4 de maio de 2025

Niterói ontem, hoje e amanhã

 

Antiga Assembleia Legislativa, atual Câmara de Vereadores


Antiga Prefeitura, atual Secretaria de Finanças

Palacete da Condessa Pereira Carneiro

Arariboia mudando de local, na mesma praça


Arariboia ao cair da noite


Região Oceânica


MAC, ouro ângulo

Niterói terá o maior pomar urbano do Brasil. Estão sendo plantadas cerca de 5 mil mudas de árvores frutíferas de restingas de Mata Atlântica no Parque Orla Piratininga (POP), na Região Oceânica. O trabalho começou há dois meses e já foram plantadas cerca de 900 mudas. A previsão de conclusão é de até sete meses.

Jerivá
Entre as espécies que estão sendo plantadas estão araçás, pitangas, uvaias, cereja da mata, cajus, grumixamas, pimenta branca, jerivás e outras nativas. 

5 comentários:

  1. Tomara que as 5 mil mudas de árvores frutíferas de restingas de Mata Atlântica no Parque Orla Piratininga (POP), na Região Oceânica, não resultem no fracasso semelhante ao das área de restinga criadas na Praia de Icaraí.
    As citadas áreas, em Icaraí, mais parecem um terreno baldio, que precisam de capina e limpeza.

    ResponderExcluir
  2. O pé de açaí lembra o de jerivá. Veja em:
    https://www.google.com/search?q=p%C3%A9+de+a%C3%A7ai+fotos&sca_esv=973c07562d464363&sxsrf=AHTn8zqGqeq8bj3rVb7BDYXJX8HhVch4OA%3A1746491181854&ei=LVcZaJ73M9LS1sQP45yoeQ&ved=0ahUKEwjewf3Tyo2NAxVSqZUCHWMOKg8Q4dUDCBA&uact=5&oq=p%C3%A9+de+a%C3%A7ai+fotos&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiEnDDqSBkZSBhw6dhaSBmb3RvczIGEAAYFhgeMgYQABgWGB4yBRAAGO8FMggQABiABBiiBDIIEAAYgAQYogQyCBAAGIAEGKIESKtyUI1HWJhrcAF4AZABAJgBiQKgAesQqgEFMC43LjW4AQPIAQD4AQGYAgugApkOwgIHECMYsAMYJ8ICChAAGLADGNYEGEfCAgQQIxgnwgIFEAAYgATCAhAQLhiABBgUGIcCGMcBGK8BmAMAiAYBkAYJkgcFMS43LjOgB5NFsgcFMC43LjO4B5MO&sclient=gws-wiz-serp#vhid=n94oQBlv57pISM&vssid=_SVcZaI7PEaDe1sQP_PmJqQI_58

    Precisa selecionar o endereço acima e colar na barra do navegador.

    ResponderExcluir
  3. Não, jerivá e açaí não são a mesma fruta. Apesar de ambos serem frutos de palmeiras e terem alguma semelhança, são espécies distintas com diferentes características e distribuição geográfica.

    ResponderExcluir
  4. Não sei se vc (BM) tem caminhado por Icaraí, mas as restingas ali viraram moradias de "sem teto", ou clientes da "moeda Araribóia".

    ResponderExcluir
  5. Este fracassado projeto de resgatar a área de restinga, em Icaraí, deve ser obra do mesmo "gênio" que determinou que cortassem o arbusto que se desenvolvia na Pedra de Itapuca.
    Brotou e cresceu por graça e obra da natureza, mas foi arrancado por diarreia mental de "acadêmico" da prefeitura.

    ResponderExcluir