Por
Carlos Frederico March
(Freddy)
No texto anterior chegamos a um impasse: o uso militar de mísseis teleguiados que, uma vez lançados, ou atingiriam o alvo ou seriam destruídos em voo deliberadamente, opção razoável no caso de erro na identificação do objetivo no meio da missão.
Apresentamos então os drones! Parentes dos inocentes aeromodelos e das terríveis bombas voadoras e kamikazes, essas maravilhas tecnológicas permitem aos atacantes uma versatilidade sem par. Podem ser teleguiados, carregar bombas ou mísseis de pequeno porte, podem se defender moderadamente como caças, podem focar em alvos e se lançar sobre eles, com a vantagem da precisão de um kamikaze sem a perda de seu piloto, pois é a única coisa que não têm!
Drone em ação, disparando míssil |
O uso de drones é, pois, uma novidade na arte da guerra. Abre frentes antes impensáveis de audácia nas contendas internacionais, dado que não envolve a perda de pilotos. Os danos que podem causar não têm limites e - vantagem militar - sua própria perda configura mero prejuízo econômico.
Os drones, a meu ver, recriam o terror dos kamikazes e das V-1/2, combinando características de uns e de outros, para gáudio dos atacantes e desespero dos atacados. Como não precisam de pilotos, podem ser construídos bem pequenos e em formatos os mais exóticos que a imaginação e sua função decidam. Eles podem vasculhar criteriosamente áreas perigosas e estreitas, podendo ser guiados com bastante eficácia durante o rastreamento de seus alvos.
Policial teleguiando um drone de patrulha
|
Eventuais erros em sua operação, contudo, têm sido observados e a imprensa internacional vem criticando seu uso, por conta de mortes de civis. Na verdade, foi uma notícia dessas que me chamou a atenção, motivando-me a escrever sobre os drones.
Temos de admitir, no entanto, que há um lado positivo para o uso de drones, uso esse não identificado diretamente com guerra entre nações. Por exemplo, podem ser empregados em pesquisa de tornados, aproximando-se audaciosamente dos mesmos sem risco maior que a eventual perda do aparelho. As vantagens científicas de tal ousadia são inegáveis.
Drone para pesquisa em tornados |
No segmento privado da aviação, alguns modelos vêm sendo usados para monitoração aérea de fazendas e áreas rurais. No entanto, a proliferação de artefatos controlados a rádio nos céus americanos, principalmente aqueles de grande porte, vêm sendo alvo de restrições governamentais, por motivos óbvios: estrito controle do espaço aéreo, subproduto dos ataques terroristas de 2001.
Drone para monitoração rural |
Estendendo ao máximo o conceito de radiocontrole, temos as missões espaciais não tripuladas, efetivadas com reconhecido êxito já faz tempo na exploração da Lua, de Marte, dos planetas gigantes e seus satélites, além de asteróides e cometas. Os artefatos de maior
popularidade atualmente no meio científico astronômico são as sondas Curiosity, que vem atuando em solo marciano, e a Cassini, que está orbitando Titan, a maior lua do planeta Saturno.
Comparativo de sondas enviadas a Marte pela NASA |
Não bastasse drones e sondas espaciais, sabemos que a maioria dos aviões comerciais de última geração podem voar sozinhos - e o fazem! Os pilotos só se acomodam na cabine de comando para assumir em situações de exceção. Os computadores já estão programados para fazer tudo sozinhos, começando pela decolagem, voo de cruzeiro e finalmente aterrissagem.
Admitamos: hoje voamos em verdadeiros drones com equipe de back-up embarcada!
Aeromodelo Boeing 747 Jumbo |
Crédito de fotos:
Drone em ação (dronewarsuk.wordpress.com)
Policial teleguiando um drone (telegraph.co.uk)
Drone para pesquisa em tornados (uas.noaa.gov)
Drone para monitoração rural (foxnews.com)
Comparativo de sondas enviadas a Marte (NASA)
Aeromodelo Boeing 747 Jumbo (portaldoautomodelo.blogspot.com.br)
Levando em conta comentários do Ricardo que vieram complementar em algo grau a parte 1 deste texto, vem-me à cabeça uma dúvida que chega a ser essencial. Senão vejamos: ele nos relembra que já há meios modernos de interceptar mísseis balísticos em sua rota de morte, com sucesso em mais de 85% dos casos. Cabe perguntar, e eu o faço: por que então usar militarmente drones, cuja velocidade é de um pato voando perto de um míssil? Seria porque eles se confundem com aviões regulares e enganam os radares detetores? Ou porque eles voam baixo demais, como é o caso dos mísseis tipo "cruise"?
