Algumas são genuinamente nacionais. Alias só lembro de uma, e assim mesmo nem sei se é nacional mesmo. Trata-se do feijão com arroz. Combinação aplaudida por cinco em cada cinco nutricionistas.
E o café com leite, que acompanhado de pão com manteiga representam a primeira refeição da grande maioria dos brasileiros, entre os que têm direito ao dejejum. Porque nem todos os brasileiros têm.
A dupla pão com manteiga é encontrada em vários países e nem só na café matinal, senão também compondo o couvert nas demais refeições.
A outra dupla, café com leite, é igualmente aplaudida, sem restrições, mesmo quando se suscita a combinação cafeína com lactose. Se não há intolerância à lactose e restrição ao consumo exagerado da cafeína, tudo bem. Não há risco de alteração no cálcio encontrado no leite e tão necessário para os ossos.
Bife a cavalo (sem crase?), nada mais é do que um bife, de carne de vaca, com um ovo frito (estrelado ou estalado) sobre ele. O nome é invencionice dos garções. Não é considerado, de modo geral, como um tipo de bife, como o "à parmegiana" (este sim como crase).
Há anos, quando fui duas ou três vezes com o Doraly ao Jockey Club Brasileiro (na Gávea), podíamos jogar na dupla de vencedores, ou seja, primeiro e segundo lugares no páreo, independentemente da ordem de chagada, desde que os cavalos escolhidos fossem os dois primeiros.
Algumas chegadas são emocionantes e é necessário o recurso do photochart para confirmação do resultado. O photochart é o VAR do turfe.
Quando nesta dupla um deles era azarão, o rateio era bom e ganhava-se um trocadinho maior.
Fui verificar se ainda se pode apostar na dupla e para minha surpresa agora existe uma tabela de apostas. Vejam:
Uma dupla impagável de minha infância estava nas telas de cinema: Stanley Laurel e Oliver Hardy (o Gordo e o Magro).
Nos musicais um dupla fez enorme sucesso. Falo de Fredy Astaire e Ginger Rogers. Quem tem mais de sessenta anos deve se lembrar.
Outras duplas igualmente famosas que viraram lendas, celebridades:
Dezembro de 2014 - Bodas de Ouro |
Notas:
1) Doraly é um velho amigo da infância e adolescência, hoje vivendo ao lado da família em Alfredo Chaves, no Espírito Santo.
2) O passeio/visita ao Jockey Club era uma belo programa. Ambiente sofisticado, pessoas elegantes e a disputa entre os puro-sangue certamente emocionava.
3) Existia (ou existe ) um outro herói de nome Zorro, este outro espadachim.
4) Além da dupla Gordo e Magro, havia uma outra, na mesma época, composta por Bud Abbott e Lou Costello. Gostava menos desta.
5) Fantasma vivia numa caverna e tinha ainda um fiel lobo ao seu lado, chamado de Capeto. Noivo eterno de Diana Palmer.
ResponderExcluirNão pretendi esgotar as duplas famosas, eis que ficaram faltando muitas no terreno romântico, dos grandes amores, reais e ficcionais, tais como Romeu e Julieta; Tristão e Isolda, e outros.
Voltarei ao tema ... e isto é uma ameaça.
ResponderExcluirMencionei aí encima Romeu e Julieta e esqueci da dupla popular entre as sobremesas: queijo com goiabada.
ResponderExcluirComo esquecer Pelé e Coutinho?
Mandou bem no final !! hehehehe
ResponderExcluirBaião de Dois é dupla ?
Queijo com Goiabada
Batman e Robin
Simon & Garfunkel
Lula e Dirceu
.....
De todas que vc mencionou, a mais mais pra mim foi O Gordo e o Magro.
ResponderExcluirAguarde os próximos, Riva.
Tem muito mais amanhã.
ResponderExcluirO Fluminense foi coerente, recusando-se a jogar até o fim.
Inclusive hoje não jogou.