28 de agosto de 2023

Sugestão de nomes

 

Se você está pretendendo escrever um romance ou um conto, ou mesmo uma crônica,  eis uma lista com sugestão de nomes para personagens.

Se está guardando o nascimento do primeiro filho, a lista pode ajudar, porque salvo casos especiais, a escolha do nome gera conflito. Deve agradar ao avô, ou à avó? Qual avô? Nem pensar em homenagear aos dois e inventar um  "Josenapio", porque um avô é José e o outro Eunapio. Cuidado com a acentuação tônica.

Estes nomes constam de uma lista de nomes mais usados pelos americanos, nos anos 50, do século passado, mas na verdade são tradicionais e por isso nunca saem de moda.

Tem nome de estadista, personagem histórico, herói, personagem de romance célebre, jogador famoso... 

Em muitos casos a grafia é idêntica mudando tão somente a pronúncia. Em outro casos tem correspondente em português. Use o link abaixo para ler a matéria:

https://www.msn.com/en-us/lifestyle/family/20-baby-names-that-were-popular-in-the-1950s/ss-AA1b4bVx?ocid=NL_ENUS_A1_00010101_1_1#image=21


20 Baby Names That Were Popular in the 1950s

Traditional baby names are back in a big way, with more and more modern parents opting for classic monikers rocked by their own grandma and grandpa—from the still-in-style James and William to the forever-fashionable Elizabeth and Margaret. Of course, the 1950s also had its share of Karens. Read our list to get some old-fashioned inspiration if you’re expecting or see which names definitely won’t be making a comeback anytime soon (we’re looking at you Gary and Linda).

Elizabeth, Mark, Sharon, Gary, Nancy, Richard, Barbara, Richard, David, Patricia, Charles, Linda,Robert, Karen, William, Deborah, John, Susan, Michael, Mary, James.

Evitem Donald, porque seu filho será associado a pato (ave) ou a delinquente fraudador, ex-presidente golpista e sonegador.

Jorge (George), não consta da lista, mas é o do santo mais popular no planeta. 

3 comentários:


  1. Dia de São Jorge

    STF validou lei fluminense que criou o feriado do Dia de São Jorge. A data é comemorada em 23 de abril. Prevaleceu a divergência inaugurada pelo ministro Edson Fachin, que considerou legítimas as "razões invocadas pelo Poder Público estadual" para a criação do feriado.

    Nunes Marques, aquele mesmo, votou pela inconstitucionalidade, mas ficou isolado.

    ResponderExcluir

  2. Em outro veículo:

    O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu uma decisão majoritária, afirmando a constitucionalidade do Dia de São Jorge, celebrado em 23 de abril no Estado do Rio de Janeiro. A lei que estabeleceu o feriado foi objeto de questionamento por parte da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O processo foi protocolado no ano de 2008, alguns meses após a aprovação da ordem que instituiu o feriado, e somente agora recebeu julgamento.

    ResponderExcluir
  3. Nomes ..... êta assunto complicado.

    Lembro como foi complicado escolher o nome dos meus filhos. Não queria o meu nome ..não sei porque. Então os 2 primeiros foram definidos.

    Mas aí ela engravidou do terceiro, e falou : agora vai ter o seu nome ! rsrsrsrs ... e assim foi.

    E o nome da nossa banda de rock nos anos 80 ? Altas pesquisas, foi difícil chegar ao nome REINO DE MAGOG. Naquela época tinha Kid Abelha e os Miquinhos Amestrados, Paralamas do Sucesso, Asdrúbal e seu Trombone, Coquetel Molotov, Absyntho, Capital Inicial, e muitos outros ...

    Pior era escolher o setlist das músicas para tocar numa apresentação. E éramos amadores, como são todos desse desgoverno em Brasília. Cada um vai para um lado, e o cara viajando com a futura presidente.





    ResponderExcluir