23 de agosto de 2012

Recesso

A suspensão temporária de publicação de novos posts tem explicações. Mais de uma. Mas vou poupa-los de detalhes gerais.

Vou direto a uma das razões que tem conotação de queixa.

Ricardo, o primo distante, que mora na Carolina do Sul, nos USA, que colaborava com matérias e comentários, sumiu, saindo à francesa.

Ricardo, filho, nunca colaborou  efetivamente (escreveu apenas um post) e comentava ocasionalmente, está as voltas com as tarefas da reta final do doutorado e redação de artigos, em inglês, para publicação em revistas especializadas.

Ricardo, o dos Anjos, jornalista e poeta, está maturando um romance e tem contribuido pouco para a valorização intelectual do blog, sendo parcimonioso até mesmo com as notícias da Serra Gaúcha, onde desfruta dos prazeres da aposentadoria.

Jorge, meu primogênito, nunca participou diretamente, facultando-me, vez ou outra, replicar aqui alguns de seus textos publicados no blog pessoal. Alega, e actredito, falta absoluta de tempo.

Juliana, neta, filha do Jorge e da Claudia, está em fase de imersão no GayLussac, e nem mesmo em seu blog tem publicado posts. Não me mandou, embora tenha prometido, outras poesias suas.

Os irmãos March (de novo o trocadilho, são os March e não os Marx), Paulo e Carlos Fredrico, ou Riva e Freddy, ainda frequentam o espaço e fazem postagens. Mais o Freddy e menos o Paulo, que ia (ou já foi) passear em Portugal e ficou devendo notícias da terrinha, ilustradas com fotos.

Ana Maria minha irmã, também aposentada e também vivendo na Serra, só que a Fluminense, sempre se furtou a escrever posts para o blog, tarefa que não lhe pesaria, eis que culta e inteligente, e dona de um texto muito bom. Foi (agora anda preguiçosa) uma das pessoas que conhecí que mais liam.

Rodney, mais conhecido aqui como Gusmão, também mudou de endereço e nem mesmo comentários, que fazia amiúde, está fazendo. Onde as matérias sobre cinema e TV? Ou cinema na TV.

Estas eram as pessoas com as quais eu contava para tornar mais rico e interessante este espaço virtual. Houve contribuições isoladas, não menos importantes e valiosas, mas únicas. Como a da jornalista e poeta Esther Lucio Bettencourt, que me concedeu o prazer e honra de publicar uma de suas poesias. Não tenho notícia de que leia o blog, inobstante a condição de seguidora. O silêncio nos comentários leva-me a crer que o conteúdo aqui publicado não é de seu interesse. Ou é a forma que não atrai.

Restam-me alguns fieis debatedores, pessoas que sequer conheço, mas que em muito contribuem para tornar vivo o blog, com comentários oportunos, inteligentes, agudos, mordazes,  irônicos e muitas vezes bem humorados. Refiro-me em especial ao Luvanor e ao Fernandez, sobre os quais pesa a suspeita de serem heterônimos de amigos ou pessoas mais chegadas, que, por essa ou aquela, preferem ficar blidadas num "nome fantasia" ou no anonimato puro e simples.

Por falta absoluta de colaboração de terceiros e um certo tédio de minha parte,  vejo-me obrigado a recomendar que revisitem posts antigos, que são muitos e sobre os mais variados assuntos, alguns dos quais muito atuais, e outros que não abordam temas datados.

Se e quando receba colaborações  publicarei.

17 comentários:

  1. Os comentários inteligentes e bem humorados são meus(risos).
    Tenho o privilégio porque fui o primeiro anônimo a reivindicar o elogio.

    ResponderExcluir
  2. Carrano,
    Decerto deve cansar ficar escravo de postagens diárias, vira mais uma obrigação que um prazer. Diversos blogs que eu sigo têm postagens irregulares, o que às vezes nos faz passar em branco por falta de costume de dar aquela espiada todo dia, mas ao menos estão ativos. Um deles é o "Só Ciência" do Cesar Baima (O Globo), que alterna postagens diárias, semanais, com ausências às vezes até mensais!

    No entanto, menos mal que não nos abandonou de vez, apenas será como tantos outros, irregular.
    Como colaborador eventual, tenho textos inacabados, algumas ideias fermentando, que quando prontas e se aprovadas, espero ver publicadas.

    Fica triste não, o saco tem o direito de encher, isso é normal.
    Grande abraço
    Freddy

    ResponderExcluir
  3. Prezados Carrano, colaboradores e leitores,

    Uma pena, mas realmente não deve ser fácil, e acaba virando quase uma obrigação diária, quase horária.

