11 de janeiro de 2026

GNOMOS EXISTEM ? PARECE QUE SIM ...

 



Por 

RIVA (aqui como Gnomo)







Segundo Dr. Goo, gnomos são criaturas mitológicas elementais da terra, pequenas, humanóides, barbudas como eu, que vivem pelos subsolos guardando minerais e tesouros, e são associados à alquimia e ao folclore da Europa. 

Conhecidos por sua sabedoria e habilidades artesanais e popularizados de diversas formas – estátuas, livros, etc, se petrificam quando expostos ao Sol .... acima de tudo, protegem e emanam prosperidade. 

Pois bem, a região de Visconde de Mauá tem tudo isso – sabedoria em toda a volta (nada mais sábio que a Natureza, esplêndida na Serra da Mantiqueira), artesanato maravilhoso em vários tipos de materiais, prosperidade em todos os sentidos (felicidade, paz interior, harmonia, convivência homem-natureza), tem gnomos petrificados em jardins, e por tudo isso, por toda essa magia e espiritualidade escolhemos Maringá, na região, para vivenciar a chegada de um Novo Ano. Um detalhe : a região deve ter uns 5 cachorros por m² !! Bom sinal !! 

Fomos em família, um grupo de oito, chegando dias 29 e 30 de dezembro, e partindo dia 2 de janeiro, hospedados em duas pousadas muito próximas, o Chalé dos Gnomos e a Pousada dos Amores, ambas no lado MG da região – sim, Maringá tem o lado RJ e o lado MG, separados pelo Rio Preto.

O percurso a partir de Penedo é de 33 km em aproximadamente 1 hora de viagem, devido à serra muito sinuosa. 

Esse post tem o objetivo de apenas sintetizar os atrativos da região, e dessa forma podemos dizer que não faltam passeios com quadriciclos, cavalos, motos, jipes, a maioria com guias para sua segurança, caminhadas maravilhosas pela natureza local, cachoeiras de tirar a respiração. Importante pontuar a incrível hospitalidade dos locais. 

À noite dezenas de barzinhos com música ao vivo, alegria contagiante. Escolhemos o Bistrô Cogumelos para o nosso Reveillón, com rock and roll ao vivo, ceia completa (reservada com antecedência), e uma grande comemoração à meia-noite ! 

Compras ? Muito pra ver, escolher e comprar : queijos, mel, pastas, linguiças, trutas, roupas psicodélicas, artesanato, cachaças, velas, sabonetes locais, etc, etc. 

Os restaurantes que escolhemos para as principais refeições foram selecionados em função das avaliações na web, das recomendações, e no que já conhecíamos de outras viagens. Registro para : 

- Bistrô das Meninas

- Mauro Jr.

- Santa Truta

- Truta Rosa

- Marioca

- Due Fratelli

- Bistrô Maringá (em nossa opinião o melhor de todos) 

A TRUTA é a atração do local, servida de 1000 maneiras, tanto nas entradas como nos pratos principais. 

Das pousadas só elogios – atendimento super especial, localização, estacionamento, café da manhã, acomodações/conforto, ótimos banheiros, limpeza e muito verde ! 

Eu e a MV (Matriarca Vascaína) ficamos hospedados no Chalé dos Gnomos, com a proprietária Ciça nos atendendo com muita atenção e dedicação. Ela mesma prepara o café da manhã com muito carinho, uma delícia, com muitos produtos locais. Ela tem 4 cachorros : o Faísca, a Mini, Chicó e Chiquinha !! 

Vou colocar algumas fotos para ilustrar um pouco a nossa viagem ... com certeza voltaremos mais vezes pra visitar nossos amigos gnomos, com seu poderoso alto astral.































2 comentários:

  1. Esta região é bem aprazível. Natureza pródiga.
    Parabéns para a família, reunida no Réveillon.

    ResponderExcluir
  2. A Serra da Mantiqueira, uma das maiores cadeias montanhosas do Brasil, onde está localizado o Parque Nacional do Itatiaia e ainda localidades como Penedo (pequena Finlândia), Visconde de Mauá (que inclui Maringá, locação do passeio) e a Serrinha do Alambari, se destaca pelas belezas naturais.
    Relativamente perto. Vale a pena o passeio.

    ResponderExcluir