Noutro dia meu Amigo Carlinhos, em comentário, aludiu à mitológica (mas real) figura de Wyatt Earp e sua participação no tiroteio havido no Corral OK, na cidade de Wichita, no Estado do Kansas, nos USA.
Pensamento vai, pensamento vem, lembranças afloram, e eis-me lembrando de uma Amiga (ex?), que estava voltando a viver na América do Norte, em 2014, depois de uma temporada no Brasil, em especial no Rio de Janeiro.
E a cidade, desta feita, em que iria morar era exatamente Wichita. Que eu não conhecia, como não conheço, senão por informações que a Beth nos deu através de algumas postagens e fotos ilustrativas, como neste post abaixo.
De Wichita o que sabia era oriundo do cinema, porque o tiroteio ocorrido no Corral OK, envolvendo Wyatt Earp e seus irmãos, e mais a luxuosa ajuda do Doc Holliday, um dentista, beberão contumaz, tuberculoso e bom atirador, foi tema de muitos filmes, em diferentes épocas e diferentes elencos.
Fiquei surpreso quando a Beth comparou o espírito dos moradores da cidade americana, com o dos cariocas.
O texto original, que a seguir republico, está em
https://jorgecarrano.blogspot.com/2014/09/americanos-com-espirito-carioca.html
Por
Elizabeth Paiva (Beth)
Publicado originariamente em 19 de setembro de 2014
O blog já publicou imagens, opiniões e informações, sob a ótica de brasileiros, residentes ou apenas em viagem turística, de e sobre algumas cidades americanas.
Chegou a vez de Wichita, cidade do Kansas, Estados Unidos da América.
O texto, e as fotos, são da amiga de longa data, que para lá se mudou recentemente.
Beth já havia residido nos USA, em outros locais e circunstâncias.
Deixo com vocês o texto, no formato de mensagem eletrônica:
“ESTA CIDADE DE WICHITA, KANSAS (O NOME É INDÍGENA), ONDE MORO, É UMA SURPRESA POSITIVA NOS ESTADOS UNIDOS.
AS PESSOAS SÃO EXTREMAMENTE SIMPATICAS, INTERATIVAS, LEMBRAM MUITO O RIO DE ANTIGAMENTE.
A CIDADE DE WICHITA FICA NO MEIO DOS USA, E É COUNTRY, NATURALMENTE...
AS PESSOAS SORRIEM UMAS PARA AS OUTRAS NOS SUPERMERCADOS ETC.
NÃO IMPORTA SE SERÃO OU NÃO MINHAS AMIGAS NO FUTURO, MAS ELAS FAZEM O DIA A DIA SER AGRADAVEL, DIFERENTE DE OUTROS LOCAIS, INCLUSIVE FLÓRIDA, ONDE TODOS SÃO MAL HUMORADOS, SEM PACIÊNCIA E SEM NENHUMA DELICADEZA DE PESSOA PARA PESSOA. ALIÁS, SÃO ATÉ AGRESSIVOS.
EM MIAMI A COISA É MAIS SUAVE, PELO ENORME NÚMERO DE LATINOS, MAS AINDA ASSIM NÃO CHEGA AOS PÉS DE WICHITA, CIDADE ACOSTUMADA A TER GENTE DE VÁRIOS LUGARES DOS USA E DO EXTERIOR, PORQUE É ONDE EXISTEM AS PRINCIPAIS FÁBRICAS DE AVIÃO, COMO A BOEING, LEAR JET E OUTRS 5 MAIS QUE NÃO ME LEMBRO AGORA.
SUA POPULAÇÃO TEM MUITOS ÍNDIOS (sioux, pawnee e kiowa), TRABALHANDO NO COMÉRCIO - JÃ ACULTURADOS AHAHAH - TAMBÉM MUITOS PRETOS E BRANCOS, COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER KKKK, RED NECKS E NÃO RED NECKS... PORÉM, TODOS MUITO SIMPÁTICOS.
JÁ MOREI EM OUTRO LUGAR COUNTRY, NEBRASKA, MAS O POVO LÁ É MUITO MAIS RUDE QUE O DE WICHITA.
AQUI OS CERVOS E VIADINHOS PASSEIAM PELO MEU QUINTAL E NÃO SE ASSUSTAM COM AS PESSOAS. SÃO UNS FOFOS. E NINGUÉM OS EXPULSA DOS CONDOMÍNIOS... ONDE SÃO MUITOS OS CÃES TAMBÉM...
UM BEIJO
BETH”
|
Entre as árvores, meio na sombra, um veado observa |
|
Aqui dois deles ocupam o quintal |
|
A confortável casa |
|
Livre e solto |
|
Visão mais próxima da simpática casa |
|
Observem os veadinhos ao fundo
|
ResponderExcluirA Beth, de forma incompreensível para mim, trocou de mal, não me dando sequer a oportunidade de me defender, se é que fiz ou deixei de fazer algo que deveria ou não deveria.
Por isso no texto escrevi (ex) amiga. Mas não de minha parte.
Realmente uma pena ela sumir. Podíamos estar trocando tantas informações bacanas numa época como essa.
ResponderExcluir