ResponderExcluirAbraços
Freddy
Sobre as piadinhas acerca de quem sabe o que são drones, basta ter o hábito de ler notícias do conflito no Oriente Médio.
ResponderExcluirHá inúmeras áreas do conhecimento onde os aficionados conversam sobre elas entre um gole e outro de sua bebida predileta (ia dizer whisky mas há quem goste de vinho, cerveja, leite...).
Se começarem a discutir aqui rugby e baseball, pra ficar na área do esporte com bola, eu me sentirei um parvo (hmmm...).
E vamos em frente!
Abraços
Freddy
Caro Freddy,
ResponderExcluirAguarde, para breve, CURLING.
Parece que o confrade Freddy ficou zangado com as "piadinhas". E ele tem razão, pois ter o habito de ler notícias do conflito no oriente médio é de fundamental importância. Habito saudável sob o ponto de vista intelectual, que deveria ser cultivado por todos. Eu, confesso, não tenho este habito.
ResponderExcluirAbraços
Não tenho o costume de ler notícias sobre conflito no oriente ou em qualquer outra parte do mundo. Estas notícias me entristecem. A estupidez humana se revela nestas disputas raciais, religiosas, econômicas e territoriais.
ResponderExcluirQuando minha casa é invadida no noticiário da TV, com este tipo de informação, o que me chama a atenção é número de vitimas, não o tipo de armamento utilizado e seu poderio destrutivo.
Não censuro quem gosta do assunto, mas a mim, e penso que muitas outras pessoas, não atrai mesmo.
Helga
OK, OK, vamos lá...
ResponderExcluirInteresso-me por noticias do Oriente Médio, Europa, América, gastronomia, decoração, literatura, música, astronomia, química, física, biologia, fotografia, viagens, automóveis, aviões, naves espaciais, vinhos, cervejas, mulheres, pornografia (ops...), etc. Devem ter notado pelo teor de meus posts uma gama um tanto vasta de assuntos que me interessam.
Também sei que se me proponho a postar meus textos ao público, estou sujeito a opiniões positivas, contrárias e neutras. No problem!
É que também não sei ficar com a boca (ou no caso os dedos) quieta(os), o que dizem seria uma vantagem...
Abraços em todos, sem distinção.
Freddy
Ficou melhor assim, caro Freddy.
ResponderExcluirAbraço
Para Helga Maria: Vc esta' com a razao. O ideal seria que toda esta tecnologia aqui comentada fosse usada apenas em beneficio da humanidade. Mas nos os humandos somos "predadores" da natureza e de nos mesmos tal como os drones e como somos assim desde os mais remotos tempos de nossas civilizacoes, resta a uns de nos fazer o que pode para repudiar o lado violento e belicista do ser humano, enquanto outros precisam conhecer tais assuntos, porque mesmo este tipo de conhecimento e' necessario visto que ainda estamos longe de chegar ao ponto em que as diferencas se resolvem se violencia. Abrcao, Rick Carrano
ResponderExcluirPrezado Freddy: Quanto a sua sujestao sobre o estatojato, de ontem, bem eu nao sou na verdade especialista neste assunto em particular, mas adiciono o seguinte a sua postagem de ontem: Se vc le que exsite algum projeto sobre estatojato, deve ser sim como vc falou para ser usado como motor auxiliar, para adicionar velocidade ja em voo. Como vc sabe, os leigos (mesmo a imprensa) constumam chamar de "turbina" o motor do aviao a jato, quando na verdade a turbina e' a parte do motor que movimenta o compressor de entrada do ar na camara de combustao. Assim sendo o estatojato como nao tem o estagio compressor/turbina, e' mais barato, leve e simples, mas so' e' eficiente como motor "auxiliar" ou mesmo "temporario" (V-1), pois precisa que o ar entre alta velocidade na camara de combustao. Esse tipo de projeto, a meu ver visa talvez usar estatojato em parte do voo (quando ja se atingiu velocidade do ar suficiente) junto ou nao aos com os motores principais, tendo-se entao economia de mantutencao e combustivel. Como vc sabe os voos supersonicos sao hoje comercialmente inviaveis (lembro que nos anos 70 se falava que hoje eu levaria 2.5 h do Rio a Miami num supersonico), mas isso usando-se apenas tecnologias como a do Concorde, que e' uma especie de aviao de combate supersonico que pretendia ser usado comercialmente.
ResponderExcluirO estatojato jato e' sem duvida uma alternativa. Obrigado, Abracao, Rick Carrano.
Bem ponderado, primo.
ResponderExcluirDe minha parte sinto-me duplamente recompensado:
1) aprendi sobre algo que realmente ignorava. Desculpe Freddy, mas nunca ouvira falar disto.
2) O blog abordou mais um assunto diferente, no espirito de generalidades.
