Todos os casos e episódios aqui relatados ocorreram há muitos
anos. Têm um ponto em comum: o poder econômico.
Abilio Pereira de Almeida,
autor e ator teatral, escreveu a peça “O Bezerro de Ouro”. O texto ridicularizava os Matarazzo. Naquela época o Conde
ainda era proprietário de um vasto império, que se diluiu e esfacelou por
gestão incompetente (mas isto é para outra história).
O fato é que além das
indústrias em diferentes ramos, o grupo econômico tinha banco, hospital
e ampla atividade agrária. Mais tarde também comércio, com rede de
supermercados.
Na supracitada peça o ator Raul Cortez vivia um engenheiro
injustamente demitido pelo Grupo Matarazzo, e por isso revoltado.
Bem, a peça virou reportagem da revista Status, que deu cores
ainda mais fortes aos procedimentos das indústrias do conde italiano.
Ermelino, um dos filhos do conde, apoiado pelos irmãos,
determinou a quem de direito na alta administração do grupo que fizesse contato
com a editoria da revista ameaçando cortar veiculação de anúncios e ainda
insuflar outras empresas industriais a que fizessem o mesmo. Pretendia
primeiro impedir a reportagem, depois que fossem recolhidos das bancas os exemplares postos a venda.
Clara manifestação de poder econômico.
No ano de 1966 a Cia. Fiat Lux, de Fósforos, patrocinou a CBD
(antecessora da CBF) durante a Copa do Mundo que seria realizada na Inglaterra.
Tinha tudo a ver pois parte do capital da companhia era inglês.
Pois bem, além disso a empresa patrocinava um programa esportivo
na Rádio Tupi, no qual o comentarista Rui Porto analisava os preparativos da
seleção (convocação, amistosos, etc).
Num dado programa o Rui Porto resolveu fazer severas críticas
a CBD e em especial ao presidente João Havelange. Ora, Havelange estava mantendo
negociações (patrocínio) com a Fiat Lux e não caia bem o Porto ficar
criticando o presidente da entidade num programa patrocinado pela empresa de
fósforos.
Bem, o contato com a direção da emissora de rádio foi no
sentido de ou afastar o Rui Porto ou amordaça-lo em termos de criticas ao
Havelange, sob pena de retirada do patrocínio do programa esportivo e outras
inserções de anúncios na programação da emissora de rádio.
Para os saudosistas, no link um dos comerciais televisivos da Fiat Lux:
https://www.youtube.com/watch?v=KKZXnVZaTjI&index=19&list=PL8218F6CF963339DE
Para os saudosistas, no link um dos comerciais televisivos da Fiat Lux:
https://www.youtube.com/watch?v=KKZXnVZaTjI&index=19&list=PL8218F6CF963339DE
Clara manifestação de
poder econômico.
Chico Anysio, imortal por sua obra, criou entre muitos outros,
um personagem que sabia que tinha e usava seu poderio financeiro: chamava-se
Coronel Limoeiro.
Este coronel – o personagem - a par de ser casado com Maria
Tereza (bonita atriz cujo nome não recordo), usava e abusava do seu poder econômico.
Bem, num dos episódios o coronel se vê cercado por jagunços
que portavam aquelas espingardas antigas, e que queriam assalta-lo. O coronel
morre de rir e virando-se para a assustada Maria Tereza, comenta: “viste Maria
Tereza, eles querem enfrentar o poder econômico”. E já agora dirigindo-se aos
jagunços pergunta: "quanto vocês querem nas espingardas? Compro todas agora".
Assistam, no YouTube, um dos quadros do personagem: https://www.youtube.com/watch?v=sJWkTCqbx5Q
Clara manifestação de poder econômico.
Assistam, no YouTube, um dos quadros do personagem: https://www.youtube.com/watch?v=sJWkTCqbx5Q
Clara manifestação de poder econômico.
Estes fatos me ocorreram agora por causa da Rede Globo. Não
interessa ao empresariado privado a orientação ideológica de governo petista.
Então porque este mesmo empresariado não
se reúne e decide peitar a Rede Globo, tipo assim: ou para de colaborar
com este governo corrupto, incompetente e de tendência esquerdista, ou adeus
patrocínios.
Simples assim.
Nota do editor:
1) se preferirem uma ação menos agressiva, façam migrar para outros canais suas verbas publicitárias. Fortaleçam SBT, Record, Rede TV e Bandeirantes.
2) Nesta entrevista cujo link vai a seguir, o ator Raul Cortez fala da peça na qual atuou:
Nota do editor:
1) se preferirem uma ação menos agressiva, façam migrar para outros canais suas verbas publicitárias. Fortaleçam SBT, Record, Rede TV e Bandeirantes.
2) Nesta entrevista cujo link vai a seguir, o ator Raul Cortez fala da peça na qual atuou:
CORONEL LIMOEIRO – João Pessoa do Limoeiro era um rico fazendeiro nordestino que não largava o charuto e morria de ciúmes da mulher Maria Tereza (Monique Evans), uma vedete que passou a acompanhá-lo por interesse. Ele se gabava: “Isso me ama!”.
ResponderExcluirInformação enviada pelo Paulo Bouhid via e-mail.
Não dá para migrar para outras emissoras, nem fortalece-las.
ResponderExcluirO que manda é o IBOPE. E a GLOBO tem melhor índice nos horários mais nobres.
E as empresa querem visibilidade.
Não sei quanto a vcs, mas eu me sinto mal só em ouvir a voz do Faustão e da Regina Casé .... e infelizmente é o que a maioria vê.
E eu, não vejo reversão nesse quadro trágico.