Hoje, 31 de dezembro de 2021, estou completando 57 anos de casamento, com a mesma mulher.
Aliás que a esta hora (são 08:35h), no longínquo 1964, estava na pensão onde me hospedava, em Cachoeiro de Itapemirim, tomando o monástico café matinal (café com leite e pão com manteiga), e iria tomar banho para me paramentar para o casório.
Esta pensão tinha uma comodidade - ficava defronte a casa da noiva - e uma facilidade - a diária era barata, a altura de meu salário, na Cia. Fiat Lux.
Banho tomado, barba feita, vesti meu primeiro terno no dia. Explico. Casei em duas cerimônias distintas, uma civil e outra religiosa.
Precisamente às 10:00 horas, com as portas e janelas abertas (como previsto em lei), na casa de meus sogros, o Juiz de Paz formalizou nossa união civil.
Somente às 18:00 horas, na igreja, haveria o ato religioso e iria ver minha noiva vestida como tal, de buquê nas mão. Eu com outro terno, desta feita preto e gravata cinza claro, quase prateada. Pela manhã o terno era azul marinho.
De lá para cá, dois filhos e dois netos, muitas alegrias, várias apreensões (febre das crianças, orçamento apertado, coisas que tais), algumas privações e apertos e eis-nos aqui comemorando uma união bem-sucedida de 57 anos.
Se somados aos 57 anos de casamento os 4 em que éramos namorados e noivos, cada qual morando numa cidade, em Estados diferentes, perfazemos 61 anos de respeito, tolerância e parceria, contados do primeiro beijo.
Uma certeza nós temos: gostamos muito um do outro. Acho que é mais do que amor, é um somatório de trocas. A despeito das dificuldades iniciais, realizamos algumas conquistas.
Aos 81 eu e 80 minha mulher, não sabemos quando terminará esta sociedade aqui no planeta Terra, mas enquanto for possível estaremos juntos, firmes e fortes.
ResponderExcluirA lua de mel (naquela época existia) foi em São Lourenço-MG.
Quem podia fazia em Paris. E quem podia mais ainda, casava em Paris.
Parabéns ao casal ! Um exemplo de parceria, rara nos dias atuais.
ResponderExcluirSaúde e que celebrem entre nós por muitos anos !
Abs e Bjs
ResponderExcluirReiteramos aqui nossos agradecimentos veiculados via ZAP.
Esperamos poder celebrar entre vocês e, melhor ainda, com vocês como nos 50 anos.
Quem sabe em futuras bodas mais para frente.