Obrigado
Quanto a questao de se usar militarmente drones X misseis tipo "cruise": Isso depende da missao, dentre as quais se define o emprego de uma Forca Aerea. No caso os missies cruise, inteligentes porem muito caros,sao destinados a alvos estrategicos ou grandes, enquanto os drones sao usados para operacoes menores, ou de interdicao, apoio aereo ou contra insurgencia (Oriente Medio) onde os alvos sao objetivos "menores". Abrcao, Rick
ResponderExcluirMuito interessante e pertinente a conclusao final do post: "Admitamos: hoje voamos em verdadeiros drones com equipe de back-up embarcada!" E, mas e' ai que esta' o problema, visto que pessoas e maquinas programadas por pessoas falham, e quando isto acontece quase sempre vidas se perdem. Cito como exemplo o acidente com o voo447 Rio-Paris em 2009, que hoje ja' se tornou um "case study" em aviacao. Veja que vc nunca, jamais vai ver a companhia em questao ou os fabricantes da aeronave ou de seus avionicos admitir nada, mas quem e' curiososo, entende, e' do ramo, etc sabe que tecnologias como a do aviao em questao, conhecida como "fly-by-wire" sao motivo de controversia, mas nao se tudo funciona bem (e isso ocorre em 99.9% dos voos), mas quando existe alguma emergencia como no caso do voo447, quando um mau funcionamento de instrumentacao levou ou induziu pilotos extremamente experintes a "esquecer" talvez ou ignorar, ou nao prestar atencao devida a regra basica de uma emergencia em voo, esteja vc num ultraleve, num supersonico ou jato comercial: pilotar o aviao primeiro, dentro da atitude necessaria a manter voo o maior tempo possivel durante a emergencia, coisa que nao ocorreu,
ResponderExcluirtalvez porque se concentraram apenas o computador lhes informou, aparentemente pelas leituras de dados nos minutos que antecederam a fatalidade. ABracao, Ricardo.
Tb gostaria de adicionar: Dados oficiais e nao oficiais (blogueiros, curiosos, entendidos, espionagem, vazamento) dao conta de que os EUA possuem algo em torno de 7.000 drones, mas estes de diversos tamanhos (desde o de um passaro ao de um aviao "grande" (como a foto) e uma parte destes e usada em vigilancia aerea ou "surveillance" outras parte, usada com armamento. Assim estima-se que os EUA, Israel e China sao os psises que hoje possuem as maiores quantidades de drones mas tambem outros 70 paises inclusive o Brasil (oficialmente comprou alguns de Israel) os possuem e de alguma maneira investem e pesquisam esta tecnologia, fato que jungo inevitavel para paises que estudam e desenvolvem tecnologia aeronautica de ponta, incluindo o Brasil.
ResponderExcluirObrigado Big Jorge e Fredyy pela oportunidade. No momento atual e' estou preferindo falar de qqer coisa que nao seja futebol.... nem vou continuar pq todos ja sabem proque, Abracao, Rick.
ResponderExcluirDuvido que em algum outro sitio na internet exista tanta informação sobre drones.
ResponderExcluirFico imaginando o Carlos Frederico (Freddy) e o Ricardo Carrano (Rick) tomando umas Oettinger 8.9, num bar ou pub, discutindo drones.
Poderia passar a "garota de ipanema" que não chamaria a atenção.
Antes que me apedrejem alerto que fiz uma tentativa de provocar riso. Só isso.
Fiquei encantado com a participação nos comentários do Ricardo. Além de ter sido um prazer escrever sobre este assunto, foi igualmente prazeroso ler as informações complementares por ele postadas.
ResponderExcluirE sobre "esquecer o mundo" conversando sobre drones, pode ter certeza de que já me aconteceu por conta de diversos temas, desde música até história antiga! Adoro bater papo - menos sobre futebol e política!
E quanto a musas... Bem, está acabando de receber um post meu sobre uma delas! Não é a garota de Ipanema (sorry Helga, eu gosto de nórdicas), mas de moça que nasceu e vive na Suécia, hoje uma simpática senhora da minha idade!
Abraços
Freddy
Essa questão da tecnologia aplicada nos Airbus é um problema realmente, pois é o computador quem comanda o avião ... o piloto assiste - impotente, em situações de emergência (Air France e TAM, os mais recentes).
ResponderExcluirJá nos Boeing, a tecnologia é desenvolvida para AUXILIAR o piloto no seu trabalho. Quem manda é o piloto.
Entro obrigatoriamente em muitos Airbus, mas sempre preocupado ....
