Vivemos numa era de inversão de valores, de subversão da ordem pública e desrespeito as
normas mais comezinhas de convivência.
Nos serviços públicos o que se vê, como
regra geral, é má vontade, despreparo funcional, descaso e desrespeito.
Neste estado de coisas qualquer comportamento que discrepe desta
regra absurda acaba por chamar a atenção. Em outras palavras, o que deveria ser
o normal, o padrão, o default, virou exceção. Ser bem atendido é tão anormal
que merece encômios.
Renovei o passaporte. Na verdade não se renova passaporte, tira-se
outro quando vencido o prazo.
Foi uma das coisas mais simples, mais rápidas e mais eficazes
que consegui em anos no serviço público. No caso a Polícia Federal.
No website do citado órgão federal você consegue preencher o requerimento, agendar o atendimento
e emitir a guia para pagar os emolumentos devidos. As informações são claras e
não exigem maiores esclarecimentos.
Fomos, eu e minha mulher, atendidos no horário aprazado, sem
espera angustiante, por pessoas educadas, pacientes e eficientes no que
fazem. Embora atendidos em boxes diferentes, mas ao mesmo tempo, quando elogiei
o atendimento que tive, Wanda disse que o mesmo ocorreu com ela.
Para culminar, embora prometidas as entregas para oito dias
após, decorridos apenas três recebi, via email (podem crer) informação que
estavam emitidos e a disposição para entrega.
Fui e estavam prontos mesmo. E sem erros ou equívocos de
nomes e datas. Tudo certinho.
Fiz questão de voltar ao site da Polícia Federal para
responder ao questionário lá existente sobre o padrão de atendimento e cravei “muito
bom” em todos os itens da pesquisa.
Escolhi, se querem saber, o posto existente no Niterói
Shopping, no centro da cidade.
Para que, como eu, acha que a saída para os problemas e
mazelas do Brasil está no aeroporto, é
sempre bom e prudente ter o passaporte em dia.
Também fomos muito bem atendidos nesse posto, e o processo realmente está fluindo muito bem.
ResponderExcluirParabéns à PF !
Meu problema é visto americano, que ainda não renovei e já passou bastante tempo do vencimento do último...
ResponderExcluir=8-/
Freddy
Pois é, caro Freddy, ao invés de ficar fazendo biquinho e jogando para a plateia com esta história de espionagem, a Dilma deveria buscar uma aproximação, um entendimento, de modo a deixar claro para os americanos que o Brasil é um país pacífico, sério e que tem um povo generoso e educado (mentirinhas perdoáveis) e tentar acabar com o humilhante e burocrático visto de entrada.
ResponderExcluirSe fossemos respeitados este malsinado visto não seria exigido. Ainda mais nestes tempos em que os brasileiros são importantes para a economia americana. As lojas estão colocante atendentes que dominem o português para facilitar vendas.
A B&H é uma das maiores lojas de foto vídeo do mundo, sediada em New York. Vai da 33th à 34th Street e tem um andar inteiro só para processar compras on-line.
ResponderExcluirSeu site tem uma versão em português (acessado via uma bandeirinha do Brasil), e nenhum outro país no mundo tem essa mordomia!
http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=NavBar&A=changeLanguge&Q=&ul=P&umse=0
<:o)
Freddy
Interesseiros !!!
ResponderExcluirOdeiam os EUA, hein ??!!!
(pano rápido)
VIVA a AMERICA !!!