30 de novembro de 2020

Um substituto para ...

 

A postagem do Carlos Lopes Filho (Calf), ou Carlinhos para alguns sobreviventes contemporâneos do Liceu Nilo Peçanha, sobre comparações descabidas, acabou por me oferecer um mote para esta matéria de hoje, que encerra (por ora) o ciclo futebol.

Contratar um substituto ou comemorar e enaltecer  o aparecimento de um novo fora de série era uma forma de comparar. Pouco mais ou menos, claro. Buscar um substituto implicava conseguir alguém de mesmas característica, habilidades e desempenho.

Foi assim, por exemplo, quando o Vasco perdeu o Vavá para o Palmeiras. Era premente contratar um novo artilheiro, com características de combatividade e faro de gol semelhantes ao do centroavante campeão mundial.

O Vasco foi além, foi ao extremo na busca pela substituição. Foi ao Nordeste, região de origem, na esperança de que lá encontraria o substituto a altura.

Trouxe de lá um certo Pacotí. Quem se lembra? Não deu certo e a busca continuou; vieram Oswaldo e outros testados e reprovados. Até o Wilson Moreira, de linhagem de técnicos consagrados. Quem solucionou em parte o problema foi o Delém, de quem não tínhamos referências. Mas não foi o "novo Vavá".

Delém foi um bom centroavante e propiciou a um certo narrador apregoar seu gols com uma tirada interessante (para nós vascaínos). Gritava ele - o narrador: "Delém, delém, delem, bate o sino da matriz de São Januário". Era gol do Gigante da Colina.

Substitutos ou "novo Pelé" surgiram muitos. Todo neguinho habilidoso que fazia gols virava um novo Pelé. Muitas frustrações, obviamente. Pelé é único, como Michel Jordan, como Senna, como Da Vinci, como Shakespeare, se me permitem a exagerada e eclética prateleira.

Alguns jogadores tiveram estilos semelhantes, e resultados práticos consistentes. Cito por exemplo Walter (Marciano de Queiroz), comparável ao Rubens (Dr. Rubis), do Flamengo. Dirceu cujo papel em campo o aproximava de Zagalo. E paro por aqui.

E há casos em que aquele que seria o substituto supera o substituído. Tipo discípulo que supera o mestre. Mas sem comparações, cada qual com suas competência, habilidade, arte.

Nem a genética assegura transferência de habilidade, talento e vocação, pois que se assim fosse o filho de Pelé iria além de um goleiro razoável e nada mais.

São poucos os casos de herança de habilidade técnica. Lembro de poucos casos. Os filhos do Zico, do Bebeto e do Roberto Dinamite, só para exemplificar, não vingaram e não atingiram o sucesso deles.

Um caso, em particular, chama minha atenção. O Thiago Alcântara joga melhor do que o pai -campeão mundial - o Mazinho.

Comparações são perigosas, por vezes odiosas, por vezes pretenciosas se quem compara não tem cabedal para avaliar e julgar.

Quem foi melhor, quem deixou mais ensinamentos? Sócrates, Platão ou Aristóteles?

Pelo conjunto da obra sou mais Pelé do que Maradona. 

#tenhodito.

24 comentários:

  1. Nem lembrava que Vavá foi para o Palmeiras antes de ir para o Atlético de Madrid. Boa lembrança. Como também foi boa a menção sobre a transferência de Walter Marciano para o Valência, certo Carrano?
    Engraçado como os nomes de alguns jogadores do passado ficaram mais marcados em nossa memória do que os atuais... talvez, devido ao período de tempo em que ficavam num só clube...

    ResponderExcluir

  2. Verdade, Carlinhos, esta é talvez a mais forte razão.

    Acho incrível que algumas escalações ficaram em minha memória. Lembro até, em alguns casos, dos estilos de jogo de cada um.

    ResponderExcluir
  3. "Coisas que ficaram em minha memória" ...

    Taí uma boa pauta para post ... memórias marcantes, de qualquer natureza ... até pra sair do futebol.
    As mulheres já tinham se mandado daki, agora então ..... nem sei onde encontrá-las mais !

    PS1: numa disputa de 2 candidatos, o Boulos conseguiu chegar em 3º ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    PS2: well, ganhou, esperamos que ele consiga terminar a Ciclovia Tim Maia, a Av Brasil e encontre alguma atividade para o Parque Olímpico.