Sds
Leiam em http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/05/drones-da-fab-vao-vigiar-estadios-do-df-e-rj-na-copa-das-confederacoes.html
ResponderExcluirMais usos de drones em vigilância urbana, agora na Alemanha. Leiam matéria em:
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/mundo/drones-contra-pichadores-de-trem-alemaes-8518868
Um dronezinho de brinquedo, à venda na B&H de New York. Alcance de até 300m, filma em full HD e tira fotos de 11 Mpixels. 900 dólares, lá.
ResponderExcluirhttp://www.bhphotovideo.com/c/product/966497-REG/gopro_gopro_hero_3_silver.html?cm_mmc=EML-_-Promotion-FathersDay-_-130604-_-Body_Retail_GoProHero3
Recebi um vídeo bem recente, mostrando uma equipe de alpinistas no alto do Dedo de Deus, famoso pico na Serra dos Órgãos, Teresópolis/RJ:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Yk8Wh3yavPI#at=111
Inicialmente pensei que era um helicóptero fazendo as tomadas de cena, mas em determinado momento, a sombra de um drone se projetou no solo! É um modelinho do tipo helicóptero com 4 propulsores, similar ao modelo cujo link se encontra no meu comentário acima.
A cena final do filmete mostra o controlador pegando o bicho, de pé ao lado do precipício, prestando atenção apenas ao drone e não à beirada. Deu-me frio na espinha, as pernas ficaram fracas só de ver!
É a tecnologia de espiões teleguiados chegando ao Brasil, felizmente em uso turístico.
Abraço
Freddy
Sem contar a beleza das imagens. Bela paisagem. Vale o vídeo também sobre este aspecto.
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/tecnologia/rede-social-reune-imagens-capturadas-por-drones-9145198
ResponderExcluirRede social francesa "dronestagram" pretende colecionar fotos tiradas por drones amadores, cujo preço decrescente coloca os aparelhos ao alcance do público.
Com o passar do tempo, os drones saem das páginas de guerra para o cotidiano social.
Abraços
Freddy
Em sua cronica publicada na edição de ontem, domingo, 08.12.13, no jornal O Globo, o escritor e jornalista João Ubaldo Ribeiro abordou, com a excelência de sempre, muita ironia e critica de costumes, o desenvolvimento de drones para os mais variados fins.
ResponderExcluirQuem tiver chance deve ler. Parece, e poderia ser, um exercício de futurologia.
Eu não tenho tido tempo de ler jornais, mas separei outro dia um texto sobre a intenção da gigante mundial de vendas pela Internet - Amazon - de passar a usar drones para entrega de pequenas encomendas. Até 2015 deve estar implantado o sistema, que promete entrega em lugares remotos com rapidez hoje impossível de conseguir, tipo meia hora! A FedEx também está estudando o emprego de drones em alguns de seus destinos.
ResponderExcluirAbraço
Freddy
É sobre isso a crônica do Ubaldo.
ResponderExcluirVejam e leiam sobre drones em
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/tecnologia/agronegocio-esta-na-mira-dos-fabricantes-de-drones-11404734
O Freddy acaba de me mandar o link a seguir, com o comentário que agora popularizou de vez.
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/tecnologia/drones-invadem-campus-party-11431200
(copy and paste)
O uso de drones é muito mais amplo do que um desavisado poderia imaginar. Hoje mesmo saiu reportagem dando testemunho de seu uso em protestos contra a boa vida de autoridades na Ucrânia.
ResponderExcluirDada a dificuldade de aproximação à casa de políticos alvo das manifestações, por conta de repressão policial, usaram drone para conseguir imagens das residências luxuosas.
Link:
http://oglobo.globo.com/mundo/protestos-com-drones-carreatas-incomodam-autoridades-na-ucrania-11454187
Abraços
Freddy
O uso de drones tende a ampliar, como agora nos Emirados Árabes. Leiam matéria em
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/tecnologia/emirados-arabes-planejam-uso-de-drones-para-entrega-de-documentos-11571736
Abraços
Freddy
E eis que os drones chegam ao carnaval do Rio de 2014: "drone do amor", com direito a "dronetes" nos blocos carnavalescos, moças fantasiadas em alusão aos drones, com hélices nos pulsos!
ResponderExcluirLeiam matéria no Globo
http://oglobo.globo.com/rio/carnaval/2014/blocos/drone-do-amor-vai-filmar-blocos-de-carnaval-de-rua-do-rio-11679302
<:o)
Freddy
Esta tecnologia chegou ao mundo do samba, tendo sido usada pela escola de samba "Portela", promovendo o voo de uma águia, sua ave símbolo.
ResponderExcluirO drone tinha o formato da águia.
Mais popularizado do que isso impossível.
Quando, há um ano, o Freddy postou aqui sobre este artefato que voa por controle remoto, pouca gente (eu no meio) sabia do que se tratava.