26 de setembro de 2013

Passaporte

 Vivemos numa era de inversão de valores,  de subversão da ordem pública e desrespeito as normas mais comezinhas de convivência. 

Nos serviços públicos o que se vê, como regra geral, é má vontade, despreparo funcional, descaso e desrespeito.

Neste estado de coisas qualquer comportamento que discrepe desta regra absurda acaba por chamar a atenção. Em outras palavras, o que deveria ser o normal, o padrão, o default, virou exceção. Ser bem atendido é tão anormal que merece encômios.

Renovei o passaporte. Na verdade não se renova passaporte, tira-se outro quando vencido o prazo.

Foi uma das coisas mais simples, mais rápidas e mais eficazes que consegui em anos no serviço público. No caso a Polícia Federal.

No website do citado órgão federal você consegue preencher o requerimento, agendar o atendimento e emitir a guia para pagar os emolumentos devidos. As informações são claras e não exigem maiores esclarecimentos.

Fomos, eu e minha mulher, atendidos no horário aprazado, sem espera  angustiante, por pessoas educadas, pacientes e eficientes no que fazem. Embora atendidos em boxes diferentes, mas ao mesmo tempo, quando elogiei o atendimento que tive, Wanda disse que o mesmo ocorreu com ela.

Para culminar, embora prometidas as entregas para oito dias após, decorridos apenas três recebi, via email (podem crer) informação que estavam emitidos e a disposição para entrega.

Fui e estavam prontos mesmo. E sem erros ou equívocos de nomes e datas. Tudo certinho.

Fiz questão de voltar ao site da Polícia Federal para responder ao questionário lá existente sobre o padrão de atendimento e cravei “muito bom” em todos os itens da pesquisa.

Escolhi, se querem saber, o posto existente no Niterói Shopping, no centro da cidade.

Para que, como eu, acha que a saída para os problemas e mazelas do Brasil  está no aeroporto, é sempre bom e prudente ter o passaporte em dia.


5 comentários:

  1. Também fomos muito bem atendidos nesse posto, e o processo realmente está fluindo muito bem.
    Parabéns à PF !

    ResponderExcluir
  2. Meu problema é visto americano, que ainda não renovei e já passou bastante tempo do vencimento do último...
    =8-/
    Freddy

    ResponderExcluir
  3. Pois é, caro Freddy, ao invés de ficar fazendo biquinho e jogando para a plateia com esta história de espionagem, a Dilma deveria buscar uma aproximação, um entendimento, de modo a deixar claro para os americanos que o Brasil é um país pacífico, sério e que tem um povo generoso e educado (mentirinhas perdoáveis) e tentar acabar com o humilhante e burocrático visto de entrada.
    Se fossemos respeitados este malsinado visto não seria exigido. Ainda mais nestes tempos em que os brasileiros são importantes para a economia americana. As lojas estão colocante atendentes que dominem o português para facilitar vendas.

    ResponderExcluir
  4. A B&H é uma das maiores lojas de foto vídeo do mundo, sediada em New York. Vai da 33th à 34th Street e tem um andar inteiro só para processar compras on-line.
    Seu site tem uma versão em português (acessado via uma bandeirinha do Brasil), e nenhum outro país no mundo tem essa mordomia!

    http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=NavBar&A=changeLanguge&Q=&ul=P&umse=0

    <:o)
    Freddy

    ResponderExcluir
  5. Interesseiros !!!
    Odeiam os EUA, hein ??!!!

    (pano rápido)

    VIVA a AMERICA !!!

    ResponderExcluir