As guerras não são novidade na história humana.
Elas existem desde priscas eras, tempos imemoriais.
Estão registradas em hieróglifo, cuneiforme ou desenhos rupestres.
Hieróglifos |
Escrita cuneiforme |
E desenhos rupestres encontrados em cavernas mundo afora, como os abaixo:
Caverna britânica |
Caverna nos USA, com 6.000 anos |
Algumas delas eram conteúdo das aulas de história, ministradas pela professora Molca, no Colégio Plinio Leite, onde fui ginasiano na década de 1950.
As motivações, como ainda hoje, eram expansão territorial, criação de grandes impérios, como os persa, macedônico ou romano; ou religião; ou petróleo; ou lagostas.
Sim, guerra por pesca de lagosta, entre Brasil e França, que por pouco não se consumou.
Guerra da Lagosta |
Algumas foram regionais, com a do Paraguai e a das Malvinas, aqui em nosso continente.
Brasil no meio. |
Algumas duraram anos, como a equivocadamente denominada Guerra dos Cem Anos, abaixo ilustrada.
Inglaterra X França |
Se algumas foram regionais, duas delas, ocorridas no século XIX, foram mundiais, com participação do Brasil, episodicamente.
Esta guerra que se desenrola com toda a crueldade, com toda a desumanidade, diante de nosso olhos estarrecidos, deprimidos, tristes e envergonhados, dá-se entre um país independente e soberano e um braço armado da luta palestina pelo direito de ser também um país independente e soberano, com território para chamar de seu, como já tem o seu oponente Israel.
As guerras abaixo mencionadas, cujos registros obtive na internet, para citar a seguir, estão aqui apenas para sustentar minha tese de que "desde que o mundo é mundo", os homens não se entendem.
E manifestam suas ambições de poder, suas índoles doentias, seus sentimentos mal formados, suas necessidades de afirmação, seus exibicionismos e desejos de plumas, lantejoulas e paetês.
Um par de observações finais. A ONU não passa de um acrônimo, onde vigora a excrescência de um só país poder vetar, no Conselho de Segurança, o desejo de outros 192 países membros. A decisão nem chega à plenária.
Uma resolução de interesse da humanidade não pode ficar adstrita ao voto sempre passional do "manda chuva" da época em 5 países ideologicamente distintos.
Acho que o Brasil deveria se desfiliar da ONU pelo e enquanto não seja mudada sua Carta Regimental.
ResponderExcluir"As guerras abaixo mencionadas" como afirmado no texto, não foram incluídas por distração do blog manager.
Estão num arquivo separado porque pincei os dados na internet.
Algum dia, ou não, voltarei ao assunto e publico.
ResponderExcluirE as Cruzadas, podem ser consideradas guerras?
O cunho era religioso.
Os ETs andam nos rondando. Centenas de aparições recentes, documentadas, e finalmente acreditadas pelo congresso americano. Um puta receio da certeza da existência dos OVNIs impactar as crenças terrestres/religiões, as bolsas de valores ....
ResponderExcluirO fato é existem sim, andam por aqui, e com certeza, não entendem que MERDA É ESSA DE GUERRAS ENTRE SERES DO MESMO PLANETA !!
Muitos não gostam nem de conversar sobre o tema. No meu Twitter tenho dezenas de filmagens que qualquer ser racional sabe que não é coisa da Terra, pelos seus movimentos e velocidades incríveis e erráticas, pela ausência de calor na propulsão, ausência de asas, etc.
Que elemento descobriram e possuem, que lhes permite um combustível para viagens interestelares ? Tempo já sabemos que inexiste para eles ....
Guerras também inexistem. NUNCA fomos atacados por nenhum dos visitantes. NUNCA !