Sábado e domingo tivemos as finais do US Open, versão 2021.
Minha surpresa foi ver na final feminina, no sábado, duas tenistas novas, desconhecidas para mim. Com 18 e 19 anos de idade.
Uma campeã tão jovem não seria inédito posto que tanto a Serena Williams quanto a Maria Sharapova conquistaram título de Grand Slam aos 17 anos de idade.
Na verdade, antes das duas citadas, outras tenistas conquistaram títulos do ciclo de Grand Slam aos 16 anos, e antes dos 18 já tinham conquistado 4 títulos cada uma: Martina Hingis e Monica Seles.
Emma Raducanu, de 18 anos, a campeã do torneio americano deste ano, é filha de pai romeno, com mãe chinesa e nasceu no Canada. Entretanto defende a Grã-Bretanha pois a família foi para lá quando ela tinha apena 2 anos de idade.
Sua adversária, a canadense Leilah Annie Fernandez, com 19 ano, é filha de pai equatoriano, com mãe filipina.
Ambas têm uma mistura de sague é etnias bem rica.
A final realizada no domingo tinha de um lado o grande campeão Novak Djokovic, com 20 Grand Slam conquistados e aspirava conquistar nos EEUU seu 21º isolando-se como o maior vencedor de todos os tempos, posto que Roger Federer e Rafael Natal têm igualmente 20 títulos cada um deles.
Inobstante todo o apoio da torcida presente, onde despontavam estrelas e astros de Hollywood (como Brad Pitt), tenistas vencedores veteranos (Maria Sharapova estava lá) e jogadores famosos da NBA, o sérvio Novak Djokovic não fez um bom jogo e o russo Daniil Medvedev se superou fazendo ótima partida para ficar com o título.
https://ge.globo.com/tenis/noticia/conheca-emma-raducanu-a-multicultural-britanica-campea-do-us-open.ghtml
https://oglobo.globo.com/ela/gente/a-estrela-britanica-do-tenis-emma-raducanu-de-18-anos-disse-que-vai-emoldurar-carta-enviada-pela-rainha-elizabeth-significou-tudo-para-mim-25194380tm_source=globo.com&utm_medium=oglobo
https://www.uol.com.br/esporte/tenis/ultimas-noticias/2021/09/11/us-open-fernadez-raducanu.htm
https://ge.globo.com/tenis/noticia/djokovic-x-medvedev-final-do-us-open-tem-numero-1-contra-2-e-busca-de-feitos.ghtml
ResponderExcluirMedvedev ganhou do Djoko com autoridade: 3X0, e a Raducanu não perdeu um set sequer durante a jornada vitoriosa até o título.
Vamos ver até onde vai a britânica que acaba de ganhar seu primeiro Slam.
Já o sérvio tem gás para continuar perseguindo o recorde de 21 grandes prêmios, já que ora divide com Nadal e Federer, 20 títulos conquistados.
Acho que a semifinal do dia anterior desgastou Djoko.
ResponderExcluir
ResponderExcluirPode ser, mas o Medvedev jogou muito bem, na avaliação de quem sequer sabe jogar, apenas torcer.
Joguei tênis por uns poucos anos, já com tipo 35 anos.
ResponderExcluirÉ um esporte super solitário, em que vc se cobra demais, e sofre muito com determinadas derrotas, requer um domínio mental muito forte. Eu, amador, senti isso, imagina um profissional. Djoko sentiu demais a derrota nas Olimpíadas, pode ter certeza disso ... além do desgaste físico.
No único torneio oficial que joguei, achando que estava preparado, tomei 2 pneus !!! 6-0 e 6-0. Uma vergonha. Olhava pra arquibancada e a minha raquete de liga leve pesava uns 15 kilos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
ResponderExcluirVocê nem conseguiria quebra-la como fez o Djokovic (rsrsrs).