    PS3: pra quem gosta de música, vejam essa Luana Granai cantar no The Voice Brasil da Grobo. Um assombro de voz !

    PS4: e lá vai o Internacional para o lugar de sempre .... lugar nenhum ! rsrsrsrsrs

    PS5: Palpites pra hoje : Grêmio ganha, Vasco ganha, Flu perde.

    ResponderExcluir

  4. "Coisas que ficaram em minha memória".

    Podemos começar com você, Riva. Faço um lançamento de 40 mts. para você dominar, escrever e enviar para publicação.

    ResponderExcluir

  5. Se o Boulos tivesse vencido em São Paulo, como o Paes venceu no Rio, então o eixo Rio-São Paulo viraria uma padaria: Paes e Boulos.

    Juro que a piada não e minha.

    ResponderExcluir
  6. Paes e Boulos ... essa foi de amargar, como dizia meu saudoso pai ! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

  7. Riva,
    Uma amiga paulista acaba de mandar um Zap comentando que o Boulos está com Covid e que é a primeira vez que vez vê ela vê um virus infectar um parasita.

    ResponderExcluir

  8. Um agourento me mandou:
    Eduardo Paes eleito em 2008. Conclusão, Vasco na segunda divisão.
    Eleito prefeito em 2013, Vasco rebaixado para segunda divisão.
    Em 2015 Paes como prefeito, Vasco rebaixado para a segunda divisão.
    Eduardo Paes eleito prefeito em 2020 ... fudevulacassarolê.

    ResponderExcluir

  9. Se o mote da postagem é substituto, conjumina, harmoniza pedir um URGENTE para o Bozo.

    Fala do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE: "não consigo controlar o imaginário de algumas pessoas; tem gente que acha que a Terra é plana; tem gente que acha que o homem não chegou na lua; tem gente que acha que as eleições americanas foram fraudadas". O imaginário é incontrolável.

    Recado reto e direto para o Bozo.

    ResponderExcluir

  10. Não querem que eu trate de política aqui no blog.

    Mas é incontrolável enquanto formos governados por um débil mental.

    Acompanhem comigo. Ele afirmou, por veículos de comunicação abertos, que tem informações de fontes seguras que houve fraude nas eleições nos Estados Unidos.

    Ora muito bem, cabem as perguntas:

    Por que não repassa tais informações ao seu ídolo Donald Trampa, que gastou milhões de dólares com processos judiciais e investigações e nada conseguiu provar?

    Será que ele - o capitão - conseguiu infiltrar um agente da ABIN, um espião, no sistema eleitoral dos EEUU? E conseguiu informações privilegiadas?

    Nosso Congresso fica silente e omisso ao invés de intimar o presidente a declinar suas fontes em face do ridículo a que leva o país na comunidade internacional?

    Que julgamento, sem provas, é este? É leviano, é criminoso. Admira-me que os americanos não o pressionem a revelar as provas que possui.

    É um doente mental. Um demente.

    Se não querem minha opinião, podem mudar de blog; ou fiquem neste mas mudem de página.

    ResponderExcluir
  11. Se os americanos o pressionarem a apresentar provas, é capaz dele reagir com ... "pólvora"... onde se viu pressionar o Presidente da República?... Tenho pena dos meus filhos e netos...

    ResponderExcluir

  12. Que zica é esta? Urucubaca? Praga de madrinha?

    O Botafogo não consegue ter um técnico. O Barroca também baixou à enfermaria.

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-informa-que-eduardo-barroca-testa-positivo-para-covid-19.ghtml

    ResponderExcluir
  13. Praga mesmo... mau olhado... já disse pro Renato Kid, botafoguense como eu, que é melhor colocar o time sub 20 para jogar... técnico é desnecessário...

    ResponderExcluir

  14. Mais um acidente grave, em choque de cabeças, envolvendo o David Luiz, ora no Arsenal, e um jogador mexicano que joga no Wolverhampton.

    O brasileiro teve um corte sério, mas voltou para o jogo; já o jogador do Wolverhampton foi para o hospital com fratura craneana. Será (ou já foi) operado.

    Carlinhos, acho que estamos vivendo os derradeiros dias do futebol do improviso, da habilidade inata, da criatividade intuitiva.

