27 de janeiro de 2012

Propagação do blog

Este blog não tem objetivo comercial, e nem terá. Por isso não me pejo de vez ou outra utilizar imagens que estão disponíveis na internet. Se e quando alguém que eventualmente tenha sua imagem divulgada ficar contrariado; ou se publiquei alguma foto protegida por direito autoral, basta que o constrangido ou o titular do direito se manifeste.

Imediatamente tirarei do ar a imagem (foto ou ilustração).

Mas o que quero abordar, hoje, é o fenômeno internet, que propaga idéias, imagens, músicas, levando-as aos mais distante rincões deste planeta e, quiçá, da galáxia. E as idéias e fotos, são transmitidas independentemente da importância, fidedignidade ou responsabilidade da fonte geradora.

Este blog não tem, neste universo virtual, qualquer relevância. Ele começou como repositório de minha vida, desde a infância, a fim de que os pósteros (meus descendentes), querendo , pudessem ter estas informações. Já contei isto em post anterior.

Entretanto, avaliem comigo. Sábado, 8:30h (acordo cedo para caminhar na praia antes do sol ferver os miolos), entro no blog, como habitualmente faço pelas manhãs a fim de moderar eventuais comentários.

Em seguida, fui a página de “estatísticas” e verifiquei que havia um acesso, através do blog http://www.google.es/ e a postagem visitada é uma através da qual falo de Salamanca.

Alguém, no horário de almoço na Espanha, estava pesquisando alguma coisa sobre universidades e foi encaminhado ao Generalidades Especializadas.

Naquele momento era um solitário internauta, da Espanha, acessando o blog. Mas em outros dias e momentos distintos, o blog já foi acessado por alguém na Tailândia (www.google.co.th) Neste caso não possível identificar a postagem que lhe interessou porque eram muitos os acessos naquele momento.

E coisas curiosas, aqui no Brasil, deixam-me encucado. Que diabos levaria os blogs http://www.jornalpequeno.com.br/ e http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/
a acessarem este blog? Pois no entanto entraram.

Pra quem não conhece a mecânica e as ferramentas de estatísticas do blog, coloco abaixo as posições de um mês, que explicitam o que é possível identificar em matéria de visitação.

Visualização de página por pais


Brasil 
1.702
Estados Unidos
142
Portugal 
116
Alemanha 
59
Rússia
 19
França 
13
Itália 
9
Chile 
8
Reino Unido
 8
Canadá 
6



Visualização de página por pais
Visualização de página por pais


Visualizações de página por sistema operacional

Windows
1.759 (82%)
Linux
277 (13%)
Macintosh
33 (1%)
iPad
24 (1%)
iPhone
12 (<1%)
Android
8 (<1%)
Nokia
6 (<1%)
Samsung
2 (<1%)
Ubuntu
2 (<1%)
BlackBerry
1 (<1%)


Visualizações de página por navegador

Chrome
780 (36%)
Internet Explorer
649 (30%)
Firefox
600 (28%)
Safari
55 (2%)
Opera
17 (<1%)
RockMelt
14 (<1%)
GranParadiso
9 (<1%)
Mobile Safari
8 (<1%)
Jasmine
2 (<1%)
Comodo_Dragon
1 (<1%)

Tem, ainda, origem do tráfego por URL de referência, como abaixo:

4
2


Sites de referência, exemplos:
13
2
1

E por postagens, através da qual fico sabendo os posts mais visitados.

