Noutro dia, em comentário, Ana Maria (irmã e seguidora do blog) desafiou-me a opinar se Capitu traiu Bentinho, personagens de Machado de Assis, em "Dom Casmurro".
A galinha surgiu primeiro do que o ovo?
O Universo é criação divina ou surgiu do nada no BigBang?
Outra grande dúvida, suscitada nos anos 1980, nos meios publicitários: "Tostines vende mais porque está sempre fresquinho, ou está sempre fresquinho porque vende mais?"
https://www.propagandashistoricas.com.br/2013/12/porque-tostines-vende-mais-qual-o.html
Estas e outras controvérsias, filosóficas, folclóricas, acadêmicas ou populares, dependendo de cada um não têm resposta definitiva.
Outras, entretanto, podem ser elucidadas com apoio de perícia, ou expertise. Querem um exemplo?
A composição "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin, é ou não plágio de "Taurus", do grupo Spirit? Coincidência musical de uma sequência de notas? Ou foi plagiada mesmo?
Comparem:
O que você acha?
Sobre o plágio do Led ...
ResponderExcluir"Na música, por exemplo, é conhecida a regra dos oito compassos: caso sejam ultrapassados oito compassos idênticos ao original, a cópia é considerada plágio. No entanto, nem sempre é necessário recorrer à regra para que uma cópia ou inspiração sejam detectadas"
Não tem 8 compassos, então não é plágio.
Quanto à inspiração que originou a composição, ou seja, letra e melodia, aí é melhor chamar o Bolsonaro e os Web Influencers para julgar, junto com o Alexandre Moraes.
Se existisse um Superior Tribunal Musical e eu fosse um dos togados, meu voto seria NÃO É PLÁGIO, porque não existe o "QUASE PLÁGIO". Se quiserem, que mudem a "constituição musical", e troquem os 8 compassos por 6 compassos.
Analogamente, considerem aki a maioridade para ser enjaulado se fizer merda braba com 14 anos de idade.
Existem outros casos famosos de plagio citados numa postagem da Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes). Segue o link :
ResponderExcluirhttps://www.abramus.org.br/sem-categoria/15118/quando-a-inspiracao-vira-copia-limites-para-o-plagio-musical/