    Vejo no futuro os jogadores com capacetes, obedecendo cegamente as determinações táticas dos treinadores, agora vários, um para a defesa, outro para goleiros, outro para ataque.

    Observe nos campeonatos europeus que os jogadores antes de entrar em campo, nas substituições, são chamados a observar as páginas dos manuais de posicionamento tático e funções.

    Os jogadores serão robôs, e as partidas decididas pela traquitana eletrônica que apura que houve impedimento por causa do tamanho da unha do atacante. Se ele tivesse cortado a posição seria legal. Claro que isto é licença poética. Mas anular um gol - objetivo maior do jogo - por causa de milímetros é um absurdo.

    Lembra quando mesma linha não era a impedimento?

    Se acha que estou exagerando quanto ao capacete, lembro que a caneleira não era obrigatória e alguns jogadores entravam em campo - e jogavam - com meias arriadas.

    O futebol arte, diversão, paixão, está agonizando. No futuro continuará sendo um ótimo negócio.

    ResponderExcluir
  15. É, reflexões tristes, mas verdadeiras... Acho que vamos voltar ao futebol de botões... aliás, os técnicos já usam um tabuleiro de botões magnéticos para transmitir suas "instruções"... Queria ver Garrincha nos dias de hoje, recebendo "instruções" de um Tite, de um Mano, de um Dorival da vida...

    ResponderExcluir

  16. Pois é, dizendo para ele - Garrincha - que não deveria driblar o "João" ...

    ResponderExcluir
  17. O drible, para eles, seria uma afronta ao futebol solidário...

    ResponderExcluir
  18. Que seria uma falta de respeito com o "grupo"...

    ResponderExcluir

  19. Isso mesmo, Carlinhos.

    Amanhã o blog dará uma guinada abandonando, momentaneamente, o tema futebol e passando a generalidades, fazendo jus ao seu nome de batismo, com a publicação de um post da lavra do confrade Riva.

    Que fique entendido e convencionado, entretanto, que o assunto futebol seja proibido, esteja banido deste espaço virtual.

    ResponderExcluir
  20. RIVA rumo à Z401/12/2020, 11:57

    Insisto eternamente ...não existe regra de impedimento na praia, no salão, no society, no racha da rua, em lugar nenhum ! Só na maldita FIFA, para complicar e gerar injustiças, erros, e pior, arrasar com belíssimos gols.

    Caramba, se vira pra marcar o cara na banheira !!!!!! Fazemos assim em qualquer pelada !! E futebol é uma extensão da pelada em terrenos baldios !!!

    Juro que só vou falar sobre isso mais umas 300.000 vezes !

    PS1: a torcida do FLU se apequena a cada dia .... hoje acharam um grande resultado empatar com o Bragantino.
    Vocês podem ter certeza que em CNTP, com as arquibancadas cheias, NADA, mas NADA disso tudo estaria acontecendo no meu FLU, repleto de barangas em campo, com uma anta de orelhas peludas como treineiro, e um presidente agarrado em um empresário de garotos do nosso futebol. $$$$$$$$$ .....

    O FLU é apenas um reflexo do Brasil que estamos entregando aos nossos filhos, netos e bisnetos.

    PS2: faroeste em Criciúma ! Impressionante. Só trocaram os cavalos por carros. Faziam exatamente assim no Velho Oeste americano.

    PS3: Hoje tem grandes jogos pela Liga dos Campeões, e Libertadores. Vou "torcer" muito ...

    PS4: Vasco e Bota parece que vão morrer abraçados !! Esperem por nós !!

    ResponderExcluir
  21. Para o ministro Barroso : " Tem gente que acha que é Deus ".

    ResponderExcluir

  22. Pior, Riva, tem gente que acredita em Deus.

    É provocação mesmo, mas tem regras: não vale xingar a mãe, não vale chutar o saco, não vale usar armas letais.

    ResponderExcluir
  23. Acho que já fiz um post sobre o assunto ..... como achar ? rsrsrsrs

    PS: acabando Liverpool 1x0 Ajax

    ResponderExcluir

  24. Você se refere a este, Riva?

    https://jorgecarrano.blogspot.com/search?q=riva%2C+deus

    (copy and paste)

    ResponderExcluir