O tempo não decide, mas influi muito.
Imagine uma bola de basquete arremessada em direção à sesta, ainda no ar, soa o apito da mesa de cronometragem colocando ponto final na partida. A bola, ainda flutuando, cai sem sequer tocar no aro e se converte em 3 pontos para a equipe. Como a bola já estava no ar ao soar a sirene, a partida não terminara e valeram os três pontos.
A equipe que converteu a cesta perdia a partida por uma diferença de dois pontos, e acaba vencedora com um ponto a frente do adversário. Corações palpitaram mais rapidamente, respirações ficaram presas. Se a bola tivesse sido lançada uma fração de segundo depois o resultado teria sido outro.
Dois nadadores, nos 100 metros nado livre, batem juntos na chegada. Somente o cronômetro preciso indicará em que fração de segundo um bateu antes do outro. O olho humano não poderia decidir.
Em todos os esporte, ou quase todos, o fator tempo é um componente. No hipismo as faltas cometidas, com derrubadas de obstáculos, determinam a perda de pontos, mas há um tempo fixado para o percurso. Logo, o tempo tem influência forte.
Nos 100 metros rasos, corrida na qual o Usain Bolt ainda é imbatível, quem cruza a linha de chegada na frente é o vencedor, mas o fator tempo é essencial para comparações entre competições e estabelecimento de recordes. Correr abaixo dos 10 segundos é o mínimo que se espera de um bom competidor.
Arrisco apontar vencedores com antecedência em algumas modalidades, independentemente de cronometragem.
Nos 100 e 200 metros |
Dream team versão 2016 |
Zanetti imbatível nas argolas |
Scheidt, de novo |
Tem um atleta da canoagem e outro de tiro com arco, que têm boas chances. Falo de medalha de ouro, porque prata e bronze temos chances maiores.
ResponderExcluirPois é, Gusmão, temos tudo para obtermos o melhor aproveitamento em olimpíadas. Afinal será o maior contingente de atletas, competindo em várias modalidades. Houve, de certo modo, um bom preparo, com contratação de técnicos e instrutores de nível internacional.
ResponderExcluirA torcida irá prestigiar e empurrar nossas equipes nos esportes coletivos e também os talentos individuais.
Acho até que no futebol vamos finalmente desrecalcar. Só não cravei no post porque tenho um pouquinho de dúvida.
Essa "sesta" foi isca para a Profª Rachel ? rsrsrs
ResponderExcluirNão, Riva.
ResponderExcluirEm compensação a sesta valeu apenas um ponto (rsrsrs).
O Riva tem razão, esta cexta seria com "xis".
ResponderExcluirComo grafado no texto (sesta) é o dia da semana (he he ehe ehe ).
Meu comentário chegou atrasado. Perdeu a graça.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirMinha mulher achou que o Brasil jogou bem e o resultado foi injusto. E arrematou que jogar com menos um é difícil. E disse mais, que o Neymar nem fez falta.
ResponderExcluirAí perguntei para que time ela torceu e ela me disse calmamente: ué, para o Brasil, nosso time não é o verde e amarelo? Não são as cores do Brasil?
Pensando bem, dava para confundir mesmo, os africanos jogaram melhor.
Eu achei o nosso time muito ruim. Inexiste um time, é um bando. O treinador tem cara de professor de Química .... se bobear, nunca chutou uma bola na vida.
ResponderExcluirFiquei com a impressão que se a Africa jogasse com 11 teria ganho o jogo. É um time, entrosado, e com bons jogadores.
E o estádio, que era para ficar pronto para a Copa 2014, não ficou pronto nem para os jogos Olímpicos de 2016 !! País Bandido !!
Aki 17º no momento ... cabernet sauvignon e ciabatas calabrezas. Sorry rsrs
Riva está com saudade do Dunga (rsrsrs).
ResponderExcluirRealmente não jogamos nada. Duas negativas na mesma frase (alô Rachel).
Também acho que os africanos poderiam ter vencido. Minha mulher até pensou que aquele fosse o time da Brasil (rsrsrs).
O que o Manchester City pagou pelo Gabriel Jesus (121 milhões) dava para comprar todo o time da África da Sul e ainda levava uma dúzia de vuvuzelas de brinde.
O melhor futebol de hoje, até agora, foi Portugal 2 X 0 Argentina.
E os hermanos já levaram o ouro duas vezes. Conseguirão o tri?
Quem acenderá a pira hoje ? ...... suspense.
ResponderExcluirMinhas suspeitas são, nessa ordem :
1) Dilma
2) Lula
3) Cunha
4) Renan Calheiros
5) Fred
6) Pelé
7) Moro
Se fosse para incendiar o país, causando uma convulsão intestina (guerra civil) apostaria todas as fichas no Lula.
ResponderExcluirComo se trata da pira olímpica, voto no Pelé.
Espero que ele não esteja comendo mosca como quando convidado a dar a bandeirada de chegada na disputa de Fórmula 1, em Interlagos, quando agitou a bandeira quadriculada já estava passando o penúltimo colocado.
Lembra do episódio?
