos, quando tive de me acostumar aos poucos que nossa seleção dependia de jogadores que eu nunca mais vira jogando aqui. Hoje é cotidiano.

    Depois tive de me convencer de que jamais conseguiria decorar o nome dos jogadores de meu time, que eram vendidos e comprados durante a jornada anual, ao sabor das janelas de transferência e de interesses financeiros.

    Aos poucos, nosso futebol doméstico definhou, em sintonia com nossa fraqueza cultural e econômica. Hoje, ele é pelada de aterro, amadorístico.

    Abraços
    Freddy

    ResponderExcluir
  7. Mas pelo menos expliquem no que discordam .... (rs).

    ResponderExcluir
  8. Voltaire não deu explicações, pois o pensamento e a filosofia dele eram conhecidos de sobejo.
    Os meus também... (rs)

    ResponderExcluir
  9. In irremediado est frustraneus

    FLU i

    ResponderExcluir
  10. Vejam se não tenho razão:
    http://espn.uol.com.br/noticia/449856_apos-levar-8-a-0-goleiro-quer-que-elenco-do-sunderland-reembolse-torcedores

    ResponderExcluir
  11. Times mais ricos:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/01/pelo-decimo-ano-consecutivo-real-madrid-lidera-lista-de-clubes-mais-ricos.html

    ResponderExcluir
  12. Arsenal ganha rios de dinheiro. Além de ter o ingresso mais caro da Europa, ainda vai levar uma bolada pela classificação para disputa da próxima Champions.

    Veja quantas libras receberá:
    http://espnfc.espn.uol.com.br/arsenal/arsenalismos/uefa-cria-um-abismo-na-europa-com-seu-dinheiro

    ResponderExcluir
  13. Muito bem colocado.

    http://espnfc.espn.uol.com.br/arsenal/arsenalismos/6535-tamanho-de-clube-nao-e-documento

    ResponderExcluir
  14. Maior receita com o estádio: ARSENAL.

    http://espn.uol.com.br/noticia/571925_com-ingresso-a-r-570-e-cha-a-r-13-arsenal-e-quem-mais-fatura-com-estadio-no-mundo

    ResponderExcluir
  15. Os clubes mais ricos:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2016/01/real-segue-na-ponta-do-ranking-dos-mais-ricos-e-barca-sobe-para-segundo.html

    ResponderExcluir