13 de novembro de 2023

Minhas razões

No que tange à Inteligência Artificial - IA.

Pessoas bem informadas, antenadas nos avanços tecnológicos, têm-me tranquilizado no respeitante aos meus temores com o avanço da Inteligência Artificial.

Entretanto tranquilizam-me quanto ao fato de ser normal eu estar intranquilo. Muita gente acima e além de mim neste setor também está. Há motivos.

Este caso abaixo, real, pincei no sítio declinado ao final. Vejam como foi engendrado. Não fora a agudeza do advogado de uma das partes, poderia ter passado.


"Juiz Federal do TRF da 1ª região que assinou sentença feita por meio da inteligência artificial será investigado pelo CNJ. A razão para essa investigação reside no fato de a ferramenta ter criado jurisprudências do STJ, as quais fundamentaram a decisão do magistrado.

O advogado representante da parte derrotada na ação descobriu essa situação e formalizou uma denúncia junto à Corregedoria Regional de Justiça Federal da 1ª região. O juiz, por sua vez, minimizou o ocorrido como um "mero equívoco", atribuindo-o à sobrecarga de trabalho e alegando que uma parte da sentença foi produzida por um servidor.

Em um comunicado circular, o desembargador Néviton Guedes, corregedor da Justiça Federal da 1ª região, disse que o caso chegou ao seu conhecimento e reforçou os deveres de cautela, de supervisão e de divulgação responsável dos dados do processo, quanto ao auxílio de IA para a elaboração de decisão judicial.

Além disso, recomendou que não sejam utilizadas ferramentas de inteligência artificial generativa que não sejam homologadas pelos órgãos de controle do Poder Judiciário para pesquisa de precedentes jurisprudenciais.

O desembargador alertou ainda que a responsabilidade pelo uso da inteligência artificial nos serviços judiciais recai sobre o magistrado competente, sendo uma responsabilidade compartilhada por todos os servidores, estagiários e colaboradores envolvidos.

Embora a apuração inicial sobre o incidente tenha sido arquivada na Corregedoria da 1ª região, o caso será agora analisado pelo CNJ."

Epa! Vimos que você copiou o texto. Sem problemas, desde que cite o link: https://www.migalhas.com.br/quentes/396836/juiz-que-usou-tese-inventada-pelo-chatgpt-em-sentenca-sera-investigado


7 comentários:


  1. Será uma ferramenta muito útil para os rábulas, que poderão sair das páginas dos romances regionalistas e voltar à vida prática.

    Exija OAB rsrsrsrs

    ResponderExcluir

  2. STF lançou na última semana edital para chamamento público para receber protótipos de soluções de inteligência artificial que resumam processos judiciais, mantendo informações essenciais.

    ResponderExcluir
  3. RIVA CAMPEÃO13/11/2023, 21:46

    Caos à vista, desumanização do Judiciário.

    Isso me lembra a grande diferença entre a operação de um Boeing e de um Airbus, onde nesse último quem toma as decisões é o software ... tecnologia chamada de "flight by wire".

    ResponderExcluir

  4. No caso narrado, Riva, o que se tem é uma fraude, praticada com recursos de uma ferramenta tecnológica, ainda sem controle, e perpetrada por um magistrado.

    Você fala em desumanização, e faz sentido, posto que se trata exatamente da área do Direito.

    Mas imagina o uso da IA na medicina...

    ResponderExcluir
  5. RIVA CAMPEÃO17/11/2023, 18:22

    Ontem foi aniversário do sogro de um dos meus filhos - 65 anos. Não estava inspirado, então pedi ajuda à IA do ChatGPT para construir uma mensagem específica para ele, dando algumas dicas.

    Olha, que surpresa, ficou muito boa, expressando bem tudo que desejamos para ele em data tão especial. Fiz raras alterações e mandei !!

    E agora, José ? (como dizia meu saudoso pai Fred )....

    ResponderExcluir
  6. RIVA CAMPEÃO17/11/2023, 18:33

    Mais um comentário sobre suas últimas linhas .....

    "Você fala em desumanização, e faz sentido, posto que se trata exatamente da área do Direito.

    Mas imagina o uso da IA na medicina..."

    Como será que uma IA trataria meu saudoso mano Freddy nos momentos terminais....ele precisava de uma intervenção que o levaria posteriormente ao CTI. O nosso médico (o dele é o mesmo que o meu) me falou no corredor :

    "Paulo, não vamos fazer nada porque a intervenção não vai resolver o problema, e pior, a estada no CTI vai privá-lo do que ele tem de mais importante nesse momento, a presença de vocês em volta dele no quarto."

    E assim foi feito, e ele partiu com todos em sua volta.

    FLUi

    ResponderExcluir

  7. RIVA,
    Sobre seus comentários acima:

    1. IA ferramenta que como lâmina de barbear corta dos dois lados. É sensacional, impressionante quando utilizada de forma válida, de boa-fé, como já contei aqui. Mas pode ser deletéria, nociva, se utilizada para o mal, para situações fake.

    Quando contei a experiência de uma migo que utilizou o Chat GPT em consulta séria para trabalho acadêmico ficou impressionado com o conteúdo obtido, era apenas um caso conhecido por mim.

    Agora, noutro dia, foi uma antropóloga e professora que usou o Chat e ficou assombrada.

    2. Desumanização, o teu exemplo é irretocável. Os algoritmos, que eu saiba, ainda não têm sentimentos.

    Quando estas ferramentas tiverem CPF não faltará mais nada.

    ResponderExcluir