To you Kirk Douglas, nesta data em que se comemora seu centésimo aniversário natalício.
Este ator norte americano, de origem judaica, é até hoje reverenciado por sua atuação na pele do escravo Spartacus, em filme do qual foi também o produtor. Trata-se de um épico, que contou com uma constelação de astros e estrelas em seu elenco. Dois deles, a meu juízo, melhores atores do que o aniversariante: Laurence Olivier e Charles Laughton.
Mas se ele não está entre os meus 5 atores prediletos, certamente está entre os 10. Jamais seria classificado como canastrão, mas seu brilho estava mais na aparência física e por encanar homens fortes e corajosos.
Seu melhor papel, para mim, não obstante a fama conquistada com Spartacus, foi interpretando o dentista, tuberculoso, beberrão e jogador inveterado, hábil e rápido no gatilho, amigo do não muito ético xerife Wyatt Earp, num dos clássicos do gênero far west: "Sem Lei e Sem Alma".
Baseada em fatos reais, "Gunfight at O.K Corral" apresenta de forma romanceada um famoso tiroteio ocorrido num curral, na cidade de Tombstone, no Arizona, quando o xerife, ajudado por seus irmãos, e mais o Doc Holliday, enfrentou a família Clanton. Derrotando-os, claro.
Assisti a algumas versões deste episódio da história americana na época da conquista do oeste. Esta é a melhor delas. Inclusive pelo elenco. O ator principal, que vive o personagem Wyatt Earp é o Burt Lancaster.
E parece que a Academia Cinematográfica, que confere o mais cobiçado troféu do cinema, pensa como eu pois o Kirk Douglas jamais ganhou a estatueta por um papel (e foram vários). Ganhou sim, um honorífico, já aposentado, pelo conjunto de sua obra. Merecido.
Eis os bigodudos, parceiros, Wyatt Earp e Doc Holliday, em imagens colhidas no Google.
Ouçam o tema na voz de Frankie Laine. Bem na linha de filmes bang-bang.
Bom dia, Jorge. Penso que vc esqueceu de um outro clássico do faroeste, meu favorito: "Duelo de titãs" (Last train from Gun Hill - 1959), tb com outro monstro, o Anthony Quinn.
ResponderExcluirJá o meu favorito é "Choque de Ódios" (Wichita), com Joel McCrea, que é anterior ao "Sem Lei e sem alma", contando a mesma história.
ResponderExcluirMas aparece outra lenda do Oeste: Bat Masterson.
Caro Gusmão,
ResponderExcluirO Paulo mencionou outro filme do Kirk Douglas, que é o homenageado.
Já em Choque de Ódios ele não atua. Essa opinião valeria para um post sobre faroestes inesquecíveis (rsrsrs).
Desculpe mas fiquei dentro do tema do post. Foi citado o filme sobre o duelo no Curral OK, em Wichita.
ResponderExcluirO filme do Joel McCrea também enfoca o episódio. E é melhor na minha opinião.
Outro ator, menos valorizado, morreu aos 93 anos e chegou à presidência dos EEUU.
ResponderExcluirFalo de Ronald Reagan.