Quem cunhou a frase "melhor idade", em substituição as já consagradas terceira idade, velhice, idosos, estava de sacanagem ou era marketeiro de clínicas, hospitais e indústria farmacêutica.
A melhor idade está situada entre os 21 e os 35 anos e tenho dito. # simples assim.
Quem ultrapassou esta faixa etária e teve a sorte de passar dos 80, pode opinar por experiência pessoal.
Os velhos servem de mote para os humoristas, como se verifica no meme a seguir:
Segundo dados obtidos via IA, a expectativa de vida, no Brasil é de 73,1 anos para homens e 79,6 para mulheres. Quando nasci, em 1940, a expectativa de vida estava em 45,5 anos.
Minhas referências, empíricas, são as assembleias de condomínio, nas quais o número de viúvas é sempre superior ao de viúvos. No prédio onde moro, são 6 as viúvas que conheço porque moradoras antigas.
Arremato com uma constatação auditável: uma sunga de praia frequentou minha lista de sugestões para "amigo secreto" durante alguns anos; hoje minha hezitação oscila entre uma bengala ou pacote de fraldas geriátricas 😂😂😂.
Não me levem a sério, é só um chiste.
Nas reuniões de família sou o mais idoso, mais velho, o ancião, o vetusto. E minha mulher vice.

As poucas prioridades, regalias, mesmo a prerrogativa especial dentro da especial, ou seja, acima de 80 anos, não compensa as ocorrências, os desconfortos as limitações da velhice.
ResponderExcluirTenho diversas "melhor idade". Todas marcadas por fatos felizes, saudosos. Impossível determinar a top.
ResponderExcluirA melhor idade, na minha visão, não está limitada a bons ou melhores momentos. Implica em higidez física e mental, energia e motivação para fazer projetos e planos futuros, atitude mental para aprender, amadurecer e sedimentar valores e princípios.
ResponderExcluirEnfim um conjunto, um combo, um pacote.
Quando se atinge a velhice, viramos idosos na conceituação legal, vêm as perdas naturais: saúde, energia, reação a novidades ...limitações.
ResponderExcluirVamos por partes então :
ResponderExcluir- nunca planejei meu futuro ; sempre deixei o rio me levar. Planejar mesmo só alguma viagem quando passei a ter condições financeiras de realizá-las.
- física e mentalmente : óbvio que antes era melhor do que hoje.
- motivação para novos projetos : quando cismei que devia ou podia avançar, mudar, sempre o fiz em qualquer idade.
- sedimentar valores : sedimentados há décadas.
- amadurecer : tenho Complexo de Peter Pan ; não sei o que fazer quando crescer.
Então, com esse resumo, fica difícil utilizar esses parâmetros para definir uma melhor idade. Para mim é realmente tatuada por momentos TOP de felicidade. E não consigo diferenciar. Mas...o nascimento do nosso primeiro filho me desmontou.