    Faço meu mea culpa, já o tinha feito pessoalmente por email ao amigo Carrano, sobre minha ausência, embora o blog seja minha leitura praticamente diária. Com alguns comentários.

    Ficamos assim então, por enquanto, sem perder o contato. Nosso contato é por aqui.

    Na volta de Portugal, certamente enviarei uma publicação sobre a viagem.

    Sds TRIcolores, estudando um upgrade para TETRAcolores !!! hehehe

    Riva

    ResponderExcluir
  4. Não adianta "puxar o saco". Estou preguiçosa mesmo, e como falou Fernando Pessoa , com todo direito a sê-lo.
    A falta de participação não é justificativa. Diminua a periodicidade. Por que não torna-lo semanal? Poderia postar no sábado à noite, ensejando aos seus seguidores a oportunidade de aproveitar o domingo pra dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  5. Boa idéia da Ana Maria ! Boa mesmo ......

    Riva

    ResponderExcluir
  6. Estou escrevendo uma receita de novela. Qualquer um pode fazer um roteiro de sucesso, com a fórmula que irei ensinar (rs).
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Gente,
    Obrigado pelas sugestões e demonstrações de carinho e amizade.
    Vamos deixar fluir naturalmente.
    Whatever will be, will be.
    Abraços

    Beijo para a mana Ana Maria.

    ResponderExcluir
  8. O Ricardo está "maturando" um romance? Mas ele não é entrado em anos? Se esperar amadurecer muito estraga (risos).

    ResponderExcluir
  9. Deixarei por conta do próprio Ricardo, se o caso, contestar sua piadinha.
    O romance em questão é uma obra literária, de maior fôlego do que uma crônica ou um conto. No caso dele, poeta, equivaleria a uma coletânea de poemas, ao invés de apenas um isoladamente.
    Você entendeu, que eu sei. Você pode ser inconveniente, desagradável, mas burro não é.
    Continue nos visitando.

    ResponderExcluir
  10. ... de novo ... esse blog é sensacional ! rsrs

    Bom fim de semana a todos

    Riva

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, Riva, pelos encôminos e pelos votos de bom final de semana que retribuo.
    Espero que você e Isa façam boa viagem para Portugal, aproveitem bem e retornem em paz e segurança.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Ricardo dos Anjos24/08/2012, 16:40

    Instado pelo Carrano, respondo ao Anônimo, elegantemente, pois há senhoras na sala. E de mais a mais, aprecio aliterações.
    "Entrado em anos", sim, mas posso indagar: em que anos, ou em anos de quem? Onde o acento tônico, ou o assento? Depende de como se pronuncia. Ou da postura.
    Espero que tenham entendido...

    ResponderExcluir
  13. Caro Ricardo,
    Mais claro seria censurado, por causa das senhoras na sala.
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Precisava ser mais claro? Além do mais, creio que o anônimo não cometeu nenhum disparate. Somos ou não idosos (com idade cronológica acima de 65 anos)?
    A resposta conveniente (e decente), poderia apenas afirmar que o poeta não tem a intenção de abandonar a obra, até pq os literatos são imortais.

    ResponderExcluir
  15. Muitos dos costumazes comentaristas já deram o ar da graça nesse "recesso", mas apesar de citado no texto, cadê o Dr. Z ??
    <:o)
    Freddy

    ResponderExcluir
  16. O caro Freddy continua "implicando" com o Fernandez.
    Vai ver ele não tem como contestar minha suspeita de que se trata de heterônimo de alguém que conhecemos.
    Assim como o Luvanor, caro Freddy, que também citado não fez comentário.
    Aguardemos mais algum tempo antes de julgamentos açodados.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Luvanor Belga, MS25/08/2012, 00:07

    Caro Sr. Carrano,
    Não imagine o senhor que me mantenho alheio, ou desatento, aos hoje nervosos comentários e postagens, inclusive com ares depressivos de abandono. Minha observação é insone e, como fui citado mais uma vez com a desconfiança de ser eu um heterônimo de algum dos criativos escribas que aqui se estabelecem, tenho a dizer que causa estranheza o Sr não ter percebido que meu contexto é de facto corumbaense, do que muito me orgulho. Um olhar mais arguto sobre anteriores comentários, detalhados, certamente dissipará tal desconfiança em relação a veracidade de minha pessoa, já setentona qual o Sr.
    No mais, e escusando-me de novo pelo comentário prolixo,desejo boa sorte ao Vasco e aos demais clubes que afloram nos comentários dos respectivos torcedores litorâneos
    que se manifestam nesse blog de generalidades.

    ResponderExcluir