Fux não é lux.
Se é para fazer jogo de palavras, faço-o também. Refiro-me ao "IN FUX WE TRUST !!!!!" que circula na rede impulsionado por bolsonaristas empedernidos.
Inúmeras matérias jornalísticas, escritas por profissionais mais qualificados do que eu já analisaram as contradições e incongruências contidas no voto do ministro Luiz Fux.
Com perguntas pertinentes, tais como onde estava, em julgamentos passados, o juiz garantista agora encarnado por ele?
Voto, e agora digo-o eu, exageradamente longo (13 horas?), prolixo, empolado, recheado de transcrições doutrinárias repetitivas, em suma chatíssimo. E se é para citar pensadores, jurisconsultos, doutrinadores e filósofos, também recorro a um deles: Friedrich Hegel.
Tudo isto depois de assentar que "nós temos as melhores poesias, as melhore músicas", e assim por diante, as melhores tudo, prescindindo de doutrinas, pareceres e palpites alienígenas.
E como já acentuei em outra postagem, mencionar o célebre jurista italiano como o "saudoso Carrara", que viveu entre os anos de 1805 e 1888, levou-me ao riso.
And last meus miolos deram um nó. Como entender condenar um delator e absolver os agentes dos atos criminosos?
Sugiro, também, a leitura para reflexão do texto em
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/thiago-amparo/2025/09/in-fux-nos-nao-trust.shtml
O isolamento de Fux:
ResponderExcluirhttps://veja.abril.com.br/politica/as-reacoes-de-luiz-fux-durante-o-voto-de-carmen-lucia-no-julgamento-de-bolsonaro/
(Copy and paste)
Repercussão internacional:
ResponderExcluirhttps://www.bbc.com/portuguese/articles/c2374nrngmvo
Opinião sobre decisão do min. Fux:
ResponderExcluirhttps://www1.folha.uol.com.br/colunas/thiago-amparo/2025/09/in-fux-nos-nao-trust.shtml
Estamos em guerra, todos por aqui, contra a corrupção generalizada, insegurança pública e jurídica, sistema de saúde, tantas pautas super importantes travadas pela estúpida polarização política que nos assola de uma forma como creio nunca assolou.
ResponderExcluirE por isso não temos uma trincheira única para combater o inimigo, mas sim duas trincheiras. Ou seja, não venceremos, vamos nos derrotar. O inimigo só assiste.
Um exemplo da diversidade de trincheiras :
- achem comentários no Blog sobre o voto do FUX no julgamento do suposto golpe de estado ....acharam ? Sim, especialistas comentam a suposta aberração do ministro.
- achem agora algum comentário sobre o MORAES ser vítima e julgador ao mesmo tempo ?.....acharam ? Não ?
Não acharam nem nunca vão encontrar porque são seletivos, não comentam sob a ótica jurídica constitucional. E sim, de acordo com seu viés politico. E assim caminhamos para lugar nenhum.