21 de setembro de 2022

Viação Itapemirim

 

Foi um choque  quando Wanda me informou sobre a decretação da falência da Viação Itapemirim, em data de hoje.

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/justica-de-sp-decreta-falencia-da-itapemirim-afundada-em-dividas-trabalhistas-e-tributarias/

Esta empresa que operava sob outro nome, tendo iniciado atividade com um velho ônibus "jardineira" ligando pequenas cidades do interior do Espírito Santo, foi fundada, quando a frota já era de 16 ônibus, com sede na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, em 1953.

Cresceu e se transformou em uma das maiores do ramo de transporte terrestre de passageiros e cargas no Brasil e na América Latina, estendendo mais tarde atividades para o mercado aéreo.

Um gigante deste porte não pode simplesmente fechar as portas e encerrar atividade. Impensável.

De longe, não sendo mais sequer usuário de sua frota, como fui durante muito tempo, correndo o risco de ser leviano, atribuo a falência da gigantesca empresa  à morte de seu fundador, Camilo Cola, veterano de guerra que faleceu no ano passado aos 97 anos de idade.

Tive o "prazer" de levar um pito dele, pessoalmente, na sede da empresa. E resumo porque. A Itapemirim já era sólida e em franca expansão, quando Camilo Cola se aproximou politicamente de Roberto Silveira, jovem político que governava o Estado do Rio, que tinha ambições para voos mais altos na política nacional. E que chances tinha, exclamo.

Um acidente com um helicóptero interrompeu sua carreira e sua vida.

Deu-se que a causa da reprimenda  foi o fato de alguns estudantes termos recebido, como cortesia, por conta da ligação do Camilo Cola  com Roberto Silveira (o que dá nome a avenida em Icaraí) e o  DER/RJ no governo deste, algumas passagens de Niterói para Cacheiro.

E nós, os estudantes beneficiados com a cortesia, não dormimos ... e nem os demais passageiros. Que reclamaram formalmente,  com toda razão.

Nós passamos todo  o tempo da viagem cantando, contando piadas numa algazarra infernal.

Porque era o representante da federação dos estudantes, beneficiária das passagens, fui chamado por ele, que deveria autorizar a liberação de nossa volta.

Fui a sede da Itapemirim, onde ele me passou a descompostura por não termos sabido nos comportar, provocando reclamações e queixas de outros passageiros. Mas liberou nossa volta de graça.

Quando me casei a família de Wanda e interferência de uma vizinha dele quando ele morava na Rua 25 de Março, em Cachoeiro de Itapemirim, conseguiram por empréstimo, por duas noites, a citada casa onde morou  com dona Inez, sua esposa, e agora desocupada, casa esta onde dormiram alguns parentes meus que foram do Rio de Janeiro para meu matrimônio.

Roupas de cama e banho foram conseguidas por empréstimo da família de Wanda.

Camilo Cola e a empresa que fundou, e fez crescer, foram, de certo modo, figurantes na minha fase de namoro, noivado e casamento. Foi por conta da malsinada viagem que conheci minha mulher, consumando o início do namoro.

Sinto, de verdade, o falência da Viação Itapemirim, em cujos ônibus viajei (pagando - rsrsrs) por quatro anos período de namoro e noivado na cidade capixaba.


4 comentários:

  1. Aquela excursão do Liceu a Cachoeiro, em 1959, foi muito marcante para todos nós, liceístas.
    Não sabia que tinha sido decretada a falência da Viação Itapemirim. Talvez os problemas tenham começado a ocorrer quando aventurou-se a ser compnhia aérea.

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  2. Foi mesmo Carlinhos.

    Mais um caso de comportamento lamentável, principalmente no hotel.

    Quanto atividade no setor aéreo, pode ser que a expansão para um setor difícil em termos de competição, com operações muito dispendiosas tenha sido o fator desencadeador.

    Vide Panair do Brail e Varig, por exemplo.

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  3. Ah, a VARIG !!! A PANAIR, a VASP, a CRUZEIRO, a SADIA, a TRANSBRASIL, a WEBJET mais recente, etc..... isso somente no setor aéreo.

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  4. No caso específico do comentário do Carlinhos, é do setor aéreo que falamos mesmo.

    Ele endende que a debacle da Viação Itapemirim teve início quando se aventuraram no setor de transporte aéreo.

    Pode ser.

    Desmoronamento de impérios, no mundo econômico, são mais ou menos comuns e por diferentes razões:
    sucessão hereditária é uma delas.

    Acompanhei de perto porque trabalhava lá, como os filhos do conde Matarazzo, contribuíram para a ruína do vasto império econômico.

    Eles operavam em quase todos os ramos industriais e comerciais; tinham banco e hospital. Seria mais fácil enumerar onde não operavam do que os onde tinham atuação.

    No caso da Itapemirim não descartaria esta razão no rol de outras causas.

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