Fico me perguntando o que alguém na Tailandia, ou em Singapura pode encontrar de interesse neste blog. Vejam algumas das pesquisas via Google, mundo a fora, que conduziram o internauta até este espaço:

http://www.google.it/
http://www.google.fr/
http://www.google.de/
http://www.google.pt/
http://www.google.co.uk/
http://www.google.co.th/
http://www.google.com.do/
http://www.google.sg/
http://www.google.au/

7 comentários:

  1. Bom dia, Carrano (27/01-06:50)
    É curioso o que faz uma pessoa manter um blog - dá trabalho,não? No seu caso, não tem propaganda, apenas me parece a vontade de expressar ideias e de que alguém as leia. Mais ou menos como é o meu caso ao colaborar.
    Saber a quantidade e a origem das visitas acrescenta uma satisfação, quase que uma sensação do dever cumprido. Ou não?
    Aí entra uma escolha: ou a gente posta o que nos deu na telha no momento, o que é o mais gostoso pois capta a veia criativa no momento em que ela pulsa - ou então a gente... direciona o blog, de modo a ser mais visitado. Acho que obviamente hoje, por exemplo, discorrer sobre edifícios que desabam daria um bom lote de visitas.
    Contudo, seria o correto?
    Abraços
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que meu post, que generosamente o Carrano publicou, pode ter sido lido em Singapura?
    Que chique!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Gusmão, para você ter ideia da força de propagação da internet.
    Bem, as redes sociais estão aí mesmo para demonstrar isso com mais contundência.
    Os números estatísticos deste blog são modestíssimos, como não poderia deixar de ser.
    Somos quase um clube privê, amigos leais, parentes e mais uns poucos seguidores que não conheço, mas certamente vieram parar aqui por indicação de um dos amigos que me prestigiam.
    Tratamos de tudo, sem profundidade e sem pretensões literárias, jornalísticas ou populistas.
    Os amigos que têm colaborado com textos ou comentários oportunos e inteligentes é que enriquecem o blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Respondendo a Carlos sobre o que leva alguém a ter um blog :
    - exatamente o que Carrano pretende ... um fórum bacana para exposição e debates de assuntos diversos, inteligentes, compartilhamento de conhecimento, cultura, amizades novas, etc
    Agora, Carlos, imagina que o Blog do Carrano ao invés de ter tido 2.000 visitas no mês, teve, por exemplo, 2.000.000 !
    Pode ter certeza que ele vai ser procurado por alguma empresa com $$$$ para postar banners comerciais no Blog ....
    Abrs
    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Prezado Paulo,
    Asseguro que meu objetivo sequer tangencia a ideia de auferir algum lucro com o blog.
    Ele não terá cunho comercial, mesmo.
    Não tenho tempo, talento, inspiração, cultura e vocação, não necessariamente nesta ordem, para uma empreitada comercial na rede.
    Mas são muitos os casos de blogs que ganharam outra dimensão, ao veicularem conteúdo interessante.
    É coisa para profissional.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Carrano,
    O que é "origem do tráfego por URL de referência" ?
    Qual o valor dessa informação ?

    ResponderExcluir
  7. Paulo,
    Recorro ao Prof. Google que me encaminha à enciclopédia virtual:
    "Um URL (de Uniform Resource Locator), em português Localizador-Padrão de Recursos, é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma intranet. Uma URL tem a seguinte estrutura:protocolo://máquina/caminho/recurso
    O protocolo poderá ser HTTP, FTP, entre outros. O campo máquina designa o servidor que disponibiliza o documento ou recurso designado. O caminho especifica o local (geralmente num sistema de arquivos) onde se encontra o recurso dentro do servidor.
    No exemplo: http://www.w3.org/Addressing/URL/uri-spec.html, o protocolo é o HTTP, o servidor é designado porwww.w3.org e o recurso — neste caso o arquivo uri-spec.html — encontra-se em Addressing/URL/"

    Bem, na prática me revela a página do blog que foi visitada (post) e o caminho percorrido para chegar até ela.
    Se você utilizar, no seu navegador, a primeira URL que está no post, irá verificar que alguém queria saber algo sobre o picolé da Kibon, tabela de preços, etc. e foi encaminhado ao meu post, no caso "vendedores ambulantes" e a foto da carrocinha.
    Não sei se ficou claro.
    Acho que usando as URLs que coloquei como exemplo (são muitas diariamente) você acaba sacando qual é a da ferramenta.
    Obrigado pelo interesse.
    Abraço

    ResponderExcluir