Errei, Riva. Pelé não será.
ResponderExcluirhttp://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/08/cotado-para-acender-pira-olimpica-pele-diz-que-esta-fora-da-abertura.html
Eu preferia o Moro, mas acho que será a Dilma.
ResponderExcluirE depois, Anitta, Ludimila, Regina Casé ..... não dá para assistir, não dá. Verei os piores momentos depois. Vou continuar vendo Doctor Foster na NETFLIX, capítulo 4.
Perceberam a quantidade de assaltos com mortes nos últimos 3 dias em Niterói e SG ?
Por que seria ?
Numa boa .... não saiam de carro à noite. Peguem um táxi.
PS: Travessia, Cabernet Sauvignon chileno. Acompanhando, bolinhos de batata baroa da Mariquinha, pão francês e iscas de bife aceboladas. Está muito bom !
O cardápio aí tem andado muito bom, Riva.
ResponderExcluirSe a temperatura aí estivesse um tantinho mais abaixa, você poderia tomar seu cabernet sauvignon na temperatura ambiente, numa boa.
ResponderExcluirPelo que vi, meu palpite para ouro no futebol masculino é Portugal.
ResponderExcluirNo feminino, creio que EUA levam de novo.
Para acender a pira: Oscar.
Gastronomia aki é muito boa - comida caseira, italiana, japonesa, alemã, tira gostos, vinhos com excelentes preços em 2 lojas, pães maravilhosos.
ResponderExcluirEstamos de Pensão da Mariquinha desde que chegamos ontem - comida caseira inigualável. Mas amanhã vamos de japa no almoço, e La Bamba à noite - esse um restaurante com um custo x benefício extraordinário, além do atendimento nota 10.
Achamos notável a abertura das Olimpíadas, impressionante tecnologia agregada, muita competência e criatividade. Aí parou tudo - entrada das delegações (vendo agora). Vamos ver o restante. Vanderley acendendo a pira será emocionante, merecido.
ABERTURA
ResponderExcluirBom roteiro. Bem concebida e planejada. E executadão com acerto, com eficiente utilização de tecnologia.
Não fizemos vergonha, antes pelo contrário a nossa solenidade ficou no nível das melhores que já assisti via TV.
Bonita solenidade.
ResponderExcluirPutz ...
ResponderExcluirPrecisávamos mostrar a Regina Casé para o mundo ?
Pensava que isso era um segredo brasileiro ....
(by Twitter)
Pois é, Riva. Revelamos uma de nossas ineficiências.
ResponderExcluirO final do discurso no Nuzman, confundindo sucesso com sexo não foi a única falha da cerimônia de abertura.
Vcs viram como o Nuzman tremia ????
ResponderExcluirNão sei se ele tem algum problema, ou se era de nervoso e emoção ... impressionante a tremedeira do cara !
Está mais para Parkinson do que para nervosisao, Riva.
ResponderExcluirGafe do Nuzman caiu na rede:
ResponderExcluirhttp://espn.uol.com.br/noticia/619565_sex-gafe-em-ingles-de-nuzman-durante-discurso-vira-piada-nas-redes
Primeira medalha (prata) foi no tiro e não foi bala perdida.
ResponderExcluirSó podia ser no tiro mesmo .... e já acertaram bala perdida lá em Deodoro, nas instalações olímpicas.
ResponderExcluirEstá difícil acompanhar os jogos. Muita coisa ao mesmo tempo, não tenho a programação (e nem quero ter). Vi alguma coisa hoje, e no momento estou vendo Aquele Time do Mal x Furacão, e aguardando o futebol feminino.
Hoje aki em Duas Pedras está bom demais, temperatura em torno dos 20º. Para mais tarde, caldo de inhame com pedaços de peito de boi, e cachorro quente com molho de boi ralado.
Bom sabadão a todos.
PS: KD elas ?
Marta, o nome da noite!
ResponderExcluirConfesso minha surpresa pela facilidade com que o Brasil futebol feminino arrasou a Suécia. Esperava muito mais das suecas - do Brasil não esperava nada além do que vi.
ResponderExcluirAguardemos como estarão EUA e Alemanha. E como jogaremos sem a Cristiane ? Aguardemos também.
PS1: joguei ping-pong muitos anos e nunca pedi desculpas ao adversário quando fazia ponto de "casquinha". Por que os atletas profissionais pedem desculpas ? A casquinha é bola dentro da mesa !!
PS2: começo a me impressionar com a performance dos atletas do Japão. Será que já faz parte do planejamento deles para Tokyo 2020 ?
PS3: KD elas ?
PS4 : essa manhã acordamos com 12º lá fora. Chegou a fazer 10,5º. Haja Cabernet Sauvignon ! rsrsrs
Eu acho uma sacanagem olímpica um sacana dar meia dúzia de tiros de mentira e levar uma medalha tão valiosa quanto a de uma equipe que vai jogar semanas para levar também uma suada medalha...
ResponderExcluirPor mim haveria uma distinção entre medalhas individuais e as de esporte coletivo, em termos de contagem